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Comportamento Antissocial e Criminal

Código: MC118     Acronym: CAC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Criminologia

Ocorrência: 2024/2025 - 1S (de 16-09-2024 a 20-12-2024) Ícone do Moodle

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Mestrado em Criminologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Acronym No. of students Plano de Estudos Anos Curriculares Credits UCN Credits ECTS Horas de Contacto Horas Totais
MC 45 Plano Oficial do ano letivo 2017 1 - 3 - 81

Língua de trabalho

Português - Suitable for English-speaking students

Objectives

Com esta UC pretende-se que os estudantes aprofundem conhecimento no domínio da Criminologia etiológica e diferencial, e contactem diretamento com os principais trabalhos produzidos no âmbito do estudo  do comportamento antissocial e criminal.

Para cada um dos modelos e perspetivas abordados, serão estudados textos fundacionais, bem como investigação empírica recente segundo a perspetiva, dando a conhecer em primeira mão os escritos originais dos autores.

Finalmente, os estudantes deverão reconhecer a interdisciplinaridade da Criminologia, através do contacto com modelos recentes integradores. 

Resultados de aprendizagem e competências

Após uma breve introdução crítica a conceitos chave no domínio do estudo do comportamento antissocial (Aula I), os conteúdos programáticos pretendem aprofundar fundamentos das principais teorias criminológicas (Aula II), destacando os principais contributos da criminologia do desenvolvimento (Aulas III-IV) e aplicação de métodos longitudinais (Aula V) e experimentais na testagem dos fundamentos teóricos subjacentes (Aula VI). Através da abordagem de múltiplas escolas, salientando questões fundamentais do levantamento de hipóteses e subsquente testagem empírica, os estudantes serão capazes de apreender a multiplicidade de orientações teóricas que caracterizam o estudo da etiologia do comportamento antissocial e criminal e valorizar os esforços recentes no sentido de alcançar perspetivas teóricas complexas, transdisciplinares, desenvolvimentais e multi-nivel. Finalmente, pretende-se, com os módulos finais, munir os estudantes com as ferramentas conceptuais que lhes permitam estudar e compreender de forma aprofundada as publicações integradoras mais recentes acerca da origem e manutenção do comportamento antissocial.


Esta é uma unidade curricular em que se pretende que os estudantes adquiram conhecimento teórico acerca das principais teorias etiológicas do comportamento antisocial, bem como explorar as suas limitações e formas de colocar esse conhecimento à prova através de procedimentos científicos adequados. 

Pretende-se ainda que os estudantes sejam capazes de realizar análises críticas avançadas, à luz da matéria abordada e do seu background específico. Deste modo, pede-se a elaboração de um trabalho prático de recensão crítica, que será considerado como elemento de avaliação e que será apresentado em aula.

Modo de trabalho

Presencial

Pré-requisitos (conhecimentos prévios) e co-requisitos (conhecimentos simultâneos)

NA

Programa

I - Norma, desvio, comportamento antissocial e crime.
     Principais técnicas de medida de comportamentos antissocial (vantagens e desvantagens)
              Dados oficiais de crimes
              Autorrelatos de comportamento antissocial
              Técnicas de observação

II - Breve referência às principais teorias na criminologia

      Foco nas teorias de controlo

              Teoria do controlo social (Hirschi, 1969)

              Teoria Geral do Crime (Gottfredson & Hirschi, 1990)

III – Criminologia do desenvolvimento

              Conceitos chave na perspectiva desenvolvimental

              Trajetórias criminais

              Fatores de risco e de proteção

IV – Criminologia do desenvolvimento

              Taxonomia desenvolvimental de Moffitt (1993) 

              Teoria ICAP de Farrington (2005)  

V – Testagem de teorias

      Importância de estudos longitudinais e análise intra-sujeitos nos estudos etiológicos do comportamento antissocial;


VI – Testagem de teorias

      Importância de estudos experimentais em laboratório e no terreno nos estudos etiológicos do comportamento antissocial;

      Relevância da aplicação de experiências de campo no teste de relações de causa-efeito.

Bibliografia Obrigatória

Beaver, K., M., & Walsh, A ; Biosocial Theories of Crime, Ashgate, 2010
Blair James; The^psychopath. ISBN: 978-0-631-23336-7
Glicksohn Joseph 340; The^neurobiology of criminal behavior. ISBN: 0-7923-7674-9
Patrick Christopher J. 340; Handbook of psychopathy. ISBN: 1-59385-591-5
Walsh, A; Hemmens, C. ; Introduction to Criminology: A text/reader, SAGE, 2014

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas essencialmente baseadas em key-readings. Os estudantes complementarão a exposição teórica nas aulas, com a consulta e estudo de “readings” influentes em cada um dos módulos abordados. Serão selecionados pelos docentes os papers de revisão teórica considerados mais representativos de cada um dos módulos abordados, que deverão ser estudados, de uma aula para a outra, pelos estudantes. Os readings constituirão a preparação para a exposição crítica a ser abordada em espaço de aula.

O trabalho prático será constituído por uma recensão crítica de artigos representativos dos  módulos abordados.

 

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Componentes de Avaliação

Designação Peso (%)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 25,00
Exame 75,00
Total: 100,00

Componentes de Ocupação

Designação Time (Hours)
Apresentação/discussão de um trabalho científico 7,50
Frequência das aulas 18,00
Total: 25,50

Eligibility for exams

A nota final será uma função da avaliação obtida no trabalho apresentado em aula (25%) e de um exame (75%).

Calculation formula of final grade

Nota final = 25% trabalho pratico
                  75% exame
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