Subject:
Literacia informacional
Resumo (PT):
Na Era da Informação, em que estamos cada vez mais imersos, os conceitos operatórios de
Literacia Informacional (L.I.) e de Inclusão Digital (I.D.) revelam-se estratégicos e essenciais para que
possamos ir compreendendo o comportamento informacional de crianças, jovens e adultos num espaço
complexo, intensamente globalizado e saturado de meios e fontes de informação/conhecimento. São,
também, importantes se quisermos aprofundar e situar, hoje e em prospetiva, a formação científica e
profissional na área da documentação e da informação. Para esse fim, retomamos, nesta comunicação, o
modelo poliédrico de formação dos profissionais de informação, apresentado no 8º Congresso BAD (2004),
e repensamo-lo, tendo em conta alguns resultados do Projeto de Pesquisa eLit.pt, e ousamos ir mais longe:
evocamos o modelo eLit.pt, enquanto instrumento teórico-prático de intervenção, para que, em nível de
ensino secundário e em nível universitário/politécnico, sejam possibilitadas/potenciadas as competências
críticas (L.I.) sem as quais as competências profissionais, elencadas nos standards e referências, não passarão
de requisitos intencionais que dificilmente serão bem assimilados por quem deles, supostamente, precisa.
Abstract (EN):
In the Information Age, where we are increasingly immersed in, the operative concepts of
Informational Literacy (LI) and Digital Inclusion (DI) prove to be strategic and essential for understanding
what can go the information behavior of children, youth and adults, in an space complex, global and
intensely saturated by media and sources of information / knowledge. They are also important if we want
to deepen and place, today and in prospect analysis, the scientific and professional training in the
documentation and information area. To this end, we return in this communication, the polyhedral model
of training of information professionals, presented at the 8th Congress BAD (2004), and rethinking it,
taking into account some results of the Research Project eLit.pt. We evoke the eLit.pt model as a theoretical
and practical intervention tool that enabling enhance critical skills (L.I.), at the level of secondary education
and at university / polytechnic, without which the skills, listed in the standards and references requirements,
will not intentional unlikely to be well treated by those for whom they are supposed to have.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific