Go to:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Start > 1EC109

Mathematics II

Code: 1EC109     Acronym: MATII

Keywords
Classification Keyword
OFICIAL Mathematics

Instance: 2012/2013 - 2S

Active? Yes
Responsible unit: Agrupamento Científico de Matemática e Sistemas de Informação
Course/CS Responsible: Bachelor in Economics

Cycles of Study/Courses

Acronym No. of Students Study Plan Curricular Years Credits UCN Credits ECTS Contact hours Total Time
LECO 476 Bologna Syllabus since 2012 1 - 6 63 162
Mais informaçõesLast updated on 2012-12-17.

Fields changed: Objectives, Métodos de ensino e atividades de aprendizagem, Fórmula de cálculo da classificação final, Componentes de Avaliação e Ocupação, Obtenção de frequência, Programa, Observações, Melhoria de classificação final/distribuída

Teaching language

Portuguese

Objectives

 

A unidade curricular de Matemática II tem como objectivo dar formação Matemática nos domínios do Cálculo Integral e da Álgebra Linear. Pretende-se que os alunos compreendam e assimilem os conceitos mais importantes e sejam capazes de os expôr com um certo rigor. A disciplina tem ainda como objectivo melhorar as capacidades dos alunos em termos de raciocínio abstracto e lógico.

Learning outcomes and competences

 

Pretende-se dotar os alunos das competências necessárias nas matérias de Cálculo Integral e de Álgebra Linear, a serem utilizadas ao longo e após a licenciatura, na aplicação a situações reais, nomeadamente na área da Economia e em áreas afins.

Working method

Presencial

Program


  1. Cálculo Integral

  2. Integrais Indefinidos

  3. Integrais Definidos

  4. Integrais Impróprios

  5. Integrais Duplos

  6. Álgebra Linear

  7. Matrizes

  8. Determinantes

  9. Sistemas de Equações Lineares

  10. Espaços Vectoriais

  11. Transformações Lineares

  12. Vectores e Valores Próprios

Mandatory literature

Aguiar M., Furtado S., Oliveira J. and Reis H.; Cálculo Integral e Álgebra Linear, 2012

Complementary Bibliography

Pires C.; Cálculo para Economia e Gestão,., Escolar Editora, 2011. ISBN: 9789725922989
Giraldes, E., Fernandes, V. H. e Smith; Curso de Álgebra Linear e Geometria Analítica, McGraw-Hill, 1995
Stewart, J.; Cálculo, vol I e II, Pioneira, 2001

Teaching methods and learning activities

 

Aulas teórico-práticas.

Evaluation Type

Distributed evaluation without final exam

Assessment Components

Description Type Time (hours) Weight (%) End date
Attendance (estimated) Participação presencial 81,00
Exam Exame 100,00
Total: - 100,00

Eligibility for exams

 

Ficam aprovados à disciplina os alunos com classificação final igual ou superior a 10 valores.

Calculation formula of final grade

 

No regime de avaliação distribuída a classificação final é calculada através do arredondando às unidades do resultado da seguinte expressão:

0.3*n1+0.3*n2+0.4*n3,

sendo n1, n2 e n3, respectivamente, as classificações obtidas no primeiro, no segundo e no terceiro testes, arredondadas às décimas.

A aprovação de um aluno por avaliação distribuída é condicionada pela obtenção de um valor (arredondado às décimas) superior ou igual a 6,0 valores em cada uma das classificações ni, i=1,2,3, acima descritas.

No regime de exame final a classificação final é calculada pelo arredondando às unidades da classificação obtida no exame da época normal.

A aprovação de um aluno por exame final é condicionada pela obtenção de um valor (arredondado às décimas) superior ou igual a 1,8 valores em cada uma das partes do exame correspondentes ao primeiro e segundo testes e superior ou igual a 2,4 valores na parte do exame correspondente ao terceiro teste.

Observations

 

1) Um aluno fica desvinculado da avaliação distribuída se não realizar (mais concretamente, não entregar) algum dos três testes ou se obtiver alguma das classificações n1 ou n2 (acima descritas) inferior a 1,8 valores ou a classificação n3 inferior a 2,4 valores.

2) Um aluno que satisfaça as condições descritas no ponto 1) fica automaticamente no regime de avaliação por exame final.

3) Um aluno que obtenha aprovação pelo método de avaliação distribuída não se pode submeter à avaliação por exame na época normal.

4) Qualquer um dos modos de avaliação anteriores não excluí o aluno de poder realizar o exame da época de recurso (para obtenção de aprovação à unidade curricular ou melhoria da classificação obtida).

5) Os dois primeiros testes serão realizados durante o período lectivo (em data a marcar oportunamente), sendo o 3º teste realizado em data (a designar) anterior à época normal de exames.

Recommend this page Top
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Economia da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z  I Guest Book
Page created on: 2024-08-15 at 22:26:48 | Acceptable Use Policy | Data Protection Policy | Complaint Portal
SAMA2