Go to:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Start > Publications > View > Relatório final do projeto 'Vincere: Ciências e Engenharia em português'
Publication

Relatório final do projeto 'Vincere: Ciências e Engenharia em português'

Title
Relatório final do projeto 'Vincere: Ciências e Engenharia em português'
Type
Technical Report
Year
2014
Scientific classification
FOS: Engineering and technology
CORDIS: Social sciences > Educational sciences ; Technological sciences > Engineering
Other information
Resumo (PT): O projecto “Ciências e engenharia em português: vídeo e interacção”, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, pretendeu capacitar os docentes da FEUP na criação autónoma de conteúdos vídeo para apoio às suas aulas, criar conteúdos vídeo como recursos pedagógicos e avaliar o impacto da utilização desses vídeos na aprendizagem dos estudantes. Considerando que os vídeos podem libertar tempo na aula para outras actividades, em particular para interactividade na sala de aula, foi implementado e avaliado o peer instruction. Estas actividades inserem-se numa estratégia de desenvolvimento da qualidade do ensino e de inovação e capacitação institucional com o objectivo de um maior sucesso da aprendizagem. O projecto decorreu durante o ano de 2013, na fase inicial procedeu-se à divulgação do mesmo, à sua apresentação à comunidade FEUP, à realização de 8 acções de formação que abrangeram 55 formandos e à elaboração de tutoriais de apoio à realização de vídeos, elaboração de vídeos tutoriais de apoio à implementação quer de vídeos quer de peer instruction. Numa segunda fase, procedeu-se à gravação de 77 vídeos internamente, com apoio do bolseiro do projecto, e de 30 vídeos gravados com apoio de uma produtora. Os vídeos foram colocados no canal Vincere do Youtube. A componente peer instruction foi implementada em paralelo tendo envolvido 755 estudantes, sete unidades curriculares, quatro docentes e quatro mestrados integrados. A fase seguinte consistiu: i) na avaliação dos conteúdos vídeo através das estatísticas do analytics no YouTube, onde se destaca um número de visualizações superior a 25 mil, quase mil horas servidas, apenas dois meses depois do canal ter sido anunciado e de apenas ter sido publicitado na FEUP; ii) na análise dos resultados das respostas às perguntas de peer instruction, no exame final e na análise de depoimentos dos estudantes mediante entrevista que permitiu perceber que os estudantes valorizaram o peer instruction pois desenvolve outras competências, como a produção de argumentos e a organização de raciocínio, a que se associa o esforço de verbalização e discussão dos conceitos adquiridos que sistematiza e aprofunda o domínio conceptual da ciência a aprender. Os resultados revelaram uma grande aderência da população docente ao projecto demonstrada na afluência da participação nas várias iniciativas de divulgação do mesmo e nas formações realizadas. O projecto superou o número de vídeos criados previstos, tendo-se verificado, posteriormente, a necessidade do apoio logístico aos docentes na realização dos vídeos e o apoio logístico aos estudantes na utilização de tablets e na resolução de problemas. Verificou-se ainda que os vídeos de maior qualidade foram, naturalmente, os realizados pela produtora. O tempo de visualização médio de 2m22s para cada vídeo revela ainda que a interacção com os vídeos é complexa, sendo necessário um estudo aprofundado desta. Outro resultado sobre o qual é necessário reflectir e explorar futuramente é a distribuição das visualizações, em termos de país de origem, que revelou um impacto importante na CPLP, tendo em conta que o canal apenas foi anunciado à comunidade da FEUP. Tal facto coloca estes conteúdos numa situação de prioridade nas pesquisas de conteúdos vídeo das populações de países de língua portuguesa. Finalmente, e existindo já as condições criadas para a sustentabilidade da continuação da criação de vídeos como recurso pedagógico de apoio ao ensino, a FEUP continuará a sensibilizar os docentes para a utilização deste recurso, a promover o apoio aos docentes na realização dos mesmos e que continuará a efectuar estudos sobre o impacto da utilização deste recurso no ensino da engenharia.
Language: Portuguese
Type (Professor's evaluation): Scientific
Contact: Laboratório de Ensino Aprendizagem da FEUP | lea@fe.up.pt
License type: Click to view license CC BY-NC
Documents
File name Description Size
relatorio-final-v2 883.30 KB
Related Publications

Of the same authors

Uso de vídeo no ensino superior da física (2017)
Summary of Presentation in a National Conference
ACFMF; P. J. V. Garcia; Mariana Ambrózio; Ana Mouraz
"Fit for Industry?": módulo de formação em competências transversais para estudantes de doutoramento em engenharia (2017)
Summary of Presentation in a National Conference
Freitas, AC; P. J. V. Garcia; José Coelho Rodrigues
Desenvolvimento de competências transversais para doutorandos: o caso da Faculdade de Engenharia do Porto (2015)
Summary of Presentation in a National Conference
Freitas, AC; P. J. V. Garcia
Desenvolvimento de competências transversais e transferíveis numa escola pública de engenharia (2018)
Summary of Presentation in a National Conference
Ana Freitas; Helena Lopes; Paulo J. V. Garcia; António Augusto de Sousa
Criação de micro-videos educativos de apoio ao ensino-aprendizagem de engenharia (2014)
Summary of Presentation in a National Conference
Ana Freitas; Ana Mouraz; Paulo Garcia

See all (13)

Of the same scientific areas

Mind the gap: bridging the transversal and transferable skills chasm in a public engineering school (2018)
Summary of Presentation in an International Conference
Ana Freitas; Paulo J. V. Garcia; Helena Lopes; António Augusto de Sousa
Recommend this page Top
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Economia da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z  I Guest Book
Page created on: 2024-07-17 at 19:28:21 | Acceptable Use Policy | Data Protection Policy | Complaint Portal
SAMA2