Go to:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Start > Project/Service Agreement:PTDC/CED-EDG/29886/2017

Project/Service Agreement:PTDC/CED-EDG/29886/2017

Start Application Approved In Progress Completed Closed

Status
Estado ConcluídoCompleted
Publication
PublicadoPublished
General Data
Code: 72492
 
Application: NORTE-01-0145-FEDER-029886
 
Reference: PTDC/CED-EDG/29886/2017
Short name: EduTransfer
Title: Learning from diverse educational settings: transferability of promising practices in the 2020 Horizon
Competitive Funding: No
Does it involve businesses?: No
No. of Participating Institutions: 1
Scope
Type: Funded Project
 
Geographical Scope: National
 
Type of Action: R&TD
Funding
Programme: IC & DT - 2017 - Projectos de IC & DT (2017)
Funding Institution: Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Financial Geographical Scope: National
Date of the Funding Agreement: 2018-07-17
Paying Entity: Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Scheduling
Planned Start Date: 2018-01-01
Effective Start Date: 2018-10-01
Expected Completion Date: 2021-09-30
Effective Completion Date: 2022-04-30
Budget
Currency: EUR
 
Total Approved Budget: 181.344,72 EUR
Details
Summary: Esta pesquisa participativa analisa as possibilidades de transferibilidade entre instituições educativas, de práticas educativas promissoras, que tomam como base a aprendizagem através da resolução de problemas, como método cooperativo. Por isso, envolve escolas do ensino regular e instituições educativas fora da escola, as arenas alternativas de aprendizagem. Parte-se da preocupação com a necessidade de encontrar formas mais concertadas de ação na educação, que envolvam os diferentes stakeholders na promoção de um sentido de pertença e de compromisso com a educação, por parte de jovens e de docentes, e que contribuam para a redução, com mais sucesso, dos problemas de abandono da educação e formação; dimensões nas quais assenta a relevância do projeto. Assume também relevo a criação de espaços no interior das instituições educativas, onde os jovens tenham
a oportunidade de exercer a sua cidadania e competências essenciais, participando na identificação, tomada de decisão e ação para a melhoria dos seus contextos de vida. A dimensão de inovação do projeto emerge da forte articulação entre pesquisadores, docentes e jovens na construção de práticas participativas de resolução de problemas reais, identificados pelos próprios jovens e que resultam no envolvimento da comunidade, enquanto simultaneamente produzem dados cruciais à compreensão e melhoria dos contextos, permitindo uma análise apurada por parte da equipa de investigação, com o contributo dos participantes. A produção de propostas de medidas políticas para endereçar os problemas identificados envolverá também decisores políticos neste processo. O olhar de investigação sustenta-se numa perspetiva sociológica que argumenta acerca da necessidade de ir além da identificação dos problemas para colaborar na construção de medidas para a sua resolução. Numa articulação coerente com os princípios teóricos de uma pesquisa sensível e implicada nos processos que observa e analisa, a etnografia é o método principal de r Ver mais. Adequado para parcelas de texto incompletas e que, através deste ícone, permite-se que o utilizador leia o texto todo.
Scientific Context
Scientific Domain (FOS - Level 2): Social sciences > Educational sciences

Academic fields (CORDIS - Level 5)

  • Social sciences > Educational sciences

Keywords

  • Aprendizagem pela resolução de problemas
  • Envolvimento escolar
  • Etnografia
  • Práticas promissoras
Documents
Mais informações There are no Documents associated with the Project.

Publications associated with the Project

Institutions Participating in the Project
Institution Contact Create Tab?
Name Short name Country Type Participation Name Telephone Email
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto FPCEUP Portugal University Proponent Helena Araújo 226079737 haraujo@fpce.up.pt
 
Budgets and Teams
Confidential Budget:

People in the Project

Institution Name Short name Role Dedication (%) Contribution (%) Allocation
Start date End date
FPCEUP Alexandra Ermelinda Alves de Oliveira Doroftei AEAOD Grant recipient 100 2019-02-01 2019-08-10
FPCEUP Alexandra Maria Alves Rodrigues de Carvalho AMARC Grant recipient 100 2019-11-01 2021-10-31
FPCEUP Carla Sofia Marques da Silva SMS Researcher 10 2018-10-01 2022-02-28
FPCEUP Cosmin Ionut Nada CIN Researcher 20 2018-10-01 2022-02-28
FPCEUP Elsa Maria Guedes Teixeira EMGT Researcher 100 2020-04-01 2022-02-28
FPCEUP Eunice Margarida B. Macedo Alves EMBMA Official Co-Researcher 40 2018-10-01 2022-02-28
FPCEUP Helena Costa Gomes de Araújo HCGA Official Researcher at the OU 40 2018-10-01 2022-02-28
FPCEUP Sofia Ramos de Almeida Santos SRAS Researcher 100 2019-02-01 2021-09-30

Technicians in the Project

Technician Contact
FPCEUP 373633 Pedro Alexandre das Neves Leal
Laboratories
Mais informações There are no Laboratories associated with the Project.
Recommend this page Top
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Economia da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z  I Guest Book
Page created on: 2024-07-16 at 17:56:10 | Acceptable Use Policy | Data Protection Policy | Complaint Portal
SAMA2