Métodos Qualitativos
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Métodos de Investigação Científica |
Ocorrência: 2008/2009 - 2S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Acronym |
No. of students |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Credits UCN |
Credits ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| C |
30 |
Plano Oficial LCRI |
2 |
- |
6 |
- |
|
Língua de trabalho
Português
Objectives
- Perspectivar historicamente a emergência e desenvolvimento da investigação qualitativa e de enquadrar as questões e os paradigmas epistemológicos e teóricos que a estruturam
- Conhecer as lógicas e estratégias que estruturam a investigação qualitativa, as etapas do processo de pesquisa e a sua respectiva natureza e dinâmica. Domínio do processo de investigação qualitativa, designadamente a ligação entre questões, metodologias e métodos, técnicas e procedimentos.
- Conhecer a aplicação dos métodos qualitativos no campo da investigação sobre o fenómeno criminal e a desviância, respectivo enquadramento teórico, relevância e desenvolvimentos.
- Conhecer os métodos de observação, entrevista e análise documental ao estudo das diferentes dimensões do fenómeno criminal.
- Conhecer os métodos de análise de dados qualitativos e as técnicas de análise de conteúdo.
- Adquirir as competências necessárias à análise e discussão dos diferentes tipos de dados e técnicas de análise qualitativos em Criminologia.
- Adquirir os conhecimentos e as competências metodológicas e técnicas básicas necessárias à concepção e operacionalização de um projecto de investigação qualitativa
Programa
I. Introdução à investigação qualitativa: abordagem teórica, epistemológica e metodológica.
1.As dificuldades de uma definição
2. Enquadramento teórico-epistemológico da investigação qualitativa
3. Breve abordagem histórica da emergência e desenvolvimento da investigação qualitativa
II-. A investigação qualitativa no estudo da desviância e do fenómeno criminal
1.Emergência e desenvolvimentos
2. Interaccionismo simbólico e etnometodologia
III- O Processo de Investigação Qualitativa
1. O planeamento da investigação
a) A importância da teoria na formulação das questões a investigar
b) A circularidade do processo de investigação – A “Grounded Theory”
c) A teoria como versão do mundo
d) Questões de base para definir o objecto de uma investigação
e) Estratégia de investigação: ligação entre questões, metodologias e métodos.
2. A entrada no terreno
3. Estratégias de amostragem
4. A recolha de dados
5. Análise e interpretação dos dados
IV. A Qualidade da investigação qualitativa: objectividade, fidelidade, validade e generalização.
V-Os métodos qualitativos de recolha de dados: entrevista qualitativa (individual, focus groups, histórias de vida); observação; análise documental
VI- Os métodos e técnicas qualitativos de análise e de interpretação dos dados e iniciação a programas computorizados de análise qualitativa.
VII- Investigação qualitativa e investigação quantitativa: modelos e estratégias de combinação
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
A distribuição equivalente do tempo de contacto entre aulas teóricas e sessões práticas de laboratório (PL) e de TC (trabalho de campo), é justificada pela necessidade de desenvolver e de aplicar os conhecimentos adquiridos. As aulas teóricas serão de tipo expositivo, apresentando conhecimentos que permitam dominar os métodos qualitativos e a especificidade da sua aplicação na Criminologia. Nas sessões PL serão efectuados exercícios práticos de planeamento e de execução (em pequenos grupos) de uma investigação qualitativa. O trabalho de campo permitirá o treino dos métodos qualitativos de recolha de dados, em particular da entrevista e da observação
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Observações
Bibliografia
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