Resumo (PT):
O presente livro reúne um conjunto de contributos sobre a história do jornalismo radiofónico em
Portugal, que abarcam o período compreendido entre a emergência dos primeiros programas informativos,
no final da década de 20, e a segunda fase de liberalização do setor da rádio verificada no início dos anos 90.
A obra demonstra como o jornalismo demorou até se afirmar enquanto campo autónomo no interior das estações,
documentando igualmente o lento processo de desenvolvimento dos diferentes géneros jornalísticos
no contexto da rádio. Dois dos capítulos focam-se no período do Estado Novo, os quais deixam claro o papel
exercido pelo Estado no controlo da informação e dos próprios profissionais que podiam aceder às estações.
A estreita relação entre o desenvolvimento da informação radiofónica e a atividade comercial e publicitária é
igualmente detalhada. Já os capítulos que se focam nos anos 80 e 90 demonstram como o jornalismo radiofónico
sofreu uma mudança de paradigma após o aparecimento de projetos liderados por uma nova geração
de profissionais que procuravam romper com o formalismo que havia caracterizado a informação radiofónica
durante todo o período da ditadura e nos anos que se seguiram ao 25 de Abril. O modo como as ‘estações livres’
contribuíram para a formação de jornalistas de rádio é igualmente abordado.
Abstract (EN):
This book brings together a collection of essays on the history of radio journalism in Portugal, covering
the period between the emergence of the first news programs, in the late 1920s, and the second phase
of liberalization of the radio sector that took place at the beginning of the 1990s. The essays demonstrate
how journalism took time to become an autonomous field within the radio stations, and it documents the
slow development process of the different journalism genres. Two of the chapters focus on the Estado Novo
period, which make clear the role played by the State in controlling the news output but also the control of
the professionals who could work at the stations. The close relationship between the development of radio
news and advertising is also detailed. The chapters that are focused on the 1980s and 1990s demonstrate
how radio journalism underwent a paradigm shift after the emergence of projects led by a new generation of
professionals who sought to break away from the formal language and structure that had characterized radio
news bulletins throughout the dictatorship and in the years that followed the Carnation Revolution. The role
played by ‘free stations’ in contributing to the training of radio journalists is also addressed.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
Notes:
Disponível em: https://colecaoicnova.fcsh.unl.pt/index.php/icnova/issue/view/12
No. of pages:
176
ISBN:
978-989-9048-24-9
Electronic ISBN:
978-989-9048-25-6
Collection:
Coleção ICNOVA