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Business2Business Marketing

Code: 2GE16     Acronym: B2BM

Keywords
Classification Keyword
OFICIAL Management Studies

Instance: 2014/2015 - 2S (of 18-02-2015 to 17-06-2015)

Active? Yes
Responsible unit: Management
Course/CS Responsible: Master in Management

Cycles of Study/Courses

Acronym No. of Students Study Plan Curricular Years Credits UCN Credits ECTS Contact hours Total Time
MIM 46 Bologna Official Syllabus 1 - 7,5 56 202,5

Teaching language

English

Objectives

A disciplina tem dois objetivos principais: (1) apresentar e discutir as ferramentas conceptuais básicas de Marketing em contexto Business-to-Business; (2) desenvolver nos alunos capacidades 
de análise e decisão sobre as principais variáveis de Marketing num processo integrado de gestão organizacional. 

Este curso adota uma abordagem não tradicional do Business-to-Business Marketing, que tem como elementos centrais a gestão das relações inter-organizacionais em contexto de rede. Os alunos terão a oportunidade de comparar esta abordagem com abordagens mais clássicas (Kotlerian por exemploe discutir sua adequação em ambientes B2B.

Learning outcomes and competences

No fim da disciplina, os estudantes devem ser capazes de:
1) Compreender as especificidades do B2BMarketing face ao B2C Marketing.
2) Compreender as diferenças principais entre as abordagens transacionais, relacionais e de rede.
3) Auditar a oferta da empresa e analisar o seu alinhamento com as necessidades dos clientes.
4) Analisar e gerir os relacionamentos com clientes e outros contrapartes de negócio, bem como as eventuais interações entre esses relacionamentos.
5) Identificar fontes de valor e de custos e desenhar estratégias para melhor o lifetime value de clientes e fornecedores.
6) Realizar análises de rede e desenvolver estratégias para melhorar o posicionamento da organização;
7) Analisar os processos de compra dos clientes e definir estratégias para melhorar a criação de valor para ambos as partes.
8) (Re) Defenir a oferta da empresa e os seus processos de interação com os seus contrapartes de negócio.

Working method

Presencial

Program

I- Marketing Business-to-Business 
· Especificidades do Marketing B2B 
· Orientação para o cliente, satisfação e valor 
· Processo e grupo de compra 
· Segmentação, Targeting e Posicionamento 
 

II – Os relacionamentos B2B 
· Os relacionamentos como activos das empresas 
· Auditoria da oferta 
· Ciclo de vida do relacionamento 
· Auditoria do relacionamento 

III – O Marketing B2B em contexto de rede 

IV – Gestão de Carteiras de clientes 

V – Customer Life time Value 

III – O Marketing B2B em contexto de rede 
 
V – Customer Life time Value 

VI- Desenho da oferta proposta de valor da empresa:
. Produto/Serviço/Tecnologia
. Preços e custos
. Distribuição
. Comunicação

Mandatory literature

Ford, D., Gadde, L.-E., Hǻkansson, H., and I. Snehota ; The Business Marketing Course – Managing in Complex Networks, 2006
Ford, D., Gadde, L.-E., Hǻkansson, H., and I. Snehota ; Managing Business Relationships (2nd edition), 2003
Brennan, R., Canning, L., McDowell, R. ; Business-to-Business Marketing, Advanced Marketing Series, 2007
Murphy, J.; Converting customer value : from retention to profit, Wiley, 2006

Complementary Bibliography

Hakansson, Ford, Gadde, Snehota and Waluszewski; Business in Networks, John Wiley & Sons Ltd, UK., 2009. ISBN: 978-0-470-74963-0

Teaching methods and learning activities

As aulas consistirão na combinação dos seguintes elementos:


1) exposição e discussão de conceitos teóricos e de técnicas desenvolvidas no âmbito da gestão estratégica; 

2) análise, apresentação e discussão de casos de estudo ilustrativos dos temas da disciplina.

3) elaboração, apresentação e debate de estudos de caso elaborados em grupo pelos estudantes.

Evaluation Type

Distributed evaluation without final exam

Assessment Components

Designation Weight (%)
Participação presencial 10,00
Teste 45,00
Trabalho de campo 45,00
Total: 100,00

Calculation formula of final grade

Test: 45%

Trabalhos de Grupo: 45%

Participação nas aulas: 10%



1) A aprovação na disciplina exige uma classificação mínima de 8/20 valores em cada um dos trabalhos de grupo.

2) A participation nas apresentações dos trabalhos do grupo é obrigatóra. A não participação implica a penalização de 20% na nota do trabalho para o aluno em aula. 

Classification improvement

Exame da época especial.

Observations

Os alunos que optem por não fazer a avaliação distribuida serão avaliados apenas com base no exame da época de recurso. Nesse caso, a prova realizada na sala será complementada pela elaboração de um ensaio a entregar posteriormente.
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