Saltar para:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Início > C100

História da Criminologia

Código: C100     Acronym: HISTC

Áreas Científicas
Classificação Área Científica
OFICIAL Criminologia

Ocorrência: 2006/2007 - 2S

Ativa? Sim
Curso/CE Responsável: Criminologia

Ciclos de Estudo/Cursos

Acronym No. of students Plano de Estudos Anos Curriculares Credits UCN Credits ECTS Horas de Contacto Horas Totais
C 42 Plano Oficial LCRI 1 - 6 -

Objectives


- Conhecer as condições de emergência e o desenvolvimento do saber sobre a desviância, o crime e a reacção social nos países ocidentais, situando-os nos respectivos contextos teóricos, sócio-culturais, políticos e éticos.
- Abordar as grandes questões criminológicas a partir de uma perspectiva que integre elementos históricos e interdisciplinares.
- Perspectivar historicamente o saber criminológico produzido em Portugal e situá-lo face aos desenvolvimentos do domínio em termos internacionais.

Programa

O programa incidirá de modo especial sobre as concepções do desvio, do crime e da punição ao longo dos séculos XVIII, XIX e XX, abordando-as numa perspectiva histórica e situada:

I- A constituição e evolução dos sistemas teóricos de pensamento: a Escola Clássica de Direito Penal; a Escola Cartográfica; o movimento da reforma das prisões; a frenologia; a Teoria da Degenerescência de Morel; a Escola de Antropologia Criminal, seus percursores, opositores e desenvolvimentos; a Escola de Defesa Social.
II- A constituição e evolução do sistema dos objectos.
III- A constituição e evolução do sistema dos métodos.
IV- A constituição e evolução dos sistemas práticos e das políticas.
V- A história na Europa e na América do Norte.
VI – A história da Criminologia em Portugal.

Bibliografia Principal

- Beccaria, C. (1998). Dos delitos e das penas. (trad. José de Faria Costa). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian
- Debuyst, Ch., Digneffe, F., Labadie, J.-M., Pires, A. (1995). Histoire des savoirs sur le crime & la peine. 1. Des savoirs diffus à la notion de criminel-né. Bruxelles, Montréal, Ottawa : De Boeck Université.
- Debuyst, Ch., Digneffe, F., Pires, A. (1998). Histoire des savoirs sur le crime & la peine. 2. La rationalité pénale et la naissance de la criminologie. Bruxelles, Montréal, Ottawa : De Boeck Université.
- Foucault, M. (1975). Surveiller et punir. Naissance de la prison. Paris: Gallimard.
- Foucault, M. (1976). Histoire de la folie à l'âge classique. Paris: Gallimard.
- Foucault, M. (1997). Eu, Pierre Rivière que degolei a minha mãe, a minha irmã e o meu irmão...: um caso de parricídio no século XIX (1997). Lisboa: Terramar.
- Santos, M. (1999). A sombra e a luz: as prisões do liberalismo. Lisboa: Afrontamento.
- Tulkens, F. (1988). Généalogie de la défense sociale en Belgique (1880-1914).Travaux du séminaire qui s’est tenu a l’Université Catholique de Louvain 1981, (dir.) Michel Foucault. Bruxelles: Story- Scientia.

Bibliografia Complementar

Será indicada nas aulas.

Métodos de ensino e atividades de aprendizagem

Aulas teórico-práticas, combinando a exposição dos conteúdos com a realização de exercícios de aplicação dos conhecimentos transmitidos. Privilegiar-se-á, nesta última, o trabalho em pequenos grupos, centrado na análise e discussão de textos científicos e de outras fontes documentais previamente preparados por cada estudante.

Tipo de avaliação

Avaliação por exame final

Eligibility for exams

Nos termos dos regulamentos aplicáveis.

Calculation formula of final grade

Nos termos dos regulamentos aplicáveis.

Avaliação especial (TE, DA, ...)

Nos termos da lei e dos regulamentos aplicáveis.

Melhoria de classificação

Nos termos dos regulamentos aplicáveis.
Recomendar Página Voltar ao Topo
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Direito da Universidade do Porto  I Termos e Condições  I Acessibilidade  I Índice A-Z
Página gerada em: 2025-12-07 às 11:37:21 | Política de Privacidade | Política de Proteção de Dados Pessoais | Denúncias | Livro Amarelo Eletrónico