Go to:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Start > Project/Service Agreement:APQ-00957-21

Project/Service Agreement:APQ-00957-21

Start Approved In Progress Completed Closed

Status
Projeto Em CursoIn Progress
Publication
PublicadoPublished
General Data
Code: 81865
 
Reference: APQ-00957-21
Short name: AMazeLing
Title: Linguistic Analysis and Training on challenging linguistic structures in L1 or L2 AMazeLing
Competitive Funding: Yes
Does it involve businesses?: No
No. of Participating Institutions: 1
Scope
Type: Funded Project
 
Geographical Scope: International
 
Type of Action: R&TD
Funding
Programme: Edital Nº 001/2023 - DEMANDA UNIVERSAL
Funding Institution: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais
Financial Geographical Scope: International
Scheduling
Planned Start Date: 2021-01-01
Effective Start Date: 2021-01-01
Expected Completion Date: 2025-01-31
Effective Completion Date: 2025-01-31
Budget
Currency: EUR
 
Total Approved Budget: 0,00 EUR
Details
Summary: : A possibilidade de o conhecimento linguístico ser alterado por diferentes usos da língua está no centro das principais discussões no campo da psicolinguística. Uma crescente gama de evidências empíricas vem demonstrando que diferentes experiências linguísticas controladas podem moldar o conhecimento linguísticos dos falantes. Esses achados trazem, não apenas evidências importantes para o entendimento da arquitetura da gramática mental, mas também sugestões não triviais para o ensino de línguas, seja ela nativa ou adicional. Mais especificamente, esses estudos sugerem que falantes podem reduzir o custo de processamento de determinadas estruturas linguísticas após repetidas exposições a esta estrutura. A pesquisa ora proposta visa testar essa hipótese a partir de experimentos que visam analisar os efeitos da aprendizagem gerada por treinamento linguístico envolvendo grande exposição a estruturas que se mostram cognitivamente desafiadoras. Para a realização do treinamento utilizaremos versões da tarefa labirinto (maze task) para dispositivos móveis e/ou computadores que estamos desenvolvendo no âmbito dos laboratórios de pesquisa. A metodologia do estudo será constituída por fases de (i) identificação e análise de estruturas que se mostram cognitivamente desafiadoras na aquisição do português como L1 e do inglês como L2 e, (ii) por uma fase de intervenção. Nesta conduziremos pré-testes com julgamento de aceitabilidade e leitura autocadenciada para avaliar o desempenho dos participantes em relação às estruturas-alvo, uma intervenção composta pelo treinamento com o aplicativo supracitado, e pós-testes para analisar os efeitos de aprendizagem gerados pela intervenção. A identificação e treinamento das estruturas cognitivamente desafiadoras ora propostas podem lançar luz sobre a arquitetura do conhecimento linguístico dos seres humanos e trazer contribuições psicolinguísticas para o ensino de línguas.
Observations: valor orçamento provado: R$ 34.432,00
Scientific Context
Scientific Domain (FOS - Level 2): Humanities

Academic fields (CORDIS - Level 5)

  • Humanities > language sciences > Linguistics

Keywords

  • Aquisição L1 e L2
  • Psicolinguística
  • Teoria e Análise Linguística
Documents
Mais informações There are no Documents associated with the Project.

Publications associated with the Project

Institutions Participating in the Project
Institution Contact Create Tab?
Name Short name Country Type Participation Name Telephone Email
Faculdade de Letras da Universidade do Porto FLUP Portugal S Non Participant
 

People in the Project

Institution Name Short name Role Dedication (%) Contribution (%) Allocation
Start date End date
FLUP Juliana Novo Gomes JNG Researcher 2021-01-01 2025-01-01

Technicians in the Project

Mais informações There are no Technicians associated with the Project.
Laboratories
Mais informações There are no Laboratories associated with the Project.
Recommend this page Top
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Economia da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z  I Guest Book
Page created on: 2024-07-16 at 18:12:45 | Acceptable Use Policy | Data Protection Policy | Complaint Portal
SAMA2