Mercados para a Internacionalização
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Economia |
Ocorrência: 2012/2013 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
O êxito numa estratégia de internacionalização, qualquer que seja a forma escolhida, depende necessariamente do bom conhecimento do(s) mercado(s) envolvidos. A este nível e entre outros aspectos, uma adequada análise do ambiente macroeconómico ajudará a perceber o declínio ou crescimento de um mercado, permitindo entender a posição de uma empresa, o potencial e direcção das suas operações.
Na análise do ambiente macroeconómico, importa salientar alguns factores que podem afectar as operações das empresas, nomeadamente: factores políticos/legais, económicos, socio-culturais, tecnológicos e ambientais. Assim, no final deste curso espera-se que os estudantes sejam capazes de perceber como é que cada um destes factores pode afectar a atractividade de um mercado externo potencial.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Ferramentas de pesquisa do marketing global
2. O ambiente político/legal
3. O ambiente económico
4. O ambiente socio-cultural
5. Factores tecnológicos
6. Factores ambientais
7. O processo de selecção do mercado internacional
8. Análise de casos: caracterização económica, social e cultural de potenciais mercados para a internacionalização, bem como identificação de oportunidades e incentivos, ou a descrição de ameaças e barreiras dos mesmos.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A apresentação dos principais conceitos de natureza teórica é combinada com a discussão de casos concretos relacionados.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Obtenção de frequência
A avaliação distribuída é composta pelos seguintes três elementos: 1) um teste global (a realizar após o ponto 7. do programa); 2) um trabalho de investigação (em grupo de três ou quatro pessoas), com apresentação na aula; 3) assiduidade e participação na aula. Nota: no que respeita ao teste global, os estudantes poderão optar pela sua realização no dia da "época normal" ou no que vier a ser definido para a "época de recurso".
Fórmula de cálculo da classificação final
A classificação final resulta da média aritmética ponderada das notas obtidas em cada uma das respectivas componentes. As ponderações a considerar são:
1) teste - 60%;
2) trabalho - 40%;
A aprovação requer adicionalmente que a classificação obtida no teste não seja inferior a 6 valores