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Project: POCI-01-0247-FEDER-003405

Project name: PowerFlow: Desenvolvimento de Sistemas de Armazenamento de Energia
Project code: POCI-01-0247-FEDER-003405
Main Objective: Reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação
Intervention Region: Norte
Proposing institution/Lead promoter/Coordinating entity: Efacec Electric Mobility, S.A.
Partner(s)/Co-promoter(s)/Participating institution(s): Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
Date of approval: 2016-02-22
Start date: 2015-09-01
Completion date: 2019-05-10
Eligible Cost of the Project
Total Eligible Cost: 1.501.354,80 EUR
Eligible Cost in the University of Porto: 512.968,60 EUR
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto: 512.968,60 EUR
Total Financial Support
União Europeia - FEDER: 890.517,77 EUR
Financial Support to the University of Porto
Total of the University of Porto: 384.726,45 EUR
União Europeia | União Europeia - FEDER | Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto: 384.726,45 EUR
Objectives, activities and expected/achieved results
Objetivos e Atividades O projeto "PowerFlow" visa o desenvolvimento de soluções de armazenamento de energia integrando Baterias de Fluxo Redox na cadeia de conversão de energia. Procura-se gerar uma solução otimizada para segmento residencial/condomínios (30kW a 60 kW) e comercial/industrial (até 500kW) privilegiando a integração com sistemas fotovoltaicos. Definem-se sete atividades: as primeiras três destinam-se à formulação do problema, ao levantamento bibliográfico do estado da arte e requisitos normativos, e à avaliação de metodologias a serem adotadas no desenvolvimento dos vários componentes do projeto; as três seguintes destinam-se ao desenvolvimento, construção e ensaio dos diversos subsistemas que constituem o sistema de armazenamento, nomeadamente a bateria e os conversores; na última atividade pretende-se promover o domínio do projeto e disseminar o desenvolvimento científico e tecnológico, nomeadamente as características de desempenho inovadoras. Resultados Esperados/Atingidos Entre os resultados atingidos, destaca-se a construção de um sistema de armazenamento de energia com base em Baterias de Fluxo Redox constituído por três protótipos de bateria de 10 kW cada e capacidade para 300 L de eletrólito, com as condições de segurança e operação adequadas sendo que: i) cada um dos protótipos de bateria é capaz de operar a 10 kW com uma eficiência de ciclo de 66 % quando controlado pela corrente; ii) considerando o sistema com dois módulos em funcionamento simultâneo e controlados pela tensão, é possível operar o sistema a ca. 19 kW com uma eficiência de ciclo de 54 %.
Assim, apresenta-se uma solução de armazenamento, conversão com eletrónica de potência e gestão de energia, mais racional, ecológica e eficiente que permitirá, numa versão consolidada, a diminuição da utilização de combustíveis fósseis, e consequente diminuição da pegada carbónica.
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