Antes da mobilidade:
-Preparar a sua mobilidade (viagem e alojamento), de acordo com o Regulamento, documento que o Docente deverá tomar conhecimento, imprimir e assinar.
-Preencher um Formulário de Candidatura, com a ajuda do Técnico adstrito à Mobilidade e incluir todos os documentos inerentes à candidatura (Cópia do acordo bilateral com a universidade parceira, Cópia do bilhete de identidade ou cartão de cidadão do docente, Cópia do NIF, Comprovativo do NIB).
-Preencher um Programa de Missão de Ensino individual , para ser assinado pelo Docente, Universidade Parceira e Coordenador da Faculdade, com os objectivos da Missão de Ensino.
Depois da mobilidade:
-Preencher o Relatório Final da Missão de Ensino, assinar e devolver ao SRI o original.
-Entregar a Declaração da Instituição parceira original no SRI, com informação sobre enquadramento do Programa, datas de realização da mobilidade e as horas de leccionação.
-Entregar todos os comprovativos das despesas de viagem ida e volta (ex: talões de embarque, fatura/recibo da deslocação, etc).
As visitas propostas poderão sempre realizar-se, independentemente de a Agência Nacional atribuir ou não financiamento para as mesmas, uma vez que uma das regras da Mobilidade de Docentes é que são possíveis as mobilidades sem bolsa.
Todos os contactos e documentos a tratar deverão ser articulados com o Técnico adstrito à Mobilidade, que à posteriori remeterá todos os documentos para o SRI.