Código: | MD137 | Acronym: | CA |
Áreas Científicas | |
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Classificação | Área Científica |
OFICIAL | Direito |
Ativa? | Sim |
Curso/CE Responsável: | Mestrado em Direito |
Acronym | No. of students | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Credits UCN | Credits ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
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MD | 22 | Plano Oficial MD do ano letivo 2016 | 1 | - | 7,5 | - | |
Plano Oficial do ano letivo 2022 | 1 | - | 7,5 | - |
Teorico-Prática: | 3,00 |
Tipo | Teacher | Turmas | Horas |
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Teorico-Prática | Totals | 1 | 3,00 |
Juliana Manuela Alves Ferraz Coutinho | 3,00 |
Nesta unidade curricular estarão sob atenta observação e estudo, à luz do novo Código
de Processo nos Tribunais Administrativos (CPTA) e do novo Estatuto dos Tribunais
Administrativos e Fiscais (ETAF), o âmbito da jurisdição administrativa, a organização e funcionamento dos tribunais
administrativos e fiscais e os meios jurisdicionais de acesso à justiça administrativa.
Procura-se incutir nos estudantes uma atitude genuinamente crítica e criativa.
Concluída a unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de:
(i) pensar sobre as normas no próprio contexto da sua aplicação;
(ii) refletir criativamente sobre as categorias e institutos jurídicos;
(iii) fazer uso dos conhecimentos científicos transmitidos para resolver
qualquer tipo de problemas, de natureza dogmática ou prática,
sobre o âmbito da jurisdição administrativa e os meios jurisdicionais de
acesso à justiça administrativa.
I – AS GARANTIAS ADMINISTRATIVAS E O CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO DE GARANTIA DO CIDADÃO E DA ADMINISTRAÇÃO
II – NOÇÃO E ÂMBITO DA JURISDIÇÃO ADMINISTRATIVA
III– A AÇÃO ADMINISTRATIVA:
- O OBJETO DA NOVA AÇÃO ADMINISTRATIVA
- EM ESPECIAL, A IMPUGNAÇÃO DE ATOS ADMINISTRATIVOS E DE NORMAS REGULAMENTARES E O PEDIDO DE CONDENAÇÃO FACE A OMISSÕES ILEGAIS
IV – OS PROCESSOS PRINCIPAIS URGENTES
V – OS PROCESSOS CAUTELARES
VI – OS PROCESSOS EXECUTIVOS
VII – OS RECURSOS JURISDICIONAIS
Serão adotados os seguintes métodos pedagógicos:
(i) método expositivo, utilizado na transmissão de informação eminentemente teórica;
(ii) método demonstrativo, pelo qual se privilegia a aprendizagem do saber-fazer;
(iii) método interrogativo, caracterizado por levar os estudantes a descobrir,
progressivamente, os diversos elementos/argumentos de um assunto, recorrendo a uma
sucessão cuidadosa de questões,criada pelo docente, cuja natureza e nível devem ser adaptados
aos conhecimentos prévios do grupo;
(iv) método ativo, pelo qual os estudantes tornam-se participantes da aula, discutindo os problemas e pesquisando soluções;
(v) método dos casos, que permite que a aula se desenvolva em torno da resolução, pelos estudantes,
de um caso prático, construído de forma a provocar a discussão dos temas abordados.
Tipo de aulas: Teórico-práticas
Designação | Peso (%) |
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Exame | 100,00 |
Total: | 100,00 |
Designação | Time (Hours) |
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Frequência das aulas | 0,00 |
Estudo autónomo | 0,00 |
Total: | 0,00 |
A classificação atribuída nos termos descritos, não prejudica a realização de melhoria de classificação.