Você está em: Início > Notícias > Curso De Direito Do Futebol

Curso De Direito Do Futebol

DE 1 DE FEVEREIRO A 13 DE ABRIL DE 2019

OBJETIVOS

Com o "Curso de Direito do Futebol" a Faculdade de Direito da Universidade do Porto e o Centro de Investigação Jurídico-Económica da FDUP pretendem alargar a oferta de cursos de formação especializada não conferentes de grau, posicionando-se numa área complexa e atual, transversal a várias áreas do Direito, e com uma relevante dimensão interdisciplinar.

Pelo programa e pela experiência e funções desempenhadas pelo corpo docente, o curso destaca-se pelo caráter eminentemente prático e especializado do saber transmitido e por uma relevante dimensão internacional, traduzida na presença de atuais e anteriores representantes da ECA, UEFA e FIFA.

PROGRAMA, FORMADORES E HORÁRIO

CONFERÊNCIA DE ABERTURA - 1 FEVEREIRO, 16H00

Cartaz Conferência Abertura

DURAÇÃO

90 horas de formação presencial (parte letiva), a que acrescem 4 horas da conferência de abertura, perfazendo um total de 94 horas de formação presencial.

Está prevista a realização de uma conferência de encerramento para apresentação e discussão pelos estudantes dos trabalhos de avaliação realizados e cuja duração dependerá do número de estudantes participantes.

DESTINATÁRIOS

O Curso sobre Direito do Futebol é um curso de formação especializada transversal a várias áreas do Direito com uma relevante dimensão interdisciplinar. Apesar do conteúdo eminentemente jurídico do curso, a licenciatura em Direito não é condição de admissão, embora seja um critério preferencial de seleção e seriação das candidaturas.

Considerando o plano de estudos definido, a abordagem eminentemente prática e as características do seu corpo docente é, por isso, abrangente quanto aos seus destinatários. Dirige-se assim, preferencialmente, a juristas e a alunos finalistas da Licenciatura em Direito, mas também a todos aqueles que, pela sua experiência profissional como colaboradores de clubes desportivos, sociedades desportivas, ligas profissionais e federações desportivas, e como dirigentes desportivos, gestores desportivos e intermediários, lidem com questões relacionadas com o Direito do Futebol.

CRÉDITOS: 10 ECTS (em processo de creditação)

VAGAS

O numerus clausus é constituído por 50 vagas, dependendo o funcionamento do curso do preenchimento de 30 vagas.

CERITIFICADOS

Está prevista a possibilidade de atribuição, em alternativa, de um de dois certificados, desde que reunidas as respetivas condições de atribuição:

1. O Certificado do Curso, que depende da satisfação cumulativa de dois requisitos: (i) frequência de, pelo menos, 75% da parte letiva; (ii) e a aprovação no trabalho apresentado. Os trabalhos que mereçam uma classificação igual ou superior a 16 valores serão incluídos no e-book do curso, a publicar pelo CIJE, com o ISBN da Universidade do Porto.

ou

1. O Certificado de Frequência, que depende exclusivamente da frequência de pelo menos 75% da parte letiva (quando o estudante não obtenha uma classificação positiva no trabalho realizado, a sua assiduidade permitir-lhe-á a obtenção de um Certificado de Frequência).

PROPINAS

• Público em geral: 700 euros + seguro escolar (2¤)
  • Antigos estudantes dos cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento da FDUP: 550 euros + seguro escolar (2¤)
  • Estudantes finalistas do Curso de Licenciatura em Direito e estudantes de Mestrado ou Doutoramento da FDUP: 350 euros

- Modalidades de pagamento disponíveis: na integra ou em duas prestações, uma a pagar no ato de inscrição e outra até ao dia 15 de março.

Formulário de Inscrição (word) ; Formulário de Inscrição (pdf)

NOTA INFORMATIVA DO CURSO
Nota informativa sobre o curso direito do futebol

Coordenação Científica

Prof.ª Doutora Juliana Ferraz Coutinho

Dr. Nuno Santos Rocha

Dr. Ricardo Morgado

SERVIÇOS ACADÉMICOS DA FDUP

Secção de Formação Contínua, Pós-Graduações, Mestrados e Doutoramentos

Atendimento telefónico (22 204 16 00): 2ª e 4ª das 10:00 às 12:00;

Atendimento presencial: 3ª e 5ª das 16:00 às 18:00

Email: posgrad@direito.up.pt

Copyright 1996-2024 © Faculdade de Direito da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2024-07-18 às 21:11:02 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias