Resumo (PT):
Este artigo toma como quadro de referência geral o Espaço Europeu de Ensino Superior (EEES), cuja criação implicou uma transformação do ensino superir em todos os paises da União Europeia. Um modelo educacional novo necessita de competências novas. As competências da informação constituem um dos mais importantes
requisitos de que precisa o estudante universitário da sociedade da informação.
Imporia, por isso, saber como os estudantes universitários são preparados no que respeita à capacidade e destrezas na busca, uso, articulação e difusão da informação colhida e usada em diversos contextos e lambem estabelecer uma ligação entre a aprendizagem e a aquisição de competências informacionais no Secundário e na Universidade.
Estes dados contribuirão para a definição de uma estratégia que ajuste a universidade portuguesa a um bom desempenho das competências e capacidades na busca e uso da informação. Como um estudo desta natureza necessita de bases e pressupostos teóricos, estes são profusamente apresentados no texto aqui apresentado.
Este texto abunda neles.
Abstract (EN):
This paper takes as general reference the European Higher Education Area ( EHEA) , wliose creation endeavoured an educative approach of all European
Union counlries. A new educational model needs new skills. The informational skills constitute one of the most important required by a university student in
the information society. So it is important to know how these university students are prepared in terms of competences and skills, in the use, articulation and
diffusion of the information gathered and applied in different contexts. It is also necessary to establish a connection between apprenticeship and acquisition of informational skills in high school and in university, and, with this information, to contribute to the definition of a strategy that allows Portuguese universities a good
performance in the ability and skills to search and use of information. This article emphasizes in the information literacy theory, necessary to develop this kind of research.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
License type: