Resumo (PT):
Este artigo, de cariz eminentemente teórico, propõe um
breve itinerário conceptual acerca do modo como, desde
o pós-guerra, as ciências sociais em geral e a sociologia
em particular, têm vindo a equacionar as (sub)culturas
juvenis contemporâneas. Recuperam-se alguns dos fundamentos
basilares da disciplina, associados à Escola de
Chicago; discute-se, de seguida, o contributo inestimável
dos cultural studies, bem como algumas as principais
críticas que foram apontadas aos investigadores do CCCS;
e, fi nalmente, exploram-se alguns dos recentes contributos
teóricos associados aos chamados estudos pós-subculturais,
refl etindo e considerando os principais limites, dilemas e
desafi os que hoje se colocam aos investigadores que se
propõem a estudar as culturas e sociabilidades juvenis
contemporâneas.
Abstract (EN):
This paper has an eminently theoretical nature and proposes
a brief conceptual itinerary about how, since the post-war,
the social sciences in general and sociology in particular,
have considered the contemporary youth (sub)cultures. It
recovers some of the essential foundations of the discipline
associated with the Chicago School; then it discusses the
invaluable contribution of the cultural studies but also
the main criticisms that were pointed out to the CCCS¿s
researchers; and, fi nally, it explores some of the recent
theoretical contributions associated with the so-called
post-subcultural studies, refl ecting and considering the
main limits, dilemmas and challenges that are currently
faced by researchers who propose to study contemporary
youth cultures and sociabilities.
Idioma:
Português
Tipo (Avaliação Docente):
Científica