Resumo (PT):
O trabalho tem como proposta analisar a incidência de “clickbait” no jornalismo online português e brasileiro. Faz parte de uma atividade realizada em conjunto por pesquisadores brasileiros e portugueses, em que cada grupo efetuou a verificação em 18 veículos de informação geral do seu país com abrangência nacional, com produção própria e atualizada frequentemente, tanto nas páginas Web, assim como no Facebook.
Este artigo traz os resultados encontrados na amostra brasileira que apontam um alto índice de “clickbait” ao se verificar os dados gerais, com 54,4% da amostra com ocorrência desta prática. Ao mesmo tempo, os valores se reduzem ao olharmos os 32 indicadores individualmente, em que apenas três tiveram índices superiores a 10%.
Abstract (EN):
The paper aims to analyze the incidence of clickbait in Portuguese and Brazilian online journalism. It is part of an activity carried out jointly by Brazilian and Portuguese researchers, in which each group carried out the verification in the Web and Facebook pages of 18 general information vehicles of such countries, each having national coverage, as well as its own production and frequent updates.
This article presents the results found in the Brazilian sample that shows a high clickbait index, of 54.4%, when crosschecking the general data. On the other hand, the values are reduced when we look at the 32 indicators individually, in which only three had rates above 10%.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific