Resumo (PT):
A realidade social conta com espaços físicos onde o conhecimento rigoroso, metódico e inequívoco do seu universo humano é praticamente impossível de obter dada a oscilação de frequência e da fidelização dos seus clientes. É o caso, por exemplo, de espaços semi-públicos de bebidas e de bebidas e/ou restauração, onde decorreu a investigação empírica subjacente à nossa dissertação de doutoramento .
A implementação de técnicas/métodos num estudo sociológico nestes contextos defronta-se, desde logo, com uma questão que importa ver resolvida à partida, de forma coerente, de modo a evitar-se a aleatoriedade inconsequente. Neste sentido, a procura do melhor caminho metodológico, bem como da melhor forma para o promover, manifestou-se-nos como um desafio, afastando a tentação de cair no facilitismo de soluções arbitrárias, incertas e de legitimação comprometida.
Criámos, assim, um conjunto de procedimentos combinados e cruzados de forma a garantir o maior rigor possível exigido a toda e a qualquer pesquisa.
Nesta comunicação, propomo-nos, então, apresentar duas das vertentes que constam do dispositivo metodológico que preparámos no âmbito do estudo do consumo de vinho em contexto social: i) construção de uma matriz de observação directa e sistematizada, coerente e rigorosa e ii) esquematização para aplicação de inquéritos aos frequentadores-consumidores de espaços semi-públicos de bebidas e de bebidas e/ou restauração.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
Contact:
dulcem@letras.up.pt