Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > Cursos/CE > GCOM > Informação para Candidatos
Mapa das Instalações
Edifício Principal | Main Building Edifício Pós-Graduações | Post-Graduate Building

Mestrado em Gestão Comercial

Dados Gerais

Código Oficial: 9432
Sigla: GCOM

Diplomas

  • Mestrado em Gestão Comercial (120 Créditos ECTS)
  • Curso de Mestrado em Estudos de Gestão Comercial (75 Créditos ECTS)

Unidades Curriculares

Análise de Mercados

2GEC01 - ECTS

Dominar as principais métodos e técnicas úteis em estudos de mercado e análise de séries de natureza comercial.

Compreender a importância da informação em estudos de Gestão Comercial: conceção de modelos de análise, planeamento de informação e inquéritos, tratamento de dados, análise de resultados e apresentação de relatórios.

Conceção de modelos quantitativos e análise de dados com recurso a software especializado (SPSS nad EVIEWS).

Ler e produzir documentos científicos na área Comercial e de Gestão em geral.

Gestão Comercial

2GEC02 - ECTS

- Conceptualização teórica dos problemas de gestão: trata-se de aprender a pensar e a produzir conhecimento científico no domínio da Gestão Comercia.
- Fornecer ferramentas para aumentar a eficiência operacional dos gestores.
- Trabalhar a dimensão comportamental com a aplicação prática nas relações profissionais.

Gestão da Cadeia Logística

2GEC03 - ECTS

Proporcionar uma introdução à Gestão da Cadeia Logística. Estudar os princípios básicos e as principais técnicas utilizadas para resolver problemas na área da Gestão da Cadeia Logística.

Gestão dos Recursos Humanos e Liderança

2GEC04 - ECTS

- Discutir de modo crítico a dimensão estratégica e operacional da GRH, bem como o valor acrescentado da função RH no contexto comercial.
Compreender a natureza da função de liderança à luz de diferentes modelos teóricos.
- Ilustrar os conceitos em análise a partir de casos concretos.


 

 

Gestão da Distribuição

2GEC05 - ECTS

Familiarizar os alunos com as questões estratégicas e operacionais do desenho da gestão dos canais de distribuição no contexto da actividade global da empresa; desenvolver o conhecimento e compreensão das ferramentas de gestão do preço.
Conceção e implementação de etratégias de promoção de vendas;

Gestão e Melhoria Contínua

2GEC11 - ECTS

A unidade curricular tem como objetivo dotar os alunos de competências e ferramentas concetuais e metodológicas de melhoria contínua do desempenho, tanto a nível pessoal e interpessoal como a nível da organização. 

 

Negociação e Gestão Pessoal

2GEC06 - ECTS

Bem-vindo à disciplina de Negociação & Gestão Pessoal! Esta baseia-se no princípio de que ainda que não queiramos, porque preferíamos impor unilateralmente a nossa posição, podemos ter de negociar. Em casa, na escola, no trabalho, na rua, sempre... Por isso, o programa está concebido com o duplo objetivo de permitir desenvolver a compreensão teórica do tema do conflito e da negociação, e conhecer as competências pessoais de negociação. Sendo a negociação fundamental, o programa inclui uma (auto) análise das competências emocionais necessárias à negociação. Promove-se esta ligação entre o autoconhecimento e a negociação, para uma gestão pessoal mais eficaz, em contextos relacionais.

Sistemas de Informação e Database Marketing

2GEC07 - ECTS

Database Marketing:

• Motivar para a utilização de TIC no apoio à decisão em Marketing e Gestão.
• Aprender conceitos de bases de dados, data mining e database marketing.
• Identificar problemas de marketing que podem ser abordados com data mining.
• Valorizar a avaliação objectiva das acções de marketing.
• Conhecer as fases de um projecto de data mining.
• Adquirir competências básicas de desenvolvimento de projectos de data mining.

Sistemas de Informação:

•Familiarizar os alunos com o “State-of-the-Art” das Tecnologias de Informação
•Sensibilizar os alunos para o papel actual e futuro, das Tecnologias de Informação na empresa, não só aos níveis operacionais e de gestão, como ao nível do formato do negócio
•Encorajar uma atitude favorável às Tecnologias de Informação, no sentido de potenciar a obtenção de vantagens competitivas para as empresas
•Discutir o papel futuro da gestão das Tecnologias de Informação nas organizações
•Estudo do Negócio Electrónico. Conceitos, contornos e características

Dissertação/Trabalho de Projeto/Estágio

2GEC10 - ECTS

O objetivo da disciplina é o desenvolvimento de um projeto de investigação, trabalho de projeto ou estágio e a produção do respetivo relatório. De acordo com a natureza do trabalho desenvolvido, os estudantes deverão ser capazes de definir o(s) problema(s) a investigar/solucionar, enquadrá-lo teoricamente, desenvolver as questões a que o projeto deverá responder, definir metodologias de investigação/desenvolvimento do projeto, apresentar e discutir os resultados obtidos e produzir conclusões.

Contratos Comerciais

2GEC13 - ECTS A unidade curricular “Contratos Comerciais” tem como objetivo o estudo dos principais mecanismos jurídicos contratuais que regulam as trocas de bens e serviços entre empresários e que constituem os mais relevantes instrumentos de prossecução tutelada das finalidades eleitas no contexto da Gestão Comercial.

Plano de Dissertação/Trabalho de Projeto/Estágio

2GEC08 - ECTS

Pretende-se familiarizar os alunos com o trabalho de investigação empírica na sua área de especialização e servir como base de reflexão e motivação para os futuros trabalhos de dissertação. Em concreto, pretende-se proporcionar as competências necessárias para que os alunos possam desenvolver os planos de dissertação, nomeadamente que os alunos sejam capazes de identificar oportunidades de investigação, desenhar objetivos de investigação e elaborar um plano metodológico adequado a esses objetivos.

Os alunos deverão ser capazes de:
1) identificar e rever criticamente a literatura pertinente ao seu tema de investigação;
2) identificar oportunidades de investigação e o objetivo/questão de investigação a explorar;
3) identificar e desenvolver a abordgagem metodológica adequada ao objetivo/questão de investigação identificada incluindo as ferramentas de recolha e análise de dados;
4) elaborar um cronograma de atividades realizar.
5) demonstrar a aquisição de hábitos de leitura regular de artigos científicos e de análise crítica dos mesmos.

O resultado essencial da aprendizagem é a elaboração do plano de dissertação, projeto de empresa ou estágio a desenvolver pelos estudantes ao longo do ano letivo.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Economia da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Última actualização: 2012-12-06 I  Página gerada em: 2024-04-25 às 14:06:25 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias
SAMA2