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Métodos Qualitativos

Código: C209     Acronym: METQL

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Métodos de Investigação Científica

Ocorrência: 2008/2009 - 2S

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Criminologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Acronym No. of students Plano de Estudos Anos Curriculares Credits UCN Credits ECTS Horas de Contacto Horas Totais
C 30 Plano Oficial LCRI 2 - 6 -

Língua de trabalho

Português

Objectives

- Perspectivar historicamente a emergência e desenvolvimento da investigação qualitativa e de enquadrar as questões e os paradigmas epistemológicos e teóricos que a estruturam
- Conhecer as lógicas e estratégias que estruturam a investigação qualitativa, as etapas do processo de pesquisa e a sua respectiva natureza e dinâmica. Domínio do processo de investigação qualitativa, designadamente a ligação entre questões, metodologias e métodos, técnicas e procedimentos.
- Conhecer a aplicação dos métodos qualitativos no campo da investigação sobre o fenómeno criminal e a desviância, respectivo enquadramento teórico, relevância e desenvolvimentos.
- Conhecer os métodos de observação, entrevista e análise documental ao estudo das diferentes dimensões do fenómeno criminal.
- Conhecer os métodos de análise de dados qualitativos e as técnicas de análise de conteúdo.
- Adquirir as competências necessárias à análise e discussão dos diferentes tipos de dados e técnicas de análise qualitativos em Criminologia.
- Adquirir os conhecimentos e as competências metodológicas e técnicas básicas necessárias à concepção e operacionalização de um projecto de investigação qualitativa

Programa

I. Introdução à investigação qualitativa: abordagem teórica, epistemológica e metodológica.

1.As dificuldades de uma definição

2. Enquadramento teórico-epistemológico da investigação qualitativa

3. Breve abordagem histórica da emergência e desenvolvimento da investigação qualitativa


II-. A investigação qualitativa no estudo da desviância e do fenómeno criminal

1.Emergência e desenvolvimentos
2. Interaccionismo simbólico e etnometodologia


III- O Processo de Investigação Qualitativa

1. O planeamento da investigação

a) A importância da teoria na formulação das questões a investigar
b) A circularidade do processo de investigação – A “Grounded Theory”
c) A teoria como versão do mundo
d) Questões de base para definir o objecto de uma investigação
e) Estratégia de investigação: ligação entre questões, metodologias e métodos.

2. A entrada no terreno

3. Estratégias de amostragem

4. A recolha de dados

5. Análise e interpretação dos dados

IV. A Qualidade da investigação qualitativa: objectividade, fidelidade, validade e generalização.

V-Os métodos qualitativos de recolha de dados: entrevista qualitativa (individual, focus groups, histórias de vida); observação; análise documental

VI- Os métodos e técnicas qualitativos de análise e de interpretação dos dados e iniciação a programas computorizados de análise qualitativa.

VII- Investigação qualitativa e investigação quantitativa: modelos e estratégias de combinação


Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

A distribuição equivalente do tempo de contacto entre aulas teóricas e sessões práticas de laboratório (PL) e de TC (trabalho de campo), é justificada pela necessidade de desenvolver e de aplicar os conhecimentos adquiridos. As aulas teóricas serão de tipo expositivo, apresentando conhecimentos que permitam dominar os métodos qualitativos e a especificidade da sua aplicação na Criminologia. Nas sessões PL serão efectuados exercícios práticos de planeamento e de execução (em pequenos grupos) de uma investigação qualitativa. O trabalho de campo permitirá o treino dos métodos qualitativos de recolha de dados, em particular da entrevista e da observação

Tipo de avaliação

Avaliação distribuída com exame final

Observações

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