Go to:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Start > Publications > View > O Problema da Substituição de Veículos: Um Método para a Definição do Horizonte Temporal
Publication

O Problema da Substituição de Veículos: Um Método para a Definição do Horizonte Temporal

Title
O Problema da Substituição de Veículos: Um Método para a Definição do Horizonte Temporal
Type
Article in International Conference Proceedings Book
Year
1994
Authors
Jorge Freire Sousa
(Author)
FEUP
View Personal Page You do not have permissions to view the institutional email. Search for Participant Publications View Authenticus page View ORCID page
Rui Guimarães
(Author)
FEUP
View Personal Page You do not have permissions to view the institutional email. Search for Participant Publications Without AUTHENTICUS Without ORCID
Conference proceedings National
6° Congresso Nacional de Investigação Operacional
Braga, Portugal, 28 - MARÇO - 1994
Other information
Resumo (PT): Nas formulações estocásticas do problema da substituição de veículos, as políticas alternativas são necessariamente avaliadas ao longo de um horizonte temporal fixo. Embora seja amplamente reconhecido que as políticas óptimas assim definidas dependem criticamente da dimensão do horizonte temporal, nenhum método foi até hoje proposto para estabelecer adequadamente este parâmetro. Nesta comunicação, os autores apresentam um método que é aplicável às situações mais comuns, nas quais o factor de actualização dos custos é inferior à unidade. Uma vez determinada a melhor política para um dado horizonte finito de dimensão H, tal política é repetida indefinidamente ao longo do tempo e é calculado o valor de uma medida global de custo actualizado (CGA). A parametrização de H conduz à definição de uma função pseudo-periódica CGA = f (H). A dimensão apropriada do horizonte temporal corresponde a um dos mínimos locais dessa função. Quando aplicado a situações de modelação determinística, o método proporciona uma reinterpretação do critério clássico que consiste na minimização do custo total actualizado ao longo de um número infinito de ciclos de substituição. O método foi testado com dados reais, obtidos a partir de amostras de veículos ligeiros operando em Portugal. Na comunicação apresentam-se resultados representativos dos testes efectuados.
Language: Portuguese
Type (Professor's evaluation): Scientific
Documents
We could not find any documents associated to the publication.
Related Publications

Of the same authors

Abordagem Quantitativa à Gestão de Veículos: Uma Visão Integradora (1996)
Thesis
Jorge Rui Guimarães Freire de Sousa; Rui Guimarães
Un Système Informatique d'Aide à la Génération d'Horaires de Bus et de Chauffeurs (1988)
Chapter or Part of a Book
Jorge Pinho de Sousa; Jorge Freire Sousa; Rui Guimarães
Estudo da evolução previsível do processo de substituição de veículos ligeiros no mercado português (1992)
Article in National Scientific Journal
Jorge Freire de Sousa; Rui Campos Guimarães
Estudo da Evolução Previsível do Processo de Substituição de Veículos Ligeiras no Mercado Português (1992)
Article in International Conference Proceedings Book
Jorge Freire Sousa; Rui Guimarães
A abordagem quantitativa na substituição de veículos (1990)
Article in International Conference Proceedings Book
Jorge Freire de Sousa; José Dias Leite; Rui Campos Guimarães
Recommend this page Top
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Economia da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z  I Guest Book
Page created on: 2024-11-03 at 05:06:19 | Acceptable Use Policy | Data Protection Policy | Complaint Portal
SAMA2