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Paisagem urbana, morfologia e arquitetura doméstica portuense: a urbanização do Campo do Cirne no século XIX

Title
Paisagem urbana, morfologia e arquitetura doméstica portuense: a urbanização do Campo do Cirne no século XIX
Type
Chapter or Part of a Book
Year
2018
Authors
Rocha, Manuel Joaquim Moreira da
(Author)
FLUP
Ferreira, Nuno
(Author)
Other
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Scientific classification
CORDIS: Humanities > History > Archaeology
Other information
Resumo (PT): A partir de meados do século XIX a cidade do Porto vive um período de forte dinamismo urbanístico. A cidade vai ganhando uma nova configuração, ocupando as zonas mais periféricas ao núcleo antigo e que foram apontadas pelo plano de desenvolvimento dos Almadas. A urbanização do Campo do Cirne (Quinta de Reimão), que se situava na parte oriental da cidade, terá lugar a partir do ano de 1882. A construção da estação dos caminhos de ferro na zona oriental da cidade, inaugurada no ano de 1875, foi um motor para a valorização dessa zona da cidade. A planificação dos novos arruamentos no Porto seguiu um plano de vanguarda em Portugal. O plano de urbanização do Campo do Cirne revela conhecimento do que se estava a fazer em Paris e em Barcelona, sob as propostas de Georges Haussman e de Illfons Cerdà. O plano urbano do Campo do Cirne organizava-se a partir de uma praça semi-circular de onde partiam as artérias principais; esses arruamentos eram cortados por diversas ruas transversais, segundo um plano ortogonal. No plano de urbanização do Campo do Cirne são definidos os arruamentos para esta nova zona da cidade, bem como modelos dos alçados-tipo das casas de habitação previstos para cada uma das artérias. O Campo do Cirne, é um bom exemplo de como a cidade do Porto e os organismos que a geriam se aferiam pelas melhores práticas internacionais da construção da paisagem urbana.A partir de meados do século XIX a cidade do Porto vive um período de forte dinamismo urbanístico. A cidade vai ganhando uma nova configuração, ocupando as zonas mais periféricas ao núcleo antigo e que foram apontadas pelo plano de desenvolvimento dos Almadas. A urbanização do Campo do Cirne (Quinta de Reimão), que se situava na parte oriental da cidade, terá lugar a partir do ano de 1882. A construção da estação dos caminhos de ferro na zona oriental da cidade, inaugurada no ano de 1875, foi um motor para a valorização dessa zona da cidade. A planificação dos novos arruamentos no Porto seguiu um plano de vanguarda em Portugal. O plano de urbanização do Campo do Cirne revela conhecimento do que se estava a fazer em Paris e em Barcelona, sob as propostas de Georges Haussman e de Illfons Cerdà. O plano urbano do Campo do Cirne organizava-se a partir de uma praça semi-circular de onde partiam as artérias principais; esses arruamentos eram cortados por diversas ruas transversais, segundo um plano ortogonal. No plano de urbanização do Campo do Cirne são definidos os arruamentos para esta nova zona da cidade, bem como modelos dos alçados-tipo das casas de habitação previstos para cada uma das artérias. O Campo do Cirne, é um bom exemplo de como a cidade do Porto e os organismos que a geriam se aferiam pelas melhores práticas internacionais da construção da paisagem urbana.
Abstract (EN): Since the middle of the 19th century the city of Porto lives a period of strong urban dynamism. The city gains a new configuration, occupying the more peripheral zones away from the old city nucleus which were identified in the development plan of the Almadas. The urbanization of Campo do Cirne (Quinta de Reimão), located in the eastern part of the city, will take place from 1882 onwards. The construction of the railway station in the eastern part of the city, inaugurated in 1875, was a stimulus for the valorization of this area. The planning of the new streets in Porto followed a vanguard plan in Portugal. The urbanization plan of Campo do Cirne reveals knowledge regarding what was being done in Paris and Barcelona, under the proposals of Georges Haussman and Illfons Cerdà. The urban plan of Campo do Cirne was organized from a semi-circular square, where the main arteries started; these arteries were crossed by several streets, according to an orthogonal plane. In the urbanization plan of Campo do Cirne, the streets for this new area of the city were defined, as well as models of elevations for the houses to be built in each of the arteries. Campo do Cirne is a good example of how Porto and the organisms that managed it were sticking to the best international practices of urban landscape construction.
Language: Portuguese
Type (Professor's evaluation): Scientific
Documents
File name Description Size
texto II-5 ManMoreira NRocha 6369.18 KB
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