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Macroeconomics I

Code: 1EC204     Acronym: MACI

Keywords
Classification Keyword
OFICIAL Economics

Instance: 2013/2014 - 1S (of 09-09-2013 to 20-12-2013)

Active? Yes
Web Page: http://www.fep.up.pt/disciplinas/1EC204/2013-14/
Responsible unit: Agrupamento Científico de Economia
Course/CS Responsible: Bachelor in Economics

Cycles of Study/Courses

Acronym No. of Students Study Plan Curricular Years Credits UCN Credits ECTS Contact hours Total Time
LECO 401 Bologna Syllabus since 2012 2 - 6 63 162
Mais informaçõesLast updated on 2013-09-06.

Fields changed: Components of Evaluation and Contact Hours, Bibliografia Obrigatória, Programa

Teaching language

Portuguese

Objectives


A unidade curricular de Macroeconomia I 1EC204 tem por objectivo dotar os estudantes das primeiras competências com vista à compreensão dos movimentos agregados das economias contemporâneas. Macroeconomia I 1EC204 fornece bases conceptuais e teóricas de macroeconomia, articulando-se intimamente com Macroeconomia II 1EC210 e, ainda muito directamente, com Crescimento Económico 1EC301 e Economia Monetária 1EC302. A unidade curricular concentra-se em familiarizar os alunos com (i) conceitos e medidas básicas dos fenómenos macroeconómicos, (ii) aspectos nucleares da modelização do funcionamento agregado da economia em prazos curtos e (iii) fundamentos microeconómicos das componentes da procura agregada de bens e serviços. Ficam remetidas para 1EC201 Macroeconomia II (i) a modelização do funcionamento agregado, em prazos curtos, de economias abertas, (ii) o estudo agregado do mercado de trabalho, (iii) a modelização do funcionamento agregado da economia em prazos mais alargados incluindo as dinâmicas de ajustamento do curto para o longo prazo, e o estudo (iv) das políticas macroeconómicas e (v) de políticas sectoriais com impacto macroeconómico.

Learning outcomes and competences


A UC pretende que o estudante aprovado tenha adquirido as seguintes competências essenciais.

Perceber o que distingue a Macroeconomia dos outros ramos de conhecimento da Ciência Económica.

Dominar os aspectos essenciais dos conceitos e da quantificação das principais variáveis macroeconómicas.

Ser capaz de enunciar os principais problemas da Macroeconomia e de desenvolver raciocínios básicos sobre esses problemas, no âmbito dum modelo adequado (e de perceber quais os problemas que não sabe ainda abordar com os modelos que conhece).

Ser capaz de ler criticamente artigos, textos de opinião, boletins de análise macroeconómica de conjuntura de forma compreensiva e crítica.

Estar em condições de iniciar o estudo de temas mais avançados do âmbito da Macroeconomia, designadamente modelos de conjuntura e de política macroeconómica de economia aberta, modelos de equilíbrio geral com flexibilidade de preços (médio e longo prazo), questões de economia monetária e financeira, questões de economia e finanças públicas  e tópicos de crescimento económico.

 

Working method

Presencial

Program

Parte I. Introdução 1. O que é a Macroeconomia? 1.1. Génese 1.2. Objecto 1.3. Método 1.4. Teoria e Política 2. A Medição agregada da Actividade Económica 2.1. Agentes, Operações, Fluxos e Stocks 2.2. Contas Nacionais 2.3. Balança de Pagamentos 2.4. Grandezas Nominais e Reais Parte II A Macroeconomia no Curto Prazo 3. Modelo Keynesiano simples 3.1. Procura Agregada 3.2. Equilíbrio 3.3. Multiplicador Keynesiano 3.4. Flutuações e Política Orçamental 4. Modelo IS-LM 4.1. Taxa de Juro, Consumo e Investimento 4.2. Mercado de Bens e Serviços e Função IS 4.3. Mercado Monetário e Função LM 4.4. Equilíbrio e Flutuações Macroeconómicas 4.5. Política Monetária e Política Orçamental 4.6. Política Monetária e Função TR Parte II Fundamentos Microeconómicos da Macroeconomia 5. Moeda e Política Monetária 5.1. Introdução 5.2. Oferta de Moeda: Instituições Financeiras e Controlo Monetário 5.3. Procura de Moeda 5.4. Equilíbrio de curto Prazo no Mercado Monetário 5.5. Instituições Financeiras, Controlo Monetário e Política Monetária 6. As Restrições Orçamentais Inter-temporais 6.1. O Tempo e as Decisões Económicas 6.2. Famílias 6.3. Empresas 6.4. Estado 6.5. Balança Corrente e Restrição Orçamental Inter-temporal da Nação 7. A Procura Agregada de Bens e Serviços pelo Sector Privado 7.1. Introdução 7.2. Consumo 7.3. Investimento

Mandatory literature

Burda, Michael C.; Macroeconomics. ISBN: 978-0-19-960864-5 (Oxford University Press; 6th edition; November 2012)

Complementary Bibliography

Gordon, Robert; Macroeconomics, 12th Edition,, Pearson., 2012
Blanchard, Olivier, Alessia Amighini e Francesco Giavazzi; Macroeconomics a European perspective, Prentice Hall. , 2010
Dornbusch, Rudiger, Stanley Fischer e Richard Startz; Macroeconomics, 10th Edition, McGraw-Hill Higher Education., 2008
Teixeira, Aurora C., Sandra Silva, Ana P. Ribeiro e Vítor Carvalho ; Fundamentos Microeconómicos da Macroeconomia – exercícios resolvidos e propostos, Vida Económica, 2012. ISBN: 978-972-788-501-5

Teaching methods and learning activities

As aulas são teórico-práticas. O docente apresentará as matérias - conceitos, teorias, modelos - e resolverá exercícios práticos de aplicação e/ou apresentará e discutirá estatísticas macroeconómicas do mundo real que permitam ilustrar as matérias.

 

Evaluation Type

Distributed evaluation without final exam

Assessment Components

Designation Weight (%)
Participação presencial 0,00
Teste 100,00
Total: 100,00

Eligibility for exams

O regime inclui três testes a realizar fora do período lectivo, dos quais o terceiro se realiza no dia e hora do exame de época normal. Cada teste terá a ponderação de um terço no cálculo da classificação final obtida no regime de “avaliação distribuída”. A matéria de incidência de cada teste não será objecto de avaliação directa nos restantes testes. Em alternativa ao regime de “avaliação distribuída sem exame final”, os estudantes podem submeter-se a um exame final, que incidirá sobre a totalidade da matéria leccionada. Nos termos do Regulamento de Avaliação dos discentes de primeiro e de segundos ciclos da FEP, o exame final desta unidade curricular é uma forma de avaliação alternativa ao regime de "avaliação distribuída sem exame final". São aprovados os estudantes que na média dos três testes tenham uma classificação mínima de 9,5 valores, desde que em nenhum dos testes tenham uma classificação inferior a 5,0 valores. Os estudantes que compareçam aos três testes e em algum dos testes obtenham uma classificação inferior a 5,0 valores são automaticamente reprovados, podendo apenas submeter-se a avaliação na Época de Recurso. A obtenção de classificação nos dois primeiros testes não vincula o estudante ao regime de "avaliação distribuída sem exame final", podendo apresentar-se ao exame, de Época Normal independentemente das classificações obtidas naqueles testes.

 

Calculation formula of final grade

Avaliação distribuída: Soma da multiplicação da classificação em cada um dos três testes por um terço, desde que o estudante não tenha obtido uma classificação inferior a 5,0 valores em nenhum dos três testes. Alternativamente, Avaliação por exame final: Classificação obtida no exame final.

 

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