Desenvolvimento Sustentável
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Economia |
Ocorrência: 2011/2012 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
Língua de trabalho
Português
Objetivos
A unidade curricular de Desenvolvimento sustentável aborda os problemas económicos, ambientais e sociais colocados pelo crescimento económico através do conceito de sustentabilidade. O tópico central deste curso é a sustentabilidade nas três vertentes referidas (económica, ambiental e social), o qual é explorado num plano teórico através da análise crítica das teorias neoclássicas do crescimento e da abordagem alternativa da economia ecológica, e num plano mais empírico em termos da medição da riqueza. Serão ainda ministrados conhecimentos metodológicos e substantivos sobre energia e negociações climáticas internacionais que estão cada vez mais relacionados com o tema do desenvolvimento sustentável.
No final do curso, o aluno deverá estar sensibilizado para os limites das abordagens económicas na análise e medição do fenómeno do desenvolvimento. Deverá igualmente conhecer os instrumentos disponíveis de gestão ambiental, quer em termos do controlo da degradação do capital ambiental, quer da gestão durável dos recursos naturais. Reconhecer os métodos económicos de avaliação dos impactos ambientais, assim como relacionar as alterações climáticas às escolhas efectuadas no domínio energético. Por último, deverá ser capaz de analisar criticamente as informações relativas à evolução da situação social.
Programa
1. O estado do planeta
2. O conceito de desenvolvimento sustentável: origem, definições e paradigmas
3. Crescimento económico e desenvolvimento sustentável
4. Indicadores de sustentabilidade
5. Energia e desenvolvimento sustentável
6. Negociações internacionais e luta contra a pobreza
Bibliografia Complementar
Bürgenmeier B.; Economia do Desenvolvimento Sustentável, Colecção Economia e Política, Instituto Piaget, Lisboa, 2009
Pezzey J.C.V., Toman M.A.; The Economics of Sustainability: A Review of Journal Articles, Resources For the Future, Discussion Paper 02-03, 2002
Neumayer E.; Weak versus Strong Sustainability – Exploring the Limits of Two Paradigms, Edward Elgar, Cheltenham., 2010
Daly H.; Ecological Economics and the Ecology of Economics, Edward Elgar,Cheltenham, 1999
Stern N.; The Economics of Climate Change. The Stern Review, Cambridge University Press, 2007
Cropper M.L., Oates W.E.; Environmental Economics: A survey, Journal of Economics Literature, vol. XXX, p. 675-740., 1992
Hansen J.-P., Percebois J.; Énergie, de boeck, Bruxelas, 2010
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída sem exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Tempo (Horas) |
Peso (%) |
Data Conclusão |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
21,00 |
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Total: |
- |
0,00 |
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Obtenção de frequência
A nota final resultará da ponderação dos seguintes factores:
- Realização e apresentação de um trabalho escrito enquadrado nas temáticas abordadas durante as aulas (3/4);
- Participação na aula e assiduidade (1/4).
Provas e trabalhos especiais
No final do curso, cada estudante deverá escrever e apresentar uma dissertação sobre um tema da sua preferência relacionado com o desenvolvimento sustentável. A reflexão deve ser original, e a componente crítica será valorizada. Em termos metodológicos, será avaliada a maneira como o aluno mobiliza a literatura do desenvolvimento sustentável pertinente no âmbito da questão em análise. A formatação do trabalho deve seguir as normas dos artigos de jornal científico.
Aconselhamos o uso das normas do jornal científico “Energy Policy”, em particular o artigo:
- deverá seguir a sequência : título, autor, resumo, palavras-chave, introdução, texto principal, conclusão, referências (atenção às normas de apresentação), notas de rodapé (podem alternativamente acompanhar o texto), anexos (eventualmente);
- não deverá ultrapassar as 8000 palavras (excluindo resumo, notas de rodapé, gráficos/tabelas/esquemas e anexos).
Para uma síntese das normas mais importantes, ver: http://www.elsevier.com/framework_products/promis_misc/jepolayout.pdf
Este trabalho poderá ser efectuado individualmente ou em grupo, até um máximo de 3 pessoas (o número pode variar consoante o número de alunos inscritos no curso). Caso a dissertação seja escrita em grupo, a nota final de cada elemento reflectirá igualmente a prestação individual durante a apresentação oral do trabalho, assim como a qualidade das respostas às questões colocadas.
A lista de temas propostos para os trabalhos é a seguinte:
==Temas sugeridos para o ano lectivo de 2011-2012:==
1. A poupança genuína e o PIB verde português: cálculo e análise crítica
2. A medição da performance económica, do bem-estar e da durabilidade ambiental: estado da arte e aplicação ao caso português
3. Economia da adaptação : revisão da literatura e perspectivas para Portugal
4. Desagregação do consumo nacional de energia e análise do sector dos transportes
5. Novos indicadores de produto sustentável : fundamentos teóricos e aplicação para Portugal
6. O investimento nas energias renováveis e a criação de « empregos verdes » em Portugal
7. Crescimento e melhoria do ambiente em Portugal – Evidência histórica e tendências recentes
8. A dinamização económica passa pela abolição das reservas ecológicas? Uma abordagem pela economia ecológica
9. O papel das políticas públicas na transição para um futuro pós-carbono em Portugal – uma análise de casos (e.g. MOBe)
10. O acesso à energia nos países menos desenvolvidos: o caso dos PALOP
11. O impacto das reformas económicas no desenvolvimento social português: uma análise quantitativa
12. Barreiras à adopção de tecnologias de baixo consumo energético: uma revisão da literatura das taxas de desconto implícitas
A lista acima fornecida serve para orientar as escolhas, não excluindo a possibilidade de adopção de outros temas pertinentes.
A dissertação deverá ser enviada electronicamente até ao dia anterior à apresentação para nbento@fep.up.pt e entregue em formato papel no dia da apresentação.