Modelos de Intervenção em Criminologia I
| Áreas Científicas |
| Classificação |
Área Científica |
| OFICIAL |
Criminologia |
Ocorrência: 2011/2012 - 1S
Ciclos de Estudo/Cursos
| Acronym |
No. of students |
Plano de Estudos |
Anos Curriculares |
Credits UCN |
Credits ECTS |
Horas de Contacto |
Horas Totais |
| C |
51 |
Plano Oficial LCRI |
3 |
- |
6 |
- |
|
Língua de trabalho
Português
Objectives
Consolidar e aprofundar os conhecimentos sobre as diferentes vertentes de intervenção em delinquentes, jovens e adultos, já introduzidos noutras disciplinas.
Perspectivar criticamente a evolução da racionalidade e dos modelos de intervenção em delinquentes no quadro das filosofias e políticas criminais.
Conhecer os diferentes contextos de intervenção em delinquentes e as principais necessidades suscitadas.
Conhecer os programas e técnicas de tratamento e reabilitação mais utilizadas nos diferentes contextos de intervenção e conhecer os resultados dos estudos de avaliação efectuados.
Programa
I.Introdução
Análise histórica e epistemológica dos referenciais teóricos de intervenção no
comportamento delinquente no quadro das filosofias e políticas criminais.
II.Intervenção no Comportamento Delinquente – quadros de referência e níveis de intervenção.
1.Modelos de Intervenção no Comportamento Delinquente
• Quadros de referência e níveis de intervenção
• Programas e Técnicas de Tratamento
• Modelos psicológicos e psiquiátricos não comportamentais.
• Modelos comportamentais e cognitivo-comportamentais.
2. Contextos e práticas
• Especificidades, princípios e regras deontológicas – confronto entre perspectiva
normativo-jurídica e perspectiva clínica.
• Modelos e práticas aplicados aos contextos diferenciais de intervenção.
• Competências profissionais e pessoais : técnicas de suporte à comunicação/relação com
o actor delinquente.
Métodos de ensino e atividades de aprendizagem
Aulas teóricas e práticas em que se complementa a exposição de conteúdos com a componente de aplicação dos conhecimentos transmitidos às temáticas apresentadas.
Será privilegiada a realização de trabalhos em pequenos grupos, que visam a análise e discussão de programas de intervenção, através da pesquisa de fontes documentais preparadas pelo estudante e recurso a técnicas de role-playing.
Tipo de avaliação
Avaliação distribuída com exame final
Componentes de Avaliação
| Descrição |
Tipo |
Time (Hours) |
Peso (%) |
End date |
| Participação presencial (estimativa) |
Participação presencial |
65,00 |
|
|
|
Total: |
- |
0,00 |
|
Eligibility for exams
Nos termos dos regulamentos aplicáveis
Avaliação especial (TE, DA, ...)
Nos termos dos regulamentos aplicáveis
Melhoria de classificação
Nos termos dos regulamentos aplicáveis
Observações
• Andrews, D.A. e Bonta, J. The psychology of criminal conduct. 2007. 4ª Ed. Cincinnati. Anderson Publ. ISBN: 1593453213.
• Andrews, D.A.; Zinger, I.; Hoge, R.D.; Bonta, J.; Gendreau, P. e Cullen, F.T. (1990). Does correctional treatment work?: A clinically relevant and psychologically informed meta analysis. Criminology, 28(3), 369-404.
• Aos, S.; Miller, M. e Drake, E. Evidence-based adult corrections programs: What works and what does not. 2006. Olympia. Washington State Institute for Public Policy. In www.wsipp.wa.gov.
• Aos, S.; Phipps, P.; Barnoski, R. e Lieb, A. The comparative costs and benefits of programs to reduce crime. 2001. Olympia: Washington State Institute for Public Policy. In www.wsipp.wa.gov.
• Beck, J.S. Cognitive therapy: Basics and beyond. 1995. New York: Guilford. ISBN: 0898628474.
• Debuyst, C.; Digneffe, F. e Pires, A. P. Histoire des savoirs sur le crime et la peine. Vol. 3: Expliquer et comprendre la délinquance (1920-1960). 2008. Bruxelas. Larcier Ed. ISBN: 2804428893.
• Fonseca, A. C; Simões, M.; Simões, A. C.; Pinho, M. S. (Eds). Psicologia Forense. 2006. Nova Almedina. ISBN 9789724028538.
• Hollin C. R. e Palmer, E. J. Eds. Offending Behaviour Programmes. 2006. Chichester, Wiley. ISBN 0470023368.
• Landenberger, Nana A. e Lipsey, Mark W. The positive effects of cognitive-behavioral programs for offenders: A meta-analysis of factors associated with effective treatment. Journal of Experimental Criminology (2005) 1:451-476.
• McGuire, J. ed. What Works: Reducing Reoffending Guidelines from Research and Practice. 1995. Wiley Series in Offender Rehabilitation. ISBN: 0471956864.
• McGuire, J. ed. Offender rehabilitation and treatment : effective programmes and policies to reduce re-offending. Chichester: John Wiley & Sons, 2002. ISBN 0471899674.(CDU: 343.95).
• McMurran, M. ed. Motivating offenders to change : a guide to enhancing engagement in therapy. Chichester: John Wiley & Sons, 2006. Wiley Series in Forensic Clinical Psychology. ISBN 047149755X. (CDU: 343.95).