Resumo (PT):
A viragem do século abriu caminho
para que a linguagem oral passasse a ser
objeto de reflexão, inclusivamente no contexto
educacional. Até então, a expressão oral,
enquanto domínio da competência comunicativa
oral, tinha vindo a ser descurada no ensino básico,
em contexto de sala de aula, quando comparada
com a percentagem de tempo dedicada aos
restantes domínios trabalhados, nomeadamente
a compreensão oral e escrita, a expressão
escrita, e a gramática. Este desinvestimento
parece estar associado à escassez de literatura
especializada e de materiais pedagógicos fiáveis
e eficazes para a avaliação do desempenho dos
alunos, por parte dos professores, ao nível do uso da linguagem oral. Torna-se, assim, premente a
elaboração de materiais flexíveis, organizados
e sistemáticos, que permitam a integração
dos objetivos e descritores de desempenho do
domínio da oralidade na planificação, de modo
a ser viável a sua colocação em prática na sala
de aula, sem que isso implique complicações
excessivas. No sentido de colmatar esta lacuna,
foi desenvolvido o programa de desenvolvimento
da competência comunicativa oral (CCO) –
Comunicação e Expressão Oral: falar, ouvir e
ler no Ensino Básico - 7.º ano, que será descrito
neste capítulo. A formação da personalidade é um
processo social (Halliday, 1978) e a linguagem, em
virtude da sua função social, desempenha, neste
contexto, um papel preponderante. Assente no
pressuposto teórico da práxis docente alicerçada
numa dimensão funcional da linguagem, o
programa foi estruturado em 13 unidades
didáticas que promovem, em consonância com o
Programa e Metas Curriculares do Português do
Ensino Básico, a compreensão/expressão oral
e escrita, a educação literária e os sistemas de
comunicação verbal e não verbal, numa lógica de
estabelecimento dos objetivos didáticos, revisão
e operacionalização de conceitos, atividades
diversificadas e estratégias de avaliação.
Abstract (EN):
The turn of the century paved the way for oral language to become
an object of reflection, namely in the educational context. Until then, speaking, as a
communicative competence, has been a neglected skill in the teaching process of the
Portuguese language within middle school, when compared to the percentage of time
devoted to spoken and written comprehension, writing, and grammar.The absence
of a highly demanding level in this area, mainly based on the difficulty that teachers
experience in assessing their students’ oral performances, seems to be associated
to the lack of reliable pedagogical tools. Thus, the development of effective, wellstructured,
and systematic materials is crucial, so that students’ oral training can be
fully implemented in the classroom, based on methodologies and active pedagogical
strategies that promote the development of these skills. To fil this gap, it was built
the program for the development of the oral communicative competence (OCC) –
Communication and Oral Expression: speaking, listening and reading in middle school
(7th grade). The development of the personality is a social process (Halliday, 1978),
and language, due to its social function, plays, in this context, a prominent role. Based
on the theoretical assumption of teaching praxis grounded on a functional dimension
of language, the program is organized in 13 didactic units that allow students to work
oral and written comprehension / expression, literary education and verbal and nonverbal
communication systems – in line with the Portuguese L1 syllabus contents.
This structure was outlined in a logic of establishing didactic objectives, reviewing and
operationalizing concepts, carrying out diversified activities and evaluating strategies.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
Notes:
Disponível em: https://www.atenaeditora.com.br/post-artigo/38465