Modelos de Polícia
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Criminologia |
Ocorrência: 2018/2019 - 1S (de 17-09-2018 a 14-12-2018)
Ciclos de Estudo/Cursos
| Acronym |
No. of students |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Credits UCN |
Credits ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| C |
39 |
Plano Oficial LCRI |
4 |
- |
6 |
- |
|
Língua de trabalho
Português
Objectives
No final da Unidade Curricular (UC), os/as alunos/as deverão ser capazes de:
1. Compreender as origens do modelo policial contemporâneo a partir da análise histórica das distintas formas de polícia em diferentes momentos e circunstâncias sociais e politicas;
2. Perceber a evolução do conceito de segurança e a sua relação com o poder, analisando a forma como o mesmo se manifesta nos modelos de polícia;
3. Compreender o papel e o funcionamento da segurança privada em relação com a segurança pública nas sociedades contemporâneas: a governança da segurança;
4. Conhecer e distinguir diferentes modelos de polícia e de policiamento teóricos contemporâneos, numa perspetiva orgânica e funcional;
5. Conhecer a história e a organização atual de alguns dos principais modelos de polícia implementados, bem como refletir criticamente sobre os mesmos;
6. Compreender de forma aprofundada a evolução da organização e funcionamento do modelo de polícia português, refletindo criticamente sobre o mesmo numa perspetiva sistémica.
Resultados de aprendizagem e competências
Pretende-se que os/as discentes compreendam o conceito de policia, os seus modelos e as suas mudanças e evolução até aos nossos dias. A dinâmica de construção dos modelos de polícia é realçada e ilustrada através do contacto com alguns dos modelos implementados mais relevantes, perspetivados histórica e culturalmente, com especial ênfase no português.
Modo de trabalho
Presencial
Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)
Não aplicável.
Programa
1. O objeto de estudo policia: conceito jurídico e conceito sociológico.
2. O Estado e a emergência de novas políticas de segurança – a governança da segurança: os seus atores e o seu reflexo nos atuais modelos de polícia.
3. As origens do modelo policial contemporâneo: análise histórica.
4. Modelos de polícia:
4.1. Modelos teóricos:
- O conceito de modelo: a sua complexidade e o seu caráter dinâmico;
- Diferentes modelos teóricos.
4.2. Modelos implementados:
- Modelos europeus;
- Modelos norte-americanos;
- Modelos sul-americanos;
- Outros modelos.
5. O modelo de polícia português: conceito, evolução histórica, análise orgânica e funcional.
Bibliografia Obrigatória
Bayley David H.;
Police for the future. ISBN: 0-19-510458-7
Bittner, E. ; Aspects of Police Work, 1992 (Boston: Northeastern University Press.)
Congresso de Investigação Criminal "Modelos de Polícia e investigção criminal a relação entre;
Modelos de policia e investigação criminal. ISBN: 978-989-95755-0-9
Newburn Tim 340;
Handbook of policing. ISBN: 978-1-84392-323-7
Oliveira, J. F.; As Políticas de Segurança e os Modelos de Policiamento, 2006 (Coimbra: Almedina)
Recasens Amadeu;
La^seguridad y sus políticas. ISBN: 978-84-96758-26-1
Bibliografia Complementar
Brodeur, J. P. ; The Policing Web, 2010 (Oxford: University Press.)
Robert Philippe 1939-;
O^cidadão, o crime e o Estado. ISBN: 972-46-1339-9
Teixeira, N. S. ; Estudo para a reforma do modelo de organização do sistema de segurança interna., 2006 (Instituto Português de Relações Internacionais – Universidade Nova de Lisboa.)
Valente, M. ; II Colóquio de Segurança Interna. Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna. , 2006 (Coimbra: Almedina.)
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teórico-práticas, combinando-se a exposição dos conteúdos com a elaboração e a apresentação de trabalhos nas aulas. Privilegiar-se-á, nesta última, o trabalho em pequenos grupos, centrado na análise e discussão de diferentes modelos de polícia implementados.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Designação |
Peso (%) |
| Exame |
75,00 |
| Trabalho escrito |
25,00 |
| Total: |
100,00 |
Componentes de Ocupação
| Designação |
Time (Hours) |
| Apresentação/discussão de um trabalho científico |
8,00 |
| Estudo autónomo |
77,00 |
| Frequência das aulas |
52,00 |
| Trabalho escrito |
25,00 |
| Total: |
162,00 |
Eligibility for exams
- Para ter aprovação à UC, o/a aluno/a terá de:
- Realizar a avaliação distribuída (AD) e o exame final (EF);
- Obter pelo menos 8 valores em cada um dos componentes de avaliação (AD e EF);
- Obter uma nota ponderada final dos dois elementos de avaliação igual ou superior a 10 valores.
- A não realização da avaliação distribuída durante o semestre impede a realização do exame final na época normal e de recurso.
- O exame final pode ser realizado na época de recurso, considerando-se a nota obtida na avaliação distribuída (desde que igual ou superior a 8 valores), caso o/a estudante tenha faltado à época normal.
Calculation formula of final grade
Classificação Final = 0,25xAD + 0,75xEF
Provas e trabalhos especiais
A AD consiste num trabalho escrito, realizado por pequenos grupos de alunos/as, sobre um dos temas propostos pelos docentes.
O trabalho deverá ser entregue em data estipulada pelos docentes (data próxima do final do semestre).
A realização do trabalho é obrigatória, sendo a classificação obtida nesta componente considerada no apuramento da classificação final nas épocas de exame normal e de recurso.
Trabalho de estágio/projeto
Não aplicável.
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Nos termos dos regulamentos aplicáveis.
Melhoria de classificação
A melhoria de classificação é realizada por exame final, sendo o elemento de avaliação distribuída ponderado no apuramento da classificação final.
Observações
Bibliografia principal:
- Ponsaers, P. (2001). Reading about “community (oriented) policing” and police models. Policing: An International Journal of Police Strategies & Management, 24(4), 470-497.
- Reisig, M., & Kane, R. (2014). The Oxford Handbook of Police and Policing. New York: Oxford University Press.