| Código: | MC118 | Acronym: | CAC |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Criminologia |
| Ativa? | Sim |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado em Criminologia |
| Acronym | No. of students | Plano de Estudos | Anos Curriculares | Credits UCN | Credits ECTS | Horas de Contacto | Horas Totais |
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| MC | 45 | Plano Oficial do ano letivo 2017 | 1 | - | 3 | - | 81 |
Com esta UC pretende-se que os estudantes aprofundem conhecimento no domínio da Criminologia etiológica e diferencial, e contactem diretamento com os principais trabalhos produzidos no âmbito do estudo do comportamento antissocial e criminal.
Para cada um dos modelos e perspetivas abordados, serão estudados textos fundacionais, bem como investigação empírica recente segundo a perspetiva, dando a conhecer em primeira mão os escritos originais dos autores.
Finalmente, os estudantes deverão reconhecer a interdisciplinaridade da Criminologia, através do contacto com modelos recentes integradores.
Após uma breve introdução crítica a conceitos chave no domínio do estudo do comportamento antissocial (Aula I), os conteúdos programáticos pretendem aprofundar fundamentos das principais teorias criminológicas (Aula II), destacando os principais contributos da criminologia do desenvolvimento (Aulas III-IV) e aplicação de métodos longitudinais (Aula V) e experimentais na testagem dos fundamentos teóricos subjacentes (Aula VI). Através da abordagem de múltiplas escolas, salientando questões fundamentais do levantamento de hipóteses e subsquente testagem empírica, os estudantes serão capazes de apreender a multiplicidade de orientações teóricas que caracterizam o estudo da etiologia do comportamento antissocial e criminal e valorizar os esforços recentes no sentido de alcançar perspetivas teóricas complexas, transdisciplinares, desenvolvimentais e multi-nivel. Finalmente, pretende-se, com os módulos finais, munir os estudantes com as ferramentas conceptuais que lhes permitam estudar e compreender de forma aprofundada as publicações integradoras mais recentes acerca da origem e manutenção do comportamento antissocial.
Esta é uma unidade curricular em que se pretende que os estudantes adquiram conhecimento teórico acerca das principais teorias etiológicas do comportamento antisocial, bem como explorar as suas limitações e formas de colocar esse conhecimento à prova através de procedimentos científicos adequados.
Pretende-se ainda que os estudantes sejam capazes de realizar análises críticas avançadas, à luz da matéria abordada e do seu background específico. Deste modo, pede-se a elaboração de um trabalho prático de recensão crítica, que será considerado como elemento de avaliação e que será apresentado em aula.
I - Norma, desvio, comportamento antissocial e crime.
Principais técnicas de medida de comportamentos antissocial (vantagens e desvantagens)
Dados oficiais de crimes
Autorrelatos de comportamento antissocial
Técnicas de observação
II - Breve referência às principais teorias na criminologia
Foco nas teorias de controlo
Teoria do controlo social (Hirschi, 1969)
Teoria Geral do Crime (Gottfredson & Hirschi, 1990)
III – Criminologia do desenvolvimento
Conceitos chave na perspectiva desenvolvimental
Trajetórias criminais
Fatores de risco e de proteção
IV – Criminologia do desenvolvimento
Taxonomia desenvolvimental de Moffitt (1993)
Teoria ICAP de Farrington (2005)
V – Testagem de teorias
Importância de estudos longitudinais e análise intra-sujeitos nos estudos etiológicos do comportamento antissocial;
VI – Testagem de teorias
Importância de estudos experimentais em laboratório e no terreno nos estudos etiológicos do comportamento antissocial;
Relevância da aplicação de experiências de campo no teste de relações de causa-efeito.
Aulas essencialmente baseadas em key-readings. Os estudantes complementarão a exposição teórica nas aulas, com a consulta e estudo de “readings” influentes em cada um dos módulos abordados. Serão selecionados pelos docentes os papers de revisão teórica considerados mais representativos de cada um dos módulos abordados, que deverão ser estudados, de uma aula para a outra, pelos estudantes. Os readings constituirão a preparação para a exposição crítica a ser abordada em espaço de aula.
O trabalho prático será constituído por uma recensão crítica de artigos representativos dos módulos abordados.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Apresentação/discussão de um trabalho científico | 25,00 |
| Exame | 75,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Time (Hours) |
|---|---|
| Apresentação/discussão de um trabalho científico | 7,50 |
| Frequência das aulas | 18,00 |
| Total: | 25,50 |