Resumo (PT):
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES, FLEXIBILIDADE
E AVALIAÇÃO EDUCATIVAS: DA TEORIA À PRÁTICA consubstancia
um esforço coletivo de investigação-ação muito atual nas áreas
da Didática e da Formação de Professores. Aqui se repensa
essencialmente a Supervisão pedagógica, a Flexibilidade de
programas, de docentes e discentes, e a avaliação educativa à
luz das condições atuais do ensino-aprendizagem e dos seus
alunos, tentando esclarecer dúvidas e apontando caminhos
para os mais relevantes desafios neste domínio.
Resultado de estudos e investigações conduzidas com rigor
e realizadas sobre corpora representativos, esta obra manifesta,
no seu conjunto, o quanto se pode entrever hoje como
solução, mas também o quanto falta apurar em relação ao
fieri permanente que constitui o próprio âmago do ensinoaprendizagem, mas também do aprender a ensinar.
Abstract (EN):
BASIC TEACHER TRAINING, FLEXIBILITY AND EDUCATIONAL ASSESSMENT: FROM THEORY TO PRACTICE represents a collective effort of current action research in the fields of didactics and teacher training. This work essentially rethinks pedagogical supervision, the flexibility of programmes, teachers and students, and educational assessment in the light of current teaching-learning conditions and those of its students, in an attempt to clarify and point towards paths for the most relevant challenges in this area.
A result of stringent studies and investigations on representative corpora, this work demonstrates, as a whole, how much of a solution can be glimpsed today, but also how much is left to ascertain regarding the permanent fieri at the heart of teaching-learning itself, but also of learning to teach.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
No. of pages:
360
ISBN:
978-989-26-2415-0
Electronic ISBN:
978-989-26-2416-7
Collection:
Investigação