Resumo (PT):
Nesta intervenção analisam-se os contextos tradicionais e os conteúdos que têm caracterizado a formação dos arquivistas, inserindo esta problemática no paradigma dominante da Arquivística, herdeiro das concepções e do modelo gerado pela Revolução Francesa. Esta visão é discutida e criticada à luz de um novo paradigma emergente por força das condições sociais, económicas, culturais e tecnológicas da Sociedade da Informação. Daí decorre uma nova concepção que entende a Arquivística como uma disciplina aplicada da área da Ciência da Informação, centrando-se esta no objecto Informação e apresentando-se como um campo uno e transdisciplinar, que convoca, naturalmente, outras disciplinas numa clara e fecunda interdisciplinaridade.
Esta perspectiva epistemológica é coerentemente plasmada num modelo de formação científico-profissional, que se ilustra com o caso do Curso de Licenciatura em Ciência da Informação, ministrado conjuntamente pela Faculdade de Letras e pela Faculdade de Engenharia, da Universidade do Porto, e iniciado em Outubro de 2001.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific