Resumo (PT):
No trabalho são analisadas as caraterísticas teóricas
subjacentes ao Novo methodo da grammatica latina, para uso das escholas
da Congregação do Oratorio (Lisboa 1752-1753), do oratoriano António
Pereira de Figueiredo, e à Gramatica latina, tratada por um metodo
novo, claro e facil (Barcelona [?] 1758), de Luís António Verney, obras
metalinguísticas que constituem o contraponto gramatical aos manuais para
o ensino da língua latina que se utilizavam, em meados do século XVIII,
nas escolas portuguesas da Companhia de Jesus, e que, de certo modo,
prenunciam as decisões político-pedagógicas que se concretizam no Alvará
régio de 28 de junho de 1759, no qual é proibido o uso, para o ensino do
latim, dos celebérrimos De institutione grammatica libri tres, do Padre
jesuíta Manuel Álvares, bem como dos comentadores da arte alvaresiana.
Estas obras metalinguísticas objeto de estudo serão analisadas internamente
e, apesar de serem gramáticas de tipo fi losófi co ou racionalista, são também
relacionadas e comparadas entre si, determinando os pontos de convergência
e divergência. São ainda determinadas as fontes das gramáticas em análise,
quer as estrangeiras, quer as nacionais
Abstract (EN):
This paper analyzes the theoretical characteristics
underlying the Novo methodo da grammatica latina, para uso das escholas
da Congregação do Oratorio (Lisboa 1752-1753), by the Oratorian
António Pereira de Figueiredo, and the Gramatica latina, tratada por um metodo novo, claro e facil (Barcelona [?] 1758), by Luís António Verney,
metalinguistic works that constitute the grammatical counterpoint to the manuals
for the teaching of the Latin language that were used in the middle of the XVIII
century in the Portuguese schools of the Society of Jesus, and that, in a certain
way, foreshadow the political-pedagogical decisions that are concretized in the
Alvará régio of June 28, 1759, in which the use of the famous”De institutione
grammatica libri tres, by the Jesuit Father Manuel Álvares as well as the
commentators of the Alvares textbook were prohibited for the teaching of Latin.
These metalinguistic works are analyzed internally and compared with each
other, determining the points of convergence and divergence. The sources of the
grammars, both foreign and national, are also established.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific