| Código: | C200 | Acronym: | SCS |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Criminologia |
| Ativa? | Sim |
| Curso/CE Responsável: | Criminologia |
| Acronym | No. of students | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Credits UCN | Credits ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| C | 79 | Plano Oficial LCRI | 2 | - | 6 | - |
Distinguir, em cada um dos modelos sociais ocidentais, os tipos e formações de controlo social.
Compreender os conceitos e teorias do controlo social. compreender, de forma integrada, o sistema de justiça criminal e o controlo social.
Compreender o funcionamento da ordem, do desvio e do controlo nas sociedades ocidentais
Os discentes devem ser capazes, no final do semestre, de identificar e distinguir os diferentes sistemas de controlo das sociedades ocidentais modernas e pós-modernas, refletindo criticamente sobre os mesmos. Devem ainda ser capazes de compreender os mecanismos dinâmicos de construção do controlo social.
1. Conceito e teoria dos sistemas. Aplicação ao controlo social.
2. Conceito de controlo social: normatividades e suas tipologias; regulação, "governance", "managerialism" e o fenómeno criminal.
3. O triângulo da Criminologia: Norma-Desvio-Controlo.
4. Os grandes sistemas: controlo social formal e informal.
5. Sistema de Justiça Criminal e controlo social. O sistema integrado de Justiça Criminal: norma, polícia, justiça e execução penal.
6. A evolução do controlo social no Estado moderno:
7. As teorias do controlo social:
a) os trabalhos europeus: Durkheim, Weber, Simmel e Engels.
b) a passagem para os EUA: o estruturo-funcionalismo; a Escola de Chicago
c) as teorias das subculturas, interaccionistas e da etiquetagem
d) regresso à Europa: Foucault e o poder disciplinar
e) a Criminologia crítica
f) Cohen: alargamento da rede de controlo
g) A Nova Penologia - Feeley & Simon
h) Garland e a cultura do controlo
i) Risco, crime e controlo
j) governing through crime
Aulas teórico-práticas, combinando a exposição dos conteúdos com a realização de exercícios de aplicação dos conhecimentos transmitidos. Privilegiar-se-á, nesta última, o trabalho em pequenos grupos, centrado na análise e discussão de textos científicos e de outras fontes documentais previamente preparados por cada estudante.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Exame | 100,00 |
| Total: | 100,00 |
Nos termos dos regulamentos aplicáveis.
Nos termos dos regulamentos aplicáveis.
Nos termos dos regulamentos aplicáveis.
Nos termos dos regulamentos aplicáveis
Bibliografia: Brodeur, J.-P., & Landreville, P. (1979). Finalités du système de l'adiministration de la justice pénale et planification des politiques. Montréal: Université de Montréal. Feeley, M. e Simon, J. (1992). "The new Penology: notes on the emerging strategy of corrections and its implications". Criminology, 30(4), 449-474 Hulsman, L. (1981). "Une perspective abolitionniste du système de justice pénal et un chéma d'approche des situations problématiques". In: Ch. Debuyst (direct.), Dangérosité et justice pénale: ambiguité d'une pratique. Col. Déviance et Société. Genéve: Médicine et Hygiène. Hudson, B. (1997). "Social control". In: Mike Maguire, Rod Morgan e Robert Reiner (eds), The Oxford Handbook of Criminology. Oxford: Clarendon Press. Rocher, G. (1988). Talcott Parsons et la sociologie américaine. Versão electrónica em http://www.uqac.uquebec.ca/zone30/Classiques_des_sciences_sociales/index.html
Horário de atendimento aos alunos da Mestre Rita Faria: quartas-feiras, entre as 14h.30 e as 15h.30. Solicita-se o envio prévio de e-mail.