Resumo (PT):
O presente trabalho tem como objectivo avaliar a sensibilidade de pontes de pequeno vão em linhas de alta velocidade relativamente a fenómenos ressonantes, tendo em conta a variabilidade real dos parâmetros que caracterizam a resposta dinâmica deste tipo de estruturas.
Foi estudada a ponte de Canelas, situada na linha do Norte, que apresenta um comprimento total de 72 m, dividido por seis tramos simplesmente apoiados, de 12 m de vão cada um. A secção transversal consiste num tabuleiro misto, com nove perfis metálicos HEB 500 embebidos numa laje de betão, designado por “filler beam”.
Aplicaram-se técnicas de simulação, nomeadamente os métodos de Monte Carlo e do Hipercubo Latino, que permitem considerar de forma rigorosa a aleatoriedade dos parâmetros que afectam o comportamento dinâmico das pontes.
O trabalho aqui apresentado é apenas a primeira parte de um estudo mais abrangente, sendo que nesta fase se mantiveram as características do comboio constantes, variando-se apenas a velocidade de circulação e as características dos elementos estruturais da ponte
Através das simulações pretende-se realizar a avaliação da segurança da ponte de modo a aferir qual a velocidade limite de passagem dos comboios de alta velocidade.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific