| Code: | 2MK05 | Acronym: | MBB |
| Keywords | |
|---|---|
| Classification | Keyword |
| OFICIAL | Marketing |
| Active? | Yes |
| Responsible unit: | Management |
| Course/CS Responsible: | Master in Marketing |
| Acronym | No. of Students | Study Plan | Curricular Years | Credits UCN | Credits ECTS | Contact hours | Total Time |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MARKT | 50 | Bologna Official Syllabus | 1 | - | 4 | 28 | 108 |
A disciplina tem como objectivo apresentar e discutir as ferramentas conceptuais básicas
de Marketing em contexto Business-to-Business para desenvolver nos alunos capacidades
de análise e decisão sobre as principais variáveis de Marketing num processo integrado de
gestão organizacional.
Este curso adota uma abordagem não tradicional do Business-to-Business Marketing, que tem como elementos centrais a gestão das relações inter-organizacionais em contexto de rede. Os alunos terão a oportunidade de comparar esta abordagem com abordagens mais clássicas (. Kotlerian por exemplo) e discutir sua adequação em ambientes B2B.
No final do curso os alunos devem ser capazes de:
1) Identificar as especificidades do Marketing B2B vs o Marketing B2C
2) Compreender os principais elementos da abordagem de interação e como usá-los
3) Auditar a oferta da empresa e analisar o seu alinhamento com as necessidades dos clientes
4) Auditar relacionamentos
5) Compreender o conceito de ciclo de vida do cliente
6) Explorar diferentes fontes de valor dos clientes
7) Compreender e identificar diferentes formas de avaliar e gerir a rentabilidade dos clientes
– Marketing Business-to-Business
· Especificidades do Marketing B2B
· Orientação para o cliente, satisfação e valor
· Processo e grupo de compra
· Segmentação, Targeting e Posicionamento
· Definição da USP (unique selling proposition)
II – Os relacionamentos B2B
· Os relacionamentos como activos das empresas
· Auditoria da oferta
· Ciclo de vida do relacionamento
· Auditoria do relacionamento
pág. 3
III – O Marketing B2B em contexto de rede
IV – Gestão de Carteiras
V – Customer Life time Value
As aulas combinam a apresentação dos conceitos teóricos fundamentais da disciplina com
a discussão de casos reais. Pretende-se, assim, analisar a forma como os conceitos e as
técnicas são corporizadas em diferentes contextos, tornando mais clara a sua
aplicabilidade prática.
Procura-se que os alunos compreendam e operacionalizem os conceitos teóricos e a sua
aderência à realidade através da participação nas discussões dos casos práticos. Assim,
as aulas combinam, essencialmente, duas metodologias:
Exposições: apresentação e conceitos, metodologias e técnicas ilustrados com
aplicações práticas dos mesmos
Casos práticos: análise de situações concretas tendo em vista a discussão participada
das mesmas e o desenvolvimento da capacidade de decisão nesta área.
| Designation | Weight (%) |
|---|---|
| Participação presencial | 10,00 |
| Teste | 50,00 |
| Trabalho de campo | 40,00 |
| Total: | 100,00 |
Teste: 50%
Trabalho de grupo: 40%
Participação nas aulas: 10%
A aprovação na disciplina obriga a uma nota mínima de 8 valores no trabalho de grupo e no teste.
A participação na apresentação do trabalho de grupo é obrigatória. A não participação implica uma penalização de 15% na nota do trabalho de grupo.