Resumo (PT):
A Colecção de Arte da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto foi oficialmente reconhecida como Colecção Universitária em 1992, após integração da Escola Superior de Belas Artes na Universidade do Porto. O reconhecimento do valor intrínseco desta Colecção, como colecção de ensino e colecção de arte, assim como a avaliação e reflexão da missão da nova Faculdade, impulsionou a criação oficial do “Museu” da FBAUP.
Apesar deste recente reconhecimento oficial, a história da Colecção de Arte da FBAUP começa com a criação, quase simultânea, do Museu Portuense de Pinturas e Estampas, em 1833, e da Academia Portuense de Belas Artes, em 1836. Museu e Academia, criados apenas com a diferença de três anos, cruzam-se nas suas intenções de promoção da arte e de formação de jovens artistas, assim como nas suas histórias.
A Colecção de Arte da FBAUP viria a sofrer várias interferências no seu processo de formação e desenvolvimento. Primeiro, as consequências da anexação do Museu Portuense à Academia, que se verificou em 1839, e sobretudo, depois a sua posterior separação, em 1932, que se traduziu numa divisão do património artístico da escola. Mas também, os efeitos das alterações introduzidas pelas reformas do ensino artístico, que se reflectem sobretudo nos métodos e pedagogias do ensino, e por consequência, na produção artística escolar e nos modos de incorporação de obras.
O “Museu” da FBAUP não foi alheio è importância este historial, pelo que, de acordo com a sua missão e objectivos, definiu a sua estratégia e áreas de intervenção em função das características que a Colecção integra, articulando as suas actividades museológicas com os objectivos de formação e investigação da Faculdade de Belas Artes em particular, e da Universidade do Porto em geral, mas também pela sua afirmação como lugar de divulgação cultural e artística e de comunicação com o público em geral.
O presente trabalho, tem assim como principal objectivo estudar a história desta Colecção de Arte, do ponto de vista da sua formação e utilização no ensino artístico, traçando o seu percurso ao longo dos anos, desde a criação da Academia Portuense de Belas Artes até à instituição do “Museu” da FBAUP. Procurou-se desta forma, contribuir para a investigação e conhecimento do património museológico da Universidade do Porto, e da museologia nacional, no que diz respeito aos museus e colecções universitárias.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
Contact:
claudiagarradas@gmail.com