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Mercados para a Internacionalização

Código: 2EGI09     Sigla: MINT

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Economia

Ocorrência: 2012/2013 - 2S

Ativa? Sim
Unidade Responsável: Agrupamento Científico de Economia
Curso/CE Responsável: Mestrado em Economia e Gestão Internacional

Ciclos de Estudo/Cursos

Sigla Nº de Estudantes Plano de Estudos Anos Curriculares Créditos UCN Créditos ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MEGI 42 Plano de Bolonha a partir de 2012 1 - 7,5 56 202,5

Língua de trabalho

Português

Objetivos

O êxito numa estratégia de internacionalização, qualquer que seja a forma escolhida, depende necessariamente do bom conhecimento do(s) mercado(s) envolvidos. A este nível e entre outros aspectos, uma adequada análise do ambiente macroeconómico ajudará a perceber o declínio ou crescimento de um mercado, permitindo entender a posição de uma empresa, o potencial e direcção das suas operações.

Na análise do ambiente macroeconómico, importa salientar alguns factores que podem afectar as operações das empresas, nomeadamente: factores políticos/legais, económicos, socio-culturais, tecnológicos e ambientais. Assim, no final deste curso espera-se que os estudantes sejam capazes de perceber como é que cada um destes factores pode afectar a atractividade de um mercado externo potencial.

Modo de trabalho

Presencial

Programa

1. Ferramentas de pesquisa do marketing global
2. O ambiente político/legal
3. O ambiente económico
4. O ambiente socio-cultural
5. Factores tecnológicos
6. Factores ambientais
7. O processo de selecção do mercado internacional
8. Análise de casos: caracterização económica, social e cultural de potenciais mercados para a internacionalização, bem como identificação de oportunidades e incentivos, ou a descrição de ameaças e barreiras dos mesmos.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A apresentação dos principais conceitos de natureza teórica é combinada com a discussão de casos concretos relacionados.

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída sem exame final

Obtenção de frequência

A avaliação distribuída é composta pelos seguintes três elementos: 1) um teste global (a realizar após o ponto 7. do programa); 2) um trabalho de investigação (em grupo de três ou quatro pessoas), com apresentação na aula; 3) assiduidade e participação na aula. Nota: no que respeita ao teste global, os estudantes poderão optar pela sua realização no dia da "época normal" ou no que vier a ser definido para a "época de recurso".

Fórmula de cálculo da classificação final

A classificação final resulta da média aritmética ponderada das notas obtidas em cada uma das respectivas componentes. As ponderações a considerar são:
1) teste - 60%;
2) trabalho - 40%;

A aprovação requer adicionalmente que a classificação obtida no teste não seja inferior a 6 valores
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