Você está em: Início > Notícias > Provas de acesso à Licenciatura em Criminologia para Maiores de 23 anos

Provas de acesso à Licenciatura em Criminologia para Maiores de 23 anos

Ano letivo 2017/2018

DESTINATÁRIOS:

Podem inscrever-se para a realização das provas os candidatos que:

a) Tenham completado 23 anos até 31 de Dezembro de 2016;

b) Não sejam titulares da habilitação de acesso para o ciclo de estudos pretendido;

c) É admitida a inscrição de candidatos que sejam titulares de curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente, desde que não tenham realizado prova de capacidade, ou seja, não possuam habilitação de acesso para o mesmo curso no mesmo ano letivo.

d) É ainda admitida a inscrição de candidatos que, sendo titulares de um curso superior, não possuam habilitações de acesso para o ciclo de estudos a que se candidatam no mesmo ano letivo.

INSCRIÇÃO:

A inscrição é efetuada junto dos serviços académicos (das 10h às 15.30 horas) da Faculdade de Direito da Universidade do Porto mediante o pagamento da taxa devida e a entrega dos seguintes documentos:

a) Requerimento ( Modelo)
b) Certificado de habilitações;
c) Ficha ENES, para os titulares de um curso superior;
d) Currículum escolar e profissional, segundo o modelo do CV Europeu; (CV Europeu e Instruções)
e) Fotocópia do Cartão de Cidadão ou do Bilhete de Identidade;
f) Procuração (se não for o próprio a entregar a documentação) (Modelo)
g) Declaração sob compromisso de honra de que o candidato não é titular de habilitação de acesso ao ensino superior; (Modelo)
h) Outros documentos que o candidato considere relevantes para demonstrar a sua formação e experiência profissional.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO DA CANDIDATURA:

O processo de avaliação integra, realizadas por esta ordem, as seguintes componentes:

a) Uma prova teórica escrita de avaliação de conhecimentos e competências considerados indispensáveis ao ingresso e progressão no curso de licenciatura em Criminologia, de acordo com programa em anexo;

b) A apreciação do curriculum escolar e profissional do candidato;

c) A avaliação das motivações do candidato através da realização de uma entrevista.

Os candidatos que na prova teórica escrita tenham uma classificação inferior a 7 pontos, ou que faltem ou desistam, são desde logo eliminados do processo de avaliação, tornando desnecessária a realização das restantes provas.

DECISÃO FINAL e CLASSIFICAÇÃO:

a) Prova teórica escrita - 50% da classificação final;
b) Apreciação do currículo escolar e profissional - 25% da classificação final;
c) Entrevista - 25% da classificação final. A decisão de aprovação ou não aprovação traduz-se numa classificação da escala numérica inteira de 0-20 e é o resultado da avaliação global dos elementos referidos. Consideram-se aprovados os candidatos que fiquem no intervalo de 9,5 a 20.
d) A decisão final é tornada pública através de uma pauta com os resultados, afixada na FDUP e divulgada no sistema de informação;
e) Das deliberações do júri não cabe recurso.

CALENDÁRIO:

Candidaturas na Faculdade de Direito da U.P. - De 1 a 19 de maio de 2017;

Prova teórica escrita - 8 de junho de 2017 , às 14h30;

Entrevistas - 29 e 30 de junho de 2017;

Publicação dos resultados finais - 7 de julho de 2017;

Reapreciação - 72 horas contadas a partir da afixação dos resultados finais e dirigido ao presidente do júri.

Local das provas - Faculdade de Direito da U.P.

TAXAS

Inscrição - 30 euros (ponto 19.2 da Tabela de Emolumentos)
Reapreciação da classificação obtida - 80 euros (ponto 4.4 da Tabela de Emolumentos)

NOTAS:

Este anúncio não dispensa a consulta da seguinte informação:
Decreto-Lei n.º 64/2006, de 21 de março;
Regulamento de provas especialmente destinadas a avaliar a capacidade para a frequência da Universidade do Porto por candidatos maiores de 23 anos aprovado em 19 de março de 2010.

A aprovação nas provas especialmente adequadas a avaliar a capacidade para frequência do Ensino Superior não confere, por si só, o direito à matrícula e inscrição na licenciatura em Criminologia desta Faculdade, ficando sujeito à realização de candidatura ao concurso especial de acesso ao ensino superior de candidatos titulares das provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos.

Prova e Bibliografia

Porto, FDUP, 28 de abril de 2017

O Diretor da Faculdade de Direito
Prof. Doutor Miguel Pestana de Vasconcelos