Resumo (PT):
O trabalho tem como proposta analisar a incidência de clickbait
no jornalismo online português e brasileiro. Faz parte de uma
atividade realizada em conjunto por pesquisadores brasileiros
e portugueses, em que cada grupo efetuou a verificação
em 18 veículos de informação geral do seu país com abrangência
nacional, com produção própria e atualizada frequentemente,
tanto nas páginas web, assim como no Facebook.
Este artigo traz os resultados encontrados na amostra brasileira
que apontam um alto índice de clickbait ao se verificar
os dados gerais, com 54,4% da amostra com ocorrência desta
prática. Ao mesmo tempo, os valores se reduzem ao olharmos
os 32 indicadores individualmente, em que apenas três
tiveram índices superiores a 10%.
Abstract (EN):
The paper aims to analyze the incidence of clickbait in Portuguese
and Brazilian online journalism. It is part of an activity
carried out jointly by Brazilian and Portuguese researchers,
in which each group carried out the verification in the Web
and Facebook pages of 18 general information vehicles of
such countries, each having national coverage, as well as its
own production and frequent updates.
This article presents the results found in the Brazilian sample
that shows a high clickbait index, of 54.4%, when crosschecking
the general data. On the other hand, the values are reduced
when we look at the 32 indicators individually, in which
only three had rates above 10%.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific