Resumo (PT):
Este projeto é uma proposta de estudo de caso que tem como objetivo descrever e compreender processos comunicativos e pedagógicos envolvidos no Second Life ® (SL ™) num contexto de aprendizagem de segunda língua, por meio de modelagem de aulas de Português presenciais como segunda língua para estudantes ERASMUS que chegam a Portugal. O objetivo é fornecer exemplos de e-learning com atividades orientadas e perceber como um contexto envolvente estimula a aprendizagem, envolvendo os alunos em situação de realidade virtual, onde situações da vida real de linguagem são provocadas e onde "não é possível na vida real" rotinas de aprendizagem acontecerem. Isto irá permitir experimentar as vantagens desta plataforma em relação ao ensino na vida física e contextos de aprendizagem, através das características inerentes a este meio, tais como a utilização síncrona e simultânea de voz e de texto.
Abstract (EN):
This project is a proposal for a case study that aims to describe and understand communicative and pedagogical processes involved in Second Life® (SL™) in a context of second language learning, by modelling in-world lessons of Portuguese as a second language for ERASMUS students arriving in Portugal. The purpose is to provide examples of situated e-learning driven activities and perceive how an immersive context stimulates learning by involving students in a virtual reality situation, where real life language context situations are provoked and where ‘not possible in real life’ learning routines happen. This will allow experiencing the advantages of this platform compared to physical life teaching and learning contexts, through the inherent characteristics of this medium, such as the synchronous and simultaneous use of voice and text.
Language:
English
Type (Professor's evaluation):
Scientific
Contact:
http://www.igi-global.com/book/multi-user-virtual-environmen
Notes:
Organizadores:
Giovanni Vincenti (Towson University, USA)
James Braman (Towson University, USA)
Edição:
IGI Global
ISBN13: 9781609605452, ISBN10: 1609605454, EISBN13: 9781609605469