Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > MC112

Metodologia de Investigação e Epistemologia II

Código: MC112     Acronym: MIEII

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Epistemologia e Metod. de Invest. em Educação

Ocorrência: 2018/2019 - 2S

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Mestrado em Criminologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Acronym No. of students Plano de Estudos Anos Curriculares Credits UCN Credits ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MC 35 Plano Oficial de MC - 2010 1 - 6 54
Plano Oficial do ano letivo 2017 1 - 6 54

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objectives

Com esta unidade curricular, pretende-se que os estudantes solidifiquem e aprofundem os recursos de análise qualitativa num projeto de investigação. Pretende-se ainda que sejam capazes de compreender e de interpretar bem a análise quantitativa presente na literatura e de, em investigação própria, selecionar os instrumentos de análise estatística mais adequados a problemas com que se deparem. Finalmente, pretende-se que os estudantes fiquem habilitados à utilização de um software de análise estatística como o SPSS, o JASP e o R.

Resultados de aprendizagem e competências

Em particular, nesta UC pretende-se que os estudantes sejam capazes de:

Na parte A – Investigação qualitativa:

  • Aplicar os métodos de observação, entrevista e pesquisa documental ao estudo das diferentes dimensões do fenómeno criminal.
  • Conhecer e saber aplicar diferentes métodos e técnicas de análise de dados qualitativos.
  • Desenvolver as competências de reflexão crítica e debate.

Na parte B – Investigação quantitativa:

  • Proceder a tratamento preliminar exploratório de dados quantitativos (data screening);
  • Descrever a informação disponível com base na estatística descritiva;
  • Aplicar métodos de análise estatística inferencial;
  • Interpretar os resultados dos diversos testes estatísticos, paramétricos e não paramétricos, realizados num software de análise de dados como o SPSS, o JASP e o R.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

n.a.

Programa

Parte A – Investigação Qualitativa

  1. Metodologias qualitativas de recolha de dados: entrevista qualitativa (individual, focus group, histórias de vida), observação e pesquisa documental;
  2. A análise de dados em Investigação Qualitativa:
    1. Procedimentos de preparação dos dados;
    2. Tipos de análise de dados qualitativos.
  3. A qualidade da investigação qualitativa:
    1. Considerações éticas e metodológicas;
    2. Aplicabilidade dos critérios de objetividade, fidelidade, validade e generalização à investigação qualitativa.


Parte B – Investigação Quantitativa

  1. Análise de dados quantitativos

  2. Distribuições e estatística descritiva

  3. Estatística inferencial, amostra e população

  4. Medidas de correlação e de associação entre duas variáveis

  5. Regressão linear

  6. Diferenças entre grupos

  7. Extensões na análise estatística (regressões multilevel, regressões multinomiais, análise fatorial, análise discriminante).

 

 

Bibliografia Obrigatória

Albarello Luc 070; Práticas e métodos de investigação em ciências sociais. ISBN: 972-662-554-8
Bachman Ronet; The^practice of research in criminology and criminal justice. ISBN: 0-7619-8706-1
Bardin Laurence; Análise de conteúdo. ISBN: 978-972-44-1320-4
Flick Uwe; Métodos qualitativos na investigação científica. ISBN: 972-9413-67-3
Foddy William 1942-; Como perguntar. ISBN: 972-8027-54-0
Mason Jennifer; Qualitative researching. ISBN: 0-8039-8986-5
Bachman, Ronet e Raymond Paternoster; Statistical Methods for Criminology and Criminal Justice, McGraw-Hill, 2003. ISBN: 0-07-251844-8
Bushway Shawn 340; Quantitative methods in criminology. ISBN: 0-7546-2446-3
Field Andy; Discovering statistics using IBM SPSS Statistics and sex and drugs and rock.n.roll. ISBN: 978-14462-4918-5
Marôco, João; Análise estatística com o PASW Statistics (ex-SPSS). ISBN: 9789899676305
Weisburd David; Statistics in criminal justice. ISBN: 978-0-387-34112-5
King Roy D. 340; Doing research on crime and justice. ISBN: 978-0-19-928762-8
Linneman, T.; Social Statistics: Managing data, conducting analyses, presenting results, Routledge, 2014. ISBN: 978-0-415-66147-8

Bibliografia Complementar

Blumer Herbert; Symbolic interactionism. ISBN: 0-520-05676-0
Denzin Norman K.; Interpretive interactionism. ISBN: 0-8039-3003-8
Denzin Norman K.; Handbook of qualitative research. ISBN: 0-8039-4679-1
Fowler Jr. Floyd J.; Survey research methods. ISBN: 0-7619-2191-5
Hagan Frank E.; Research methods in criminal justice and criminology. ISBN: 0-205-44739-2
Howell, David; Statistical Methods for Psychology, Belmont: Thomson Wadsworth, 2007
Pestana Maria Helena 1958-; Análise de dados para ciências sociais. ISBN: 972-618-391-X
Wilcox, Rand; Modern Statistics for the Social and Behavioral Sciences, CRC Press, 2017. ISBN: 978-1-4987-9678-1

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Nas aulas serão apresentados e explicados os conteúdos programáticos, os quais serão discutidos com recurso a exercícios de aplicação e à exploração de casos concretos de investigação quantitativa e qualitativa.

No caso das técnicas de análise quantitativa, os estudantes acompanharão as aulas com o computador, realizando as técnicas de análise abordadas e seguindo exemplos tutoriais fornecidos pelo docente.

Software

JASP
R
IBM SPSS Statistics

Palavras Chave

Ciências Sociais > Criminologia
Ciências Físicas > Matemática > Estatística

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Exame 100,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Time (Hours)
Estudo autónomo 114,00
Frequência das aulas 48,00
Total: 162,00

Eligibility for exams

n.a.

Calculation formula of final grade

A classificação final na unidade curricular corresponde à obtida na prova escrita de exame final.

Provas e trabalhos especiais

Cf. regulamentos.

Trabalho de estágio/projeto

n.a.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Cf. Regulamentos gerais em vigor na FDUP e na UP.

Melhoria de classificação

A avaliação para efeitos de melhoria de classificação exige a realização de uma prova de exame escrito nas épocas estabelecidas como elegíveis pelos regulamentos de avaliação vigentes, prevalecendo a classificação alcançada na melhoria se for superior à anteriormente obtida.

Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2024 © Faculdade de Direito da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-09-27 às 01:27:13 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias