| Código: | MD115 | Acronym: | PCJP |
| Áreas Científicas | |
|---|---|
| Classificação | Área Científica |
| OFICIAL | Direito Privado |
| Ativa? | Não |
| Curso/CE Responsável: | Mestrado em Direito |
Esta unidade curricular tem por objectivo preparar os estudantes para a investigação e redacção de um estudo monográfico, no contexto das ciências jurídico-privatísticas. Espera-se que os estudantes adquiram competências ao nível da pesquisa bibliográfica, tratamento das fontes, delimitação e identificação de um objecto de estudo, capacidade de análise crítica, etc.
Os estudantes irão adquirir competências que lhes permitam redigir um estudo monográfico no contexto das ciências jurídico-privatísticas.
(F. Liberal Fernandes/M.R. Guimarães) I O contrato de trabalho 1. Relações individuais de trabalho 2. Relações colectivas de trabalho 3. Direito internacional e comunitário do trabalho 4. Direito da segurança social II Novos desafios na protecção dos consumidores 1. Contratos à distância 2. Comércio electrónico 3. Crédito ao consumo 4. Contratação massificada
( P.Tarso Domingues, H.Mota) Cfr. programa das respectivas unidades curriculares.
(Cfr. a bibliografia indicada nas aulas)
Uma primeira aula será leccionada na Biblioteca da FDUP, introduzindo os mestrandos aos recursos bibliográficos e aos recursos electrónicos existentes, bem como a metodologia básica que deverá estar na origem de um trabalho de investigação. — As sessões imediatamente posteriores funcionarão em regime de tutoria com vista ao acompanhamento dos trabalhos de investigação dos mestrandos e ao esclarecimento das dúvidas colocadas. — Terminados os primeiros trabalhos de investigação, dar-se-á início à apresentação dos mesmos trabalhos pelos alunos, bem como aos "contraditórios" respectivos, a cargo dos demais alunos e dos docentes responsáveis.
| Designação | Peso (%) |
|---|---|
| Participação presencial | 100,00 |
| Total: | 100,00 |
| Designação | Time (Hours) |
|---|---|
| Elaboração de relatório/dissertação/tese | 85,00 |
| Frequência das aulas | 15,00 |
| Total: | 100,00 |
A avaliação final dos mestrandos terá por base a prestação de cada um nas exposições orais, nos “contraditórios” e durante os trabalhos de investigação.
Os mestrandos escolherão um ou dois temas de investigação sobre os quais realizarão exposições orais de cerca de vinte minutos. — A exposição oral será acompanhada de um sumário desenvolvido escrito sobre a temática exposta. — Os alunos escolherão ainda, de entre os temas a desenvolver pelos demais, um ou dois temas em duas áreas científicas objecto de estudo para realizar uma análise crítica oral (“contraditório”) das exposições orais. O “contraditório” terá lugar imediatamente após a exposição oral respectiva.