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Publicações

A emergência dos comportamentos de obediência e de desobediência: Relação com as estratégias de controlo materno

Título
A emergência dos comportamentos de obediência e de desobediência: Relação com as estratégias de controlo materno
Tipo
Artigo em Revista Científica Internacional
Ano
2014
Autores
Cruz, O
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Pereira, AP
(Autor)
Outra
A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. A pessoa não pertence à instituição. Sem AUTHENTICUS Sem ORCID
Moreira, E
(Autor)
Outra
Revista
Vol. 23
Página Final: 153
ISSN: 0874-2049
Outras Informações
ID Authenticus: P-00N-MGA
Abstract (EN): <jats:p>A aprendizagem da auto-regulação inicia-se precocemente no contexto das interacções sociais que a criança mantém com os adultos que lhe são mais próximos. Este artigo apresenta um estudo sobre a emergência dos comportamentos de obediência e de desobediência da criança, observados numa situação de arrumação de brinquedos, e sua relação com os comportamentos de controlo maternos. Participaram nesta investigação 120 mães e respectivos filhos com idades compreendidas entre 14 e 49 meses, homogeneamente distribuídos por género e seleccionados aleatoriamente a partir de 30 salas de creche. Os resultados revelam a influência diferencial da idade das crianças, bem como dos comportamentos de controlo utilizados pelas mães, na determinação da qualidade dos comportamentos de obediência e de desobediência das crianças. À medida que a idade aumenta, as crianças apresentam menos comportamentos de desobediência passiva, e mais comportamentos de recusa simples e de negociação. A obediência situacional é explicada pelo uso de ordens específicas e de estratégias directivas por parte da mãe, sendo que os quatro comportamentos de desobediência das crianças aparecem associados a diferentes estratégias de controlo materno.DOI: http://dx.doi.org/10.17575/rpsicol.v23i2.334</jats:p>
Idioma: Inglês
Tipo (Avaliação Docente): Científica
Documentos
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