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Business2Business Marketing

Code: 2GE16     Acronym: B2BM

Keywords
Classification Keyword
OFICIAL Management Studies

Instance: 2017/2018 - 2S Ícone do Moodle

Active? Yes
Responsible unit: Management
Course/CS Responsible: Master in Management

Cycles of Study/Courses

Acronym No. of Students Study Plan Curricular Years Credits UCN Credits ECTS Contact hours Total Time
MIM 44 Bologna Official Syllabus 1 - 3,5 27 94,5

Teaching language

English

Objectives

A disciplina tem como objectivo apresentar e discutir as ferramentas conceptuais básicas
de Marketing em contexto Business-to-Business para desenvolver nos alunos capacidades
de análise e decisão sobre as principais variáveis de Marketing num processo integrado de
gestão organizacional.

Este curso adota uma abordagem não tradicional do Business-to-Business Marketing, que tem como elementos centrais a gestão das relações inter-organizacionais em contexto de rede. Os alunos terão a oportunidade de comparar esta abordagem com abordagens mais clássicas (. Kotlerian por exemplo) e discutir sua adequação em ambientes B2B.

Learning outcomes and competences

No final do curso os alunos devem ser capazes de:


1) Identificar as especificidades do Marketing B2B vs o Marketing B2C

2) Compreender os principais elementos da abordagem de interação e como usá-los

3) Auditar a oferta da empresa e analisar o seu alinhamento com as necessidades dos clientes

4) Auditar relacionamentos

5) Compreender o conceito de ciclo de vida do cliente

6) Explorar diferentes fontes de valor dos clientes

7) Compreender e identificar diferentes formas de avaliar e gerir a rentabilidade dos clientes 

 

 

Working method

Presencial

Program

– Marketing Business-to-Business
· Especificidades do Marketing B2B
· Orientação para o cliente, satisfação e valor
· Processo e grupo de compra
· Segmentação, Targeting e Posicionamento
· Definição da USP (unique selling proposition)
II – Os relacionamentos B2B
· Os relacionamentos como activos das empresas
· Auditoria da oferta
· Ciclo de vida do relacionamento
· Auditoria do relacionamento
pág. 3
III – O Marketing B2B em contexto de rede
IV – Gestão de Carteiras
V – Customer Life time Value I – Marketing Business-to-Business

Mandatory literature

Ford, D., Gadde, L.-E., Hǻkansson, H., and I. Snehota ; The Business Marketing Course – Managing in Complex Networks, 2006
Ford, D., Gadde, L.-E., Hǻkansson, H., and I. Snehota ; Managing Business Relationships (2nd edition), 2003
Brennan, R., Canning, L., McDowell, R. ; Business-to-Business Marketing, Advanced Marketing Series, 2007
Murphy, J.; Converting customer value : from retention to profit, Wiley, 2006

Complementary Bibliography

Hakansson, Ford, Gadde, Snehota and Waluszewski; Business in Networks, John Wiley & Sons Ltd, UK., 2009. ISBN: 978-0-470-74963-0

Teaching methods and learning activities

As aulas combinam a apresentação dos conceitos teóricos fundamentais da disciplina com
a discussão de casos reais. Pretende-se, assim, analisar a forma como os conceitos e as
técnicas são corporizadas em diferentes contextos, tornando mais clara a sua
aplicabilidade prática.
Procura-se que os alunos compreendam e operacionalizem os conceitos teóricos e a sua
aderência à realidade através da participação nas discussões dos casos práticos. Assim,
as aulas combinam, essencialmente, duas metodologias:
 Exposições: apresentação e conceitos, metodologias e técnicas ilustrados com
aplicações práticas dos mesmos
 Casos práticos: análise de situações concretas tendo em vista a discussão participada
das mesmas e o desenvolvimento da capacidade de decisão nesta área.


Evaluation Type

Distributed evaluation without final exam

Assessment Components

Designation Weight (%)
Participação presencial 5,00
Teste 55,00
Trabalho de campo 40,00
Total: 100,00

Calculation formula of final grade

Teste: 55%

Resolução dos casos: 40%

 A aprovação na disciplina obriga a uma nota mínima de 8 valores no trabalho de grupo e no teste.

A participação na apresentação e discussão dos casos é obrigatória é obrigatória. A não participação implica uma penalização de 10% na nota do trabalho de grupo.

A avaliação inclui uma componente de avaliação intragrupo. 

A disciplina não tem exame na época normal.

 

Classification improvement

Exame na época de recurso.

As classificações do trabalho de grupo e da participação nas aulas não são consideradas neste caso.

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