Resumo (PT):
Nas formulações estocásticas do problema da substituição de veículos, as políticas alternativas são necessariamente avaliadas ao longo de um horizonte temporal fixo. Embora seja amplamente reconhecido que as políticas óptimas assim definidas dependem criticamente da dimensão do horizonte temporal, nenhum método foi até hoje proposto para estabelecer adequadamente este parâmetro.
Nesta comunicação, os autores apresentam um método que é aplicável às situações mais comuns, nas quais o factor de actualização dos custos é inferior à unidade. Uma vez determinada a melhor política para um dado horizonte finito de dimensão H, tal política é repetida indefinidamente ao longo do tempo e é calculado o valor de uma medida global de custo actualizado (CGA). A parametrização de H conduz à definição de uma função pseudo-periódica CGA = f (H). A dimensão apropriada do horizonte temporal corresponde a um dos mínimos locais dessa função.
Quando aplicado a situações de modelação determinística, o método proporciona uma reinterpretação do critério clássico que consiste na minimização do custo total actualizado ao longo de um número infinito de ciclos de substituição.
O método foi testado com dados reais, obtidos a partir de amostras de veículos ligeiros operando em Portugal. Na comunicação apresentam-se resultados representativos dos testes efectuados.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific