Business2Business Marketing
| Keywords |
| Classification |
Keyword |
| OFICIAL |
Management Studies |
Instance: 2014/2015 - 2S (of 18-02-2015 to 17-06-2015)
Cycles of Study/Courses
| Acronym |
No. of Students |
Study Plan |
Curricular Years |
Credits UCN |
Credits ECTS |
Contact hours |
Total Time |
| MIM |
46 |
Bologna Official Syllabus |
1 |
- |
7,5 |
56 |
202,5 |
Teaching language
English
Objectives
A disciplina tem dois objetivos principais: (1) apresentar e discutir as ferramentas conceptuais básicas de Marketing em contexto Business-to-Business; (2) desenvolver nos alunos capacidades
de análise e decisão sobre as principais variáveis de Marketing num processo integrado de gestão organizacional.
Este curso adota uma abordagem não tradicional do Business-to-Business Marketing, que tem como
elementos centrais a gestão das relações inter-organizacionais
em contexto de rede. Os alunos terão a oportunidade de comparar esta abordagem com abordagens mais clássicas (.
Kotlerian por exemplo)
e discutir sua adequação em ambientes B2B.Learning outcomes and competences
No fim da disciplina, os estudantes devem ser capazes de:
1) Compreender as especificidades do B2BMarketing face ao B2C Marketing.
2) Compreender as diferenças principais entre as abordagens transacionais, relacionais e de rede.
3) Auditar a oferta da empresa e analisar o seu alinhamento com as necessidades dos clientes.
4) Analisar e gerir os relacionamentos com clientes e outros contrapartes de negócio, bem como as eventuais interações entre esses relacionamentos.
5) Identificar fontes de valor e de custos e desenhar estratégias para melhor o
lifetime value de clientes e fornecedores.
6) Realizar análises de rede e desenvolver estratégias para melhorar o posicionamento da organização;
7) Analisar os processos de compra dos clientes e definir estratégias para melhorar a criação de valor para ambos as partes.
8) (Re) Defenir a oferta da empresa e os seus processos de interação com os seus contrapartes de negócio.
Working method
Presencial
Program
I- Marketing Business-to-Business
· Especificidades do Marketing B2B
· Orientação para o cliente, satisfação e valor
· Processo e grupo de compra
· Segmentação, Targeting e Posicionamento
II – Os relacionamentos B2B
· Os relacionamentos como activos das empresas
· Auditoria da oferta
· Ciclo de vida do relacionamento
· Auditoria do relacionamento
III – O Marketing B2B em contexto de rede
IV – Gestão de Carteiras de clientes
V – Customer Life time Value
III – O Marketing B2B em contexto de rede
V – Customer Life time Value
VI- Desenho da oferta proposta de valor da empresa:
. Produto/Serviço/Tecnologia
. Preços e custos
. Distribuição
. Comunicação
Mandatory literature
Ford, D., Gadde, L.-E., Hǻkansson, H., and I. Snehota ; The Business Marketing Course – Managing in Complex Networks, 2006
Ford, D., Gadde, L.-E., Hǻkansson, H., and I. Snehota ; Managing Business Relationships (2nd edition), 2003
Brennan, R., Canning, L., McDowell, R. ; Business-to-Business Marketing, Advanced Marketing Series, 2007
Murphy, J.; Converting customer value : from retention to profit, Wiley, 2006
Complementary Bibliography
Hakansson, Ford, Gadde, Snehota and Waluszewski; Business in Networks, John Wiley & Sons Ltd, UK., 2009. ISBN: 978-0-470-74963-0
Teaching methods and learning activities
As aulas consistirão na combinação dos seguintes elementos:
1) exposição e discussão de conceitos teóricos e de técnicas desenvolvidas no âmbito da gestão estratégica;
2) análise, apresentação e discussão de casos de estudo ilustrativos dos temas da disciplina.
3) elaboração, apresentação e debate de estudos de caso elaborados em grupo pelos estudantes.
Evaluation Type
Distributed evaluation without final exam
Assessment Components
| Designation |
Weight (%) |
| Participação presencial |
10,00 |
| Teste |
45,00 |
| Trabalho de campo |
45,00 |
| Total: |
100,00 |
Calculation formula of final grade
Test: 45%
Trabalhos de Grupo: 45%
Participação nas aulas: 10%
1) A aprovação na disciplina exige uma classificação mínima de 8/20 valores em cada um dos trabalhos de grupo.
2) A participation nas apresentações dos trabalhos do grupo é obrigatóra. A não participação implica a penalização de 20% na nota do trabalho para o aluno em aula.
Classification improvement
Exame da época especial.
Observations
Os alunos que optem por não fazer a avaliação distribuida serão avaliados apenas com base no exame da época de recurso. Nesse caso, a prova realizada na sala será complementada pela elaboração de um ensaio a entregar posteriormente.