Modelos de Intervenção em Criminologia I
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Criminologia |
Ocorrência: 2022/2023 - 1S (de 12-09-2022 a 16-12-2022) 
Ciclos de Estudo/Cursos
| Acronym |
No. of students |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Credits UCN |
Credits ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| C |
54 |
Plano Oficial LCRI |
3 |
- |
6 |
- |
|
Língua de trabalho
Português
Objectives
- Consolidar e aprofundar os conhecimentos sobre as diferentes vertentes de prevenção em crianças, jovens e adultos com comportamentos antissociais, já introduzidos noutras disciplinas.
- Perspetivar criticamente a evolução da racionalidade e dos modelos de prevenção no comportamento antissocial no quadro das filosofias e políticas criminais.
- Conhecer os modelos de prevenção precoce do comportamento antissocial em crianças, jovens, família e comunidade.
- Conhecer os programas e técnicas de prevenção mais utilizadas em diferentes contextos e populações especificas e conhecer os resultados dos estudos de avaliação efetuados.
Resultados de aprendizagem e competências
- Conhecimento dos racionais teóricos subjacentes aos diferentes modelos de prevenção;
- Conhecimento de estratégias e metodologias de prevençao do comportamento antssocial;
- Adquirir competências para aplicar modelos e estratégias de prevenção a crianças e jovens com comportamentos antissociais em função da avaliação e eficácia demonstrada pela evidência empírica.
Modo de trabalho
Presencial
Programa
1. Introdução à Avaliação de Programas de Intervenção
- Concepção de programas
- Avaliação de programas
2. Quadros de referência e níveis de prevenção
- Prevenção desenvolvimental/prevenção precoce baseada no risco
- Fatores de risco e fatores de proteção do comportamento antissocial
- Modelos comportamentais e cognitivo-comportamentais
3. Concetualização e implementação de programas de prevenção do comportamento antissocial
- Princípios, estratégias e práticas dos programas de prevenção do comportamento antissocial
- Programas de prevenção:
a. Nível individual: programas de enriquecimento intelectual pré-escolar e programas de treino de competências socais
b. Nível familiar: programas de educação parental e programas de treino de competências parentais
c. Nível ambiental: programas de intervenção com pares e programas de intervenção escolar
4.Prevenção em contextos e populações específicas:
- Prevenção em Meio Escolar: problemáticas, práticas institucionais (formais e informais) e modelos de intervenção;
- Prevenção na Comunidade: noção de comunidade, contextos comunitários de risco e modelos de intervenção.
Bibliografia Obrigatória
McGuire James 340;
What works. ISBN: 978-0-471-95686-0
Maguire Mike;
The^Oxford handbook of criminology. ISBN: 0-19-876241-0
Farrington David P.;
Saving children from a life of crime. ISBN: 978-0-19-530409-1
Welsh Brandon C. 340;
The^Oxford handbook of crime prevention. ISBN: 978-0-19-539882-3
Sherman Lawrence W. 340;
Evidence-based crime prevention. ISBN: 0-415-40102-X
Tilley Nick 340;
Handbook of crime prevention and community safety. ISBN: 978-1-84392-146-2
Welsh Brandon C. 340;
Preventing crime. ISBN: 978-0-387-69168-8
World Health Organization ; Evaluation of Psychoactive Substance Use Disorder Treatment: Workbook Series, World Health Organization, 2000
Home Office ; Passport to Evaluation v.2.0, Home Office, 2009
Rigby Ken;
Bullying interventions in schools. ISBN: 978-0-86431-957-9
Bibliografia Complementar
Hendry Richard;
Building and restoring respectful relationships in schools. ISBN: 978-0-415-54427-6
Beane Allan L.;
Bullying prevention for schools. ISBN: 978-0-470-40701-1
Hendry Richard;
Building and restoring respectful relationships in schools. ISBN: 978-0-415-54427-6
Morrison Brenda;
Restoring safe schools communities. ISBN: 978-1-86287-477-0
Swearer Susan M.;
Bullying prevention and intervention. ISBN: 978-1-60623-021-3
The National Centre for Restorative Approaches in Youth Settings Transforming Conflict;
Restorative approaches in schools
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas e práticas em que se complementa a exposição de conteúdos com a componente de aplicação dos conhecimentos transmitidos às temáticas apresentadas.
Será privilegiada a realização de trabalhos em pequenos grupos, que visam a análise e discussão de programas de intervenção, através da pesquisa de fontes documentais preparadas pelo estudante e recurso a técnicas de role-playing.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Exame |
70,00 |
| Trabalho escrito |
30,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Time (Hours) |
| Trabalho escrito |
15,00 |
| Total: |
15,00 |
Eligibility for exams
A avaliação distribuída pressupõe a participação em exercícios realizados nas aulas teórico-práticas relativos à implementação de programas de prevenção/intervenção. Acresce a realização de trabalho escrito dirigido à conceptualização de um porgrama de prevenção precoce de comportamentos antissociais ou à concepção de um dispositivo de avaliação científica e um programa de prevenção precoce de comportamentos antissociais.
A aprovação na componente prática é um pré-requisito para a admissão à prova escrita de exame final. A conclusão com sucesso da U.C. pressupõe que o estudante obtenha pelo menos 8 valores em cada uma das componentes de avaliação e que a nota final seja igual ou superior a 10 valores.
Nos casos dos estudantes dispensados da frequência das aulas, haverá lugar a uma avaliação que incidirá sobre o mesmo exercício prático. A mesma avaliação realizar-se-á na última semana de aulas em data e horário a fixar oportunamente.
Calculation formula of final grade
A avaliação distribuída terá uma ponderação de 30% da nota final. O exame final, terá uma ponderação de 70%.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Nos termos dos regulamentos aplicáveis
Melhoria de classificação
A melhoria de nota realiza-se por exame escrito, aplicando-se a mesma fórmula de avaliação distribuída.
Observações
Horário de atendimento (aconselha-lhe o agendamento prévio através de email à docentes)
Terça-feira, entre as 15h30 e as 16h30, no gabinete 0.20