Resumo (PT):
O presente artigo, com enfoque na escrita para
desenvolvimento da consciência e conhecimento profi ssional explícito,
tem por objetivo apresentar os resultados de uma investigação centrada na
análise de fundamentações pedagógico-didáticas produzidas por professores
de português em formação inicial para explicitarem os fundamentos em que
assentam as decisões subjacentes ao processo de planifi cação de aulas. O
corpus, constituído por 30 textos, foi submetido a uma análise de conteúdo
temática com base em seis categorias. Os resultados apontam para uma
prevalência de aspetos didáticos como as atividades e os materiais didáticos
de suporte e uma ausência de referência à avaliação das aprendizagens,
no processo de planifi cação de aulas. Em síntese, o estudo confi rma o
potencial da fundamentação pedagógico-didática como instrumento para
aprofundamento profi ssional a partir da prática contextualizada e identifi ca
áreas de melhoria para a sua utilização na formação inicial de professores.
Abstract (EN):
This article, focused on writing for the development of
professional awareness and professional explicit knowledge, aims to present the
results of an investigation based on the analysis of the theoretical background
of lesson plans (fundamentação pedagógico-didática) produced by Portuguese
teachers in initial training. The purpose of these texts is to create a framework for lesson plans and justify the options assumed during their elaboration.
The corpus comprises 30 texts, which were subjected to a thematic content
analysis based on six categories. The results point to a prevalence in the
planning process of didactic aspects, such as activities and supporting teaching
materials, and an absence of learning assessment references. In sum, the
potential of the theoretical background of lesson plans writing is confi rmed as
a tool for professional development from the contextualized p
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific