Você está em: Início > Notícias > Seminário Ibérico Crédito Responsável e a Diretiva 2014/17/UE

Seminário Ibérico Crédito Responsável e a Diretiva 2014/17/UE

9 de abril 2018 - Anf 1.01 FDUP

Seminário Ibérico  Crédito Responsável e a Diretiva 2014/17/UE

9 de abril de 2018 - anfiteatro 1.01 Faculdade de Direito da Universidade do Porto
Organização: CIJE / FDUP; Càtedra Jean Monnet de Dret Privat Europeu / Universidade de Barcelona

“A crise financeira mostrou que o comportamento irresponsável de alguns participantes no mercado pode minar os alicerces do sistema financeiro, provocando desconfiança entre todas as partes, em especial nos consumidores, com consequências sociais e económicas potencialmente graves. Muitos consumidores perderam a confiança no setor financeiro e os mutuários têm cada vez mais dificuldade em reembolsar os seus empréstimos, daí resultando um aumento das situações de incumprimento e de venda coerciva do imóvel” (considerando 3, Diretiva 2014/17/UE).

Foi com esta consciência que o legislador europeu traçou novas regras para os contratos de crédito garantidos por hipoteca, ou por outra garantia equivalente, sobre imóveis de habitação, contratos de crédito à habitação, bem como para os contratos de crédito cuja finalidade seja financiar a aquisição ou a manutenção de direitos de propriedade sobre terrenos ou edifícios já existentes ou projetados, transpostas para o direito nacional pelo Decreto-Lei n.º 74-A/2017, de 23 de junho. Salienta-se o disposto relativamente à formação do contrato e, antes mesmo da celebração do contrato, as regras que disciplinam as informações pré-contratuais e a avaliação da solvabilidade do consumidor e, posteriormente, as consequências do incumprimento.  São também pertinentes os limites impostos aos contratos em sede de cláusulas contratuais gerais e de taxas de juros, bem como o regime da passagem do tempo sobre contratos duradouros. São estas as matérias que irão ser desenvolvidas pelos oradores neste seminário, tendo por “pano de fundo” a directiva de 2014 e o direito nacional dos dois estados europeus representados no encontro.

Coordenação científica:

Maria Raquel Guimarães

Esther Arroyo y Amayuelas

CONSULTE O PROGRAMA COMPLETO DO SEMINÁRIO

ENTRADA LIVRE

INSCRIÇÃO OBRIGATÓRIA Aqui

Copyright 1996-2018 © Faculdade de Direito da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z  I Livro de Visitas
Página gerada em: 2018-10-22 às 18:01:51 | Política de Utilização Aceitável | Política de Proteção de Dados Pessoais