
199199 DOI: https://doi.org/10.34619/slds-lnn0

Imprensa estatizada e iniciativa 
privada no período pós- 
-Revolucionário: o exemplo dos 
semanários portugueses

Public sector press and private initiative in the 
post-Revolutionary period: the Portuguese weekly 
newspapers case

Helena Lima
Faculdade de Letras da Universidade do Porto
hllima@letras.up.pt
ORCID ID: 0000-0003-3023-6412

https://doi.org/10.34619/slds-lnn0
https://orcid.org/0000-0003-3023-6412


200

Resumo: A imprensa portuguesa sai do período revolucionário de 1974-75 com o Estado a deter total ou par-
cialmente os principais diários de circulação nacional. Contudo, persistiram ou foram lançados jornais novos, 
de circulação nacional ou regional e local. Em termos de periodicidade e audiência, havia diversidade de pu-
blicações, englobando diários e semanários de implantação geográfica variável. Os diários de maior tradição e 
circulação permaneceram cerca de uma década no sector público. Este ciclo, caracterizou-se pela preponde-
rância de notícias de política na agenda, que pode ser entendida como a continuidade do combate político nas 
redações verificadas após o 25 de Abril. Outra das linhas de evolução da imprensa para este período foi a de uma 
crise acentuada, marcada pelo decréscimo das tiragens, o desaparecimento de vários títulos e a sustentação 
global dos jornais através de uma política de subsídios (Carvalho, 1986). No final dos anos 80, gradualmente, na 
imprensa e o campo dos media em geral, surgiram novos projetos informativos, que se enquadraram na tendên-
cia da preponderância da agenda política e do militantismo partidário (Mesquita, 1994; Serrano, 2006, Lima, 
2013), mas também outros títulos que procuraram caminhos editoriais distintos. As novas linhas editoriais le-
variam à divisão entre jornalismo de referência e formatos mais sensacionalistas, também no caso português. 
Construíram-se novos públicos e ressurgiu a publicidade, ditadas pela lógica de mercado. Este estudo procura 
caracterizar esse processo de transformação através da comparação entre duas dinâmicas distintas, a da im-
prensa estatizada e três dos semanários do setor privado. A metodologia assenta na abordagem das estratégias 
editoriais escolhidas pelo Expresso, Semanário e Tal & Qual e numa perspetiva de comparativa procurar delinear 
os respetivos figurinos informativos.

Palavras-chave: imprensa; jornalismo; imprensa estatizada; orientação editorial; semanários.

Abstract: The post 1974/1975 revolutionary period shaped the Portuguese press by a strong public sector that 
included the main national newspapers. However, new newspapers, with national or regional and local circula-
tion, persisted or were launched. In terms of periodicity and audience, diversity was the rule in the form of daily 
and weekly newspapers of varying geographical coverage. The most traditional and widely circulated news-
papers remained for about a decade in the public sector. This cycle was characterized by the preponderance 
of political news on the agenda, which can be understood as the aftermath of the political fight in that invaded 
newsrooms after the 25th of April 1974 Revolution. A main feature for this period was a sharp crisis, marked by 
the decrease in circulation, the death of several titles and the global support of newspapers through a subsidy 
policy (Carvalho, 1986). At the end of the 1980s, in the press and the media field in general, gradually new news 
projects emerged, however kipping the political agenda preponderance and the partisan activism (Mesquita, 
1994; Serrano, 2006, Lima, 2013). However, other newspapers were launched opting for different editorial 
paths. The new editorial lines would lead to the division between quality journalism and more sensational for-
mats. New audiences were built and advertising resurfaced, dictated by the market ldemands. This study seeks 
to characterize this transformation process by comparing two different dynamics, that of the public sector press 
and three of the private sector weekly newspapers. The methodology is based on the approach of the editorial 
strategies chosen by Expresso, Semanário and Tal & Qual and on a comparative perspective in order to outline 
each particular case.

Keywords: press, journalism, public sector press, editorial guidance, weekly newspapers.

Imprensa estatizada, intervenção política e crise dos jornais

Após a aprovação do modelo constitucional em 1976, seguiu-se um novo ciclo marcado 
pela instabilidade governativa, em que os mandatos ditados pelas eleições não eram concluí-
dos. Para a imprensa estatizada, esta rotação governativa trouxe problemas financeiros graves, 
mas também laborais. Neste setor foram criadas duas empresas públicas, a EPNC (Empresa 

Helena Lima



201

Pública Notícias e Capital) e a EPSP (Empresa Pública Século e Popular), sendo os demais 
diários considerados intervencionados e de capital misto. Com a sua criação pretendia-se fa-
cilitar a gestão, dado o estado em que ficaram os jornais depois do período revolucionário. 
O financiamento pelo Estado garantiu também a nomeação de administrações por parte dos 
governos, que iam rodando ao sabor dos ciclos políticos. Contudo, as perdas económicas con-
tinuadas e agravadas em anos sucessivos traduziam-se num peso muito negativo em termos 
de contas públicas, o que ganhou particular relevância nos “governos de austeridade”. 

Uma das características centrais do período da imprensa estatizada foi o acentuar da 
crise nos jornais. Esta tendência refletiu-se em todos os setores e formatos e durante cerca 
de uma década, várias foram as vozes nos jornais que chamaram a atenção para o problema. 
Na sua origem, estariam, segundo uns, as graves perdas registadas na imprensa estatal e, se-
gundo outros, os apoios indiscriminados que os sucessivos governos concediam aos jornais 
privados. Para além das acusações de um e de outro lado, todos eram unânimes em apon-
tar alguns aspetos consensuais: a descida nas tiragens, o desaparecimento vários títulos e a 
subsistência de jornais através de uma política de subsídios. Estes, assumindo a forma direta 
ou indireta, subvertiam a real dimensão dos diferentes jornais.

Num estudo encomendado pelo Conselho de Imprensa, em 1978, revelava uma situação 
financeira grave: “O relatório elaborado por aquela reputada economista [Manuela Silva] apon-
tava o valor de 1 611 418 contos para os prejuízos acumulados no conjunto da imprensa nacio-
nalizada e intervencionada.” (Carvalho, 1986, p. 286). As políticas governamentais para o setor 
parecem ter consistido, para além da nomeação de chefias, numa prática de dotação de verbas. 

A caracterização da crise deste setor tem múltiplas explicações: o passivo dos jornais 
herdado da ditadura, o aumento dos custos, o preço do papel e as perdas em termos de ven-
das. A forma como os diferentes governos geriram o problema pode ter contribuído para um 
agravamento da alternância governativa pode explicar, em parte, a falta de continuidade das 
políticas. A ausência de fiscalização e tratamento sistémico dos resultados verificados na im-
prensa pode ser visto em razão da rotatividade política. 

Os diferentes governos constitucionais procuraram regulamentar o funcionamento 
do setor da imprensa: “Reestruturar os meios e órgãos de comunicação social, em parte na 
sequência das medidas já tomadas e em curso, no sentido da sua autossuficiência e do seu 
equilíbrio financeiro” (“Objetivos e Políticas do Governo”, Programa do I Governo Constitu-
cional, 1976). Esta reestruturação passaria por uma definição do estatuto das empresas:

À excepção do Diário de Notícias e de A Capital, de O Século e do Diário Popular, pertencentes a 

empresas públicas, todos os restantes jornais ditos estatizados pertencem a empresas privadas, 

mas de que o Estado detém a totalidade ou a maioria do capital. Constitui exceção a empresa 

detentora do Diário de Lisboa, em cujo capital é dono de apenas um terço. Mas esta empresa deve 

ao sector público cerca de 110 000 contos, ou seja, mais do que vale. Está, como as restantes, em 

Helena Lima



202

regime de intervenção do Estado (“Objetivos e Políticas do Governo” — Programa do I Governo 

Constitucional, 1976).

Previa-se a reprivatização das empresas intervencionadas, desde que os trabalhadores 
estivessem de acordo, e a partir da constituição de cooperativas.

O I Governo definia também a nomeação das administrações: “Pertencer um jornal a 
uma empresa pública só em pequena medida lhe limita a independência. O Governo nomeia a 
administração, a administração escolhe a direção, e o jornal fica sob o controlo do conselho de 
informação, previsto na Constituição e já criado por decreto, em matéria de pluralismo ideo-
lógico” (“Objetivos e Políticas do Governo” — Programa do I Governo Constitucional, 1976).

A criação das empresas públicas tinha como objetivo a fusão de recursos, e foi funda-
mentada com uma avaliação do estado financeiro das empresas: “todas elas se encontram 
em situação de falência técnica e, apenas tendo podido subsistir à custa de empréstimos da 
banca nacionalizada, garantidos ou não pelo aval do Estado, devem hoje ao sector público — 
ultrapassa a sua capacidade de endividamento — mais do que valem” (“Objetivos e Políticas 
do Governo” — Programa do I Governo Constitucional, 1976). Depois de avaliar o património 
e atividade das quatro empresas, o documento orçava em mais de 800 000 contos o prejuízo 
acumulado. Previa-se a nacionalização das participações sociais privadas, o saneamento da 
dívida, mas também que a concentração de recursos se traduzisse num reequilíbrio financeiro.

Outra solução apontada pelo Decreto-lei nº 639/76, passava pelo encerramento dos jor-
nais cuja viabilidade de tornasse insustentável. Esse encerramento decorreria também das 
situações em que não fosse possível a reprivatização. Contudo, os problemas não se resolve-
ram e não se verificou a reprivatização das empresas de capital misto. O Estado manteve-as, 
bem como as prerrogativas inerentes ao poder de nomear administrações e chefias.

As empresas de capital misto O Comércio do Porto e Jornal de Notícias foram desinter-
vencionadas em 1979. Em 1977, o governo decidiu suspender a publicação dos jornais O Sé-
culo e Jornal do Comércio. Apesar do fecho deste jornal ter ocorrido em 1976 e O Século em 
1978, os processos de liquidação dos dois títulos arrastaram-se. A Empresa Pública O Século 
e Popular (EPSP) deu lugar à Empresa Pública Diário Popular (EPDP) e à Empresa Pública do 
Jornal O Século (EPJS), ficando esta como a instituição responsável pelo pagamento das in-
demnizações. O Século voltaria a sair, com nova propriedade e direção em 1988, mas o projeto 
também não teve bom acolhimento e seria encerrado no ano seguinte. 

A crise que afetou a imprensa levou ao persistente financiamento por parte do Estado, 
quer às empresas públicas quer ao setor privado. Em 1977, o II Governo Constitucional apro-
vou, como medida adicional, o subsídio de papel. Os vários governos com orientações políti-
cas muito distintas mantiveram esta prática. O programa do VIII Governo Constitucional, por 
exemplo, defendia igualmente a modernização e garantia a liberdade para o setor. O secretá-
rio de estado José Alfaia defendia: “Para se alcançar esse desiderato impunham-se alterações 

Helena Lima



203

no plano institucional, profundas modificações da estrutura, ações várias de reorganização 
nas esferas organizativas do sector (…)” (Alfaia, 1983, p. 5). Contudo, a perspetiva em relação 
aos jornais estatizados era de continuidade:

Sendo a filosofia política do Governo no sentido da prevalência do sector privado, que razões têm 

pesado para o Governo continuar a manter o sector público jornalístico? É que as empresas públi-

cas jornalísticas existentes têm publicações que se contam entre as maiores vendas do País. São 

publicações cujos títulos têm grandes tradições na sociedade portuguesa, beneficiando na sua di-

fusão de enraizados hábitos dos leitores (Alfaia, 1983, p. 11).

Os jornalistas reconheciam a necessidade de reformulação da imprensa estatizada, 
mas numa perspetiva de gestão partilhada:

Toda e qualquer reestruturação só pode ser projetada e executada de acordo com a opinião dos 

trabalhadores (…); nunca poderá ser posto em causa o direito ao trabalho em qualquer sector dos 

trabalhadores da informação, nem anuladas ou limitadas as suas conquistas sociais ou salariais” 

(“Comunicado do Sindicato dos Jornalistas”. In A Imprensa Escrita em Portugal, 1979, p. 91).

Globalmente, os jornalistas mostraram-se intransigentes na alteração do modelo de 
gestão da imprensa estatizada. Para todo o período, os dados disponíveis são escassos e dis-
persos. Em 1979, o IV Governo orçamentou uma verba a fundo perdido de 423 000 contos 
para as EPs de comunicação social, mas onde não se mencionava a dotação da EPNC. 140 
000 contos eram para subsídio de papel para os setores público e privado, além dos valores 
específicos por cada empresa. Em 1980, o orçamento subiu em 200 000 contos. Contudo, a 
atribuição de subsídio passou a depender do volume de vendas, pelo que o governo propôs 
um organismo de controlo da real dimensão da circulação e vendas, prevendo-se limitações 
nas verbas atribuídas, quanto a um número mínimo de exemplares vendidos e espaços atri-
buídos à publicidade. (Conselho da Imprensa, 1983)

Em 1982, o governo estimava que o Orçamento Geral de Estado tinha atribuído, entre 
1978 e 1981, 715 000 contos para subsídio de papel à imprensa. Destas verbas, 190 400 con-
tos foram atribuídos à EPNC e 197 000 à EPDP. Nesse mesmo ano, o governo atribuía mais 
20 000 contos à EPNC, a primeira tranche de um total de 50 mil contos destinados a proje-
tos de investimento. As empresas públicas não eram as únicas a receber apoios. Quase dois 
terços do subsídio de papel foram para o setor privado, já que o maior número de títulos cor-
respondia à imprensa regional. Os gastos com a imprensa foram-se acumulando, bem como 
perdas continuadas. 

Nas causas da crise podem indicar-se vários fatores, sendo as razões primordiais enun-
ciadas pelo primeiro Relatório do Conselho de Imprensa, que responsabilizava as empresas 

Helena Lima



204

detentoras dos jornais, que ainda antes da Revolução procederam à modernização das estru-
turas industriais e contraíram empréstimos para sustentar essas transformações. Esse pas-
sivo ter-se-ia avolumado logo nos primeiros anos após a Revolução, com custos salariais e o 
preço do papel.

O passivo das EPs transitaram para o Estado, bem como o das empresas intervenciona-
das. As novas administrações nomeadas por sucessivos governos não foram capazes de ge-
rir a dívida. Eventuais progressos dependiam de condições favoráveis para os jornais, como 
as vendas e publicidade. Contudo, as empresas publicitárias faliram no decurso do período 
revolucionário, o que se traduziu na perda de ingressos. Os custos com salários e novas con-
tratações continuaram a crescer anualmente, em função da inflação. O preço do papel e a sua 
escassez também aumentaram, produzindo mais encargos. Uma das soluções encontradas 
foi o aumento do custo dos jornais, mas que pode ter levado a um decréscimo da procura. 
Outro indicador de perda de foi o facto de se ter deixado de publicar os jornais ao domingo. 

A outra justificação estrutural para a crise dos jornais é a da falta de hábitos de leitura 
associada aos níveis de analfabetismo da população portuguesa

Na década de 80, vários governos declararam as empresas jornalísticas em “situação 
económica difícil”. Não é possível aferir em que medida este estatuto resolvia alguma coisa, 
uma vez que não se aplicava a figura jurídica de falência da empresa. Contudo, continuou a 
registar-se a aprovação de verbas para investimentos, para pagamento de salários e subsídios 
anuais, em aparente contradição com as medidas de austeridade. 

Houve, contudo, um aumento de publicações periódicas, embora a maioria de curta 
duração. A sua estrutura financeira era muito frágil e os projetos tinham poucas hipóteses 
de sobrevivência. Não deixa de ser um paradoxo a existência de muitos títulos num país em 
que a população não tem hábitos de leitura. Todas as publicações nacionais e regionais rece-
biam verbas, sendo os apoios concedidos independentemente da circulação. Por outro lado, 
algumas publicações de circulação diária ou semanal eram claramente jornais com um perfil 
editorial político, ainda que não fossem declaradamente órgãos de partidos.

 Alguns dos jornais deste período foram criados na sequência da Revolução, e no ciclo 
de crise tenderam a desaparecer, dado seu perfil editorial, vincadamente político. Joaquim 
Vieira aponta a normalização da vida política para justificar o seu desaparecimento:

De entre os títulos que a curta prazo desapareceram contam-se o “Jornal Novo”, e “A Luta”, sendo 

substituídos pela “Tarde” e “Portugal Hoje”, também de curta duração. O “Tempo” e “O Diário” 

sobreviverão ainda por mais de uma década, mas com uma influência cada Vez Mais diminuta. 

Casos notáveis de resistência são os de “O Dia” e do semanário “O Diabo”, fundado em 1975 por 

Vera Lagoa e posicionado à extrema-direita (Vieira, 1998, p. 278).

Helena Lima



205

No início da década de 90, deu-se uma alteração significativa no campo dos media. Para 
além do aparecimento de novos títulos, imprensa especializada e a relativa liberalização do 
mercado televisivo, houve também a proliferação das rádios, sendo o espaço noticioso mais 
concorrencial, o que retirou público aos títulos nacionais tradicionais.

A sobrevivência dos jornais de circulação nacional acabaria por estar também ligada 
à questão das vendas. Segundo a legislação, a fiscalização cabia ao Conselho de Imprensa, 
mas este organismo nunca teve meios para o fazer. Nos relatórios, para além de se chamar a 
atenção para esta incapacidade por falta de dotação de meios, aparecem apenas dois registos 
de tiragens. Para o ano de 1979, são reportados apenas os números do mês de janeiro, sem in-
dicar os resultados dos jornais estatais O Século e A Capital. O registo seguinte é o das vendas 
do primeiro trimestre de 1983, de acordo com dados divulgados pela Associação da Impren-
sa Diária, em valores brutos. Caberia às administrações fazer chegar os dados ao governo, 
mas o controlo de tiragens e sobras não era feito por uma entidade independente. Os dados 
oficiais eram publicados pelo Instituto Nacional de Estatística. Os critérios são, contudo, va-
riáveis ao longo dos anos. Inicialmente, os valores correspondem a números absolutos de 
todas as publicações diárias e de outras de diferente periodicidade. O controlo das tiragens e 
a criação da Associação Portuguesa para o Controlo de Tiragem e Circulação (APCT) só ocorreu 
em 1986, mas gerou grande polémica, tendo os jornais do Estado mostrado muita resistência 
a este mecanismo de aferição.

O jornalismo português em democracia: linhas editoriais e pressupostos teóricos

A construção do sistema mediático português na III República é um processo complexo 
e que carece ainda de estudos monográficos detalhados, de forma a poderem ser aferidas 
linhas de evolução. É sabido que a forma como a imprensa e os demais media se estruturam 
nas décadas de 1980-90 resulta de um conjunto de processos de influência que radicam na 
ditadura, no período controverso que sucedeu à revolução de 25 de Abril de 1974, mas tam-
bém de outros elementos estruturantes como a conjuntura política, condicionalismos econó-
micos e os baixos índices de leitura e consumo de jornais. 

A edificação do sistema mediático português levaria à sua integração no Modelo Plura-
lista Polarizado, definido na perspetiva de Hallin e Mancini (2004). O sistema público de ges-
tão da imprensa, mas também o setor priva vocacionado para o combate político de alguma 
forma foram os elementos estruturantes vividos pela imprensa e demais meios, na década 
de 80, em Portugal. Os modelos de gestão e a criação de jornais com um propósito político 
podem ser entendidos como: 

Helena Lima



206

(…) a tendency to instrumentalization of media by politic and economic elites and they their use 

as tools of bargaining and manoeuvring among those elites, frequent state intervention and invol-

vement in the media system, lesser development of journalistic professionalism, lower newspaper 

circulation and so on (Hallin & Mancini, 2012, p. 279).

Na perspetiva destes autores, os modelos de média geralmente estruturam-se pela for-
ma como o regime político se articula com o sistema de mediático, sendo determinante o 
estabelecimento de modelos democráticos de governação. 

No caso português, a Revolução de 1974 encerrou um período de quase 50 anos de di-
tadura. O golpe revolucionário deu lugar ao chamado Processo Revolucionário Permanente 
(PREC), durante o qual Portugal iniciou o caminho do socialismo. Os principais grupos finan-
ceiros, bancos e seguradoras foram nacionalizados, e as empresas de media e da imprensa 
em particular, viram a propriedade nacionalizada, enquanto jornais e redações foram alvo de 
processos de politização muito radicais (Lima, 2014).

Nas duas décadas seguintes, a evolução da média foi marcada pela herança histórica da 
ditadura, e também por este período particularmente turbulento. Entre 1976 e 1988, diversos 
fatores contribuíram para criar um ambiente contraditório nas relações entre a imprensa e 
os poderes políticos. Durante esta fase, delinearam-se duas perspetivas sobre o papel do jor-
nalismo e da imprensa, que ficaram patentes na integração no setor privado ou setor público. 
Este último era dominante e caracterizou-se pela manutenção de uma dependência do poder 
político, uma vez que a maioria dos meios de comunicação era apoiada pelo Estado, o que 
levou a formas de controlo político nas redações (Lima, 2014). 

O setor público cresceu timidamente, mas também com o apoio estatal porque não ha-
via tradição de consumo de notícias e, portanto, era difícil para a imprensa se desenvolver 
como um negócio, financiado pela circulação e pela publicidade. Ainda neste período, mas 
particularmente com o finalizar do processo de reprivatização dos jornais, um novo ciclo 
emergiu, com a criação de empresas e grupos jornalísticos, pelo lançamento de uma impren-
sa especializada, a afirmação do jornalismo investigativo e pela assunção da função de wat-
chdog típico de uma imprensa enquadrada num sistema democrático.

Em todo este processo há ainda a destacar, brevemente, o marco que serviu de pano de 
fundo à atividade jornalística na nova democracia. A lei de imprensa de 1975, que prevaleceu 
por um longo período, colocava o foco na ideia de uma cidadania esclarecida e na contribui-
ção que o jornalismo deveria ter na divulgação de assuntos políticos, numa visão típica dos 
sistemas mediáticos das democracias ocidentais. Os próprios jornalistas construíram uma 
autoimagem de independência política, que era diferente da imprensa partidária europeia e 
era, e ainda é, mais próxima dos jornais americanos do final do século 20, que não apresenta-
vam preferências políticas (Gunther e Mughan, 2000, p. 11).

Existem algumas particularidades dos meios de comunicação portugueses que que 

Helena Lima



207

fazem com que a sua inclusão no grupo definido por Hallin e Mancini (2004), implique al-
guma ressalva. Embora seja verdade que existem muitos traços comuns que relacionam a 
história da imprensa portuguesa com outros exemplos do Sul da Europa, há um elemento 
diferenciador claro, o processo revolucionário de 1975, que levou a um percurso sem igual, 
comparado com outras transições democráticas. 

Apesar das dificuldades em delinear um marco teórico claro para o período em que pre-
dominou a imprensa estatizada, parece ter existido uma clara preferência por um tipo de jor-
nalismo muito marcado pela agenda política. Não fora a forma vincadamente institucional 
de relacionamento dos jornalistas com as fontes de poder, patente nas notícias dos jornais 
daquele período, poder-se-ia olhar para esta época como o primado do jornalismo de refe-
rência. Os jornais portugueses, a partir de 1974, concederam grande espaço à agenda políti-
ca, ao noticiário internacional e também à economia. Sendo estas consideradas as editorias 
típicas do “quality journalism” (Boczkowski & Mitchelstein, 2010), é também verdade que 
o jornalismo se define não só pelos conteúdos, mas também pelo discurso das notícias, os 
leitores a quem se dirige e, inevitavelmente, como um modelo de negócio, embora não se 
esgotando nele (Richardson, 2006).

Esta diversidade de objetivos terá sido a mais difícil de concretizar entre os anos 1976 
e seguintes. De uma maneira geral os jornais estatizados praticaram um jornalismo muito 
marcado pelas fontes políticas e pela própria dinâmica da agenda daquele período, caracte-
rizado por uma grande instabilidade governativa, mas também pela hierarquia das fontes, 
fossem elas partidárias, militares ou o Presidente da República. 

Este modelo deixou de fora os formatos de sensacionalismo ou jornalismo tabloide, tí-
picos da imprensa popular anglo-saxónica, que não encontraram bom acolhimento no caso 
português. Apesar disso, algumas das construções narrativas características deste fenómeno, 
acabaram por ser adotadas, como foi o caso do Correio da Manhã, lançado por Vítor Direito, 
em 1979. Com um início marcado por grandes dificuldades, este jornal acabaria por vingar e 
ter implantação na Grande Lisboa, tendo como público-alvo uma população menos instruída 
e com menor interesse nos debates políticos típicos da agenda dos títulos nacionais. 

Definir esta publicação ou outras num perfil editorial sensacionalista carece ainda de 
estudos de conteúdo detalhado, contudo terá sido o próprio fundador do jornal, que cansado 
das polémicas partidárias se propôs o lançamento de um tabloide â maneira britânica, quer 
no design quer nos conteúdos” (“’Correio da Manhã’: o jornal que nasceu para responder às 
preocupações do ‘homem da rua’”, In Público, 2004). O Jornal de Notícias, embora não optan-
do por uma tabloidização clara, também acabaria por regressar ao seu estilo de jornalismo 
de orientação mais popular, após o abandono do propósito editorial socialista (Lima, 2012). 

A inclusão destes dois diários portugueses em linhas divergentes do modelo de jornalismo 
de referência faz-se por oposição e pela construção da agenda com base na inclusão quase siste-
mática de soft-news ou fait-divers que de alguma forma remetem para efeitos de tabloidização. 

Helena Lima



208

Metodologia

O objetivo do estudo é procurar entender como se construíram os elementos de identi-
dade editorial e a forma como se articularam com os seus leitores, através de uma análise de 
conteúdo, que tem como pano de fundo a prevalência do jornalismo de referência, mas onde, 
e por oposição, se assiste ao afirmar de um semanário de clara intenção sensacionalista. Este 
é um estudo preliminar, sendo espectável desenvolver ulteriores investigações que incluam 
outros semanários para esta fase do jornalismo português, bem como o tratamento mais sis-
tematizado das notícias recolhidas.

O Expresso, Semanário e Tal & Qual são os jornais escolhidos para o presente estudo de 
caso. O período de análise escolhido corresponde aos anos de 1983-84, numa fase da imprensa 
portuguesa em que o setor dos Estado é dominante, mas em que as temáticas da política eram 
também o eixo da maioria das agendas noticiosas. No campo da imprensa privada de âmbi-
to nacional, destacamos três periódicos, sendo que dois deles foram lançados nesta década. 

Para esta abordagem dos semanários são consideradas duas perspetivas: o jornalismo de 
referência e a emergência do formato tabloide. O jornalismo de referência ou broadsheet privi-
legia o tratamento das temáticas da política, internacional e economia. A linguagem é cuida-
da e os temas são abordados numa perspetiva aprofundada. (Franklin, Hamer, Hanna, Kinsey 
& Richardson, 2005; Preston, 2004). As definições do sensacionalismo radicam nos jornais 
anglo-saxónicos do século XIX, mas com a evolução da imprensa, alguns elementos-chave 
permitem uma melhor identificação do formato, como por exemplo a menor preponderância 
de hard-news e mais inclusão de soft-news (Kurtz, 1993; Esser, 1999; Patterson, 2000; Sparks, 
2000). O foco das notícias centra-se mais em acontecimentos sobre a vida das pessoas comuns, 
ao mesmo tempo que se valorizam aspetos da vida privada (Sparks, 2000). A agenda tem maior 
enfoque sobre os acontecimentos nacionais e reduz o noticiário internacional (McLachlan & 
Golding, 2000; Conboy, 2006). O formato assume maior importância que o conteúdo (McLa-
chlan & Golding, 2000). A estas características poderíamos ainda acrescentar o enquadramen-
to de escândalo (Thompson, 2000). Alguns destes elementos acabariam por ser uma das linhas 
de desenvolvimento editorial do Tal & Qual, abordado no estudo de caso.

O Expresso opta pela manutenção e aperfeiçoamento do jornalismo broadsheet, enquan-
to que o Semanário, apesar de se inserir nas temáticas dos quality papers, inclui alguns ele-
mentos de soft-news. 

Helena Lima



209

O setor privado da imprensa portuguesa: os semanários Expresso, 
O Semanário e Tal & Qual

No campo do setor privado da imprensa, destacamos neste estudo de caso e para o pe-
ríodo de 1983-84, os três semanários que representam as linhas editoriais anteriormente de-
finidas, mas que também se constituíram exemplos de projetos de maior folego e de aceita-
ção por parte do público português. 

O jornal Expresso foi lançado em 1973, por iniciativa de Francisco Pinto Balsemão, que 
procurou criar um semanário segundo o modelo dos britânicos The Observer e o Sunday Ti-
mes, mas também com influências da revista francesa L’Express / “A História de 2080 sema-
nas”, Expresso, 5 de janeiro de 2013 (“A História de 2080 semanas”, In Expresso: 2013). Ainda no 
tempo da ditadura e da censura, o seu slogan era “Expresso, o jornal dos que sabem ler”. De 
formato broadsheet, este semanário teve, desde os primeiros números, uma vocação para as 
temáticas da política, em que a ideia da perspetiva crítica face ao pode levou a embates com 
o regime censório ainda durante a ditadura, sendo visto como “irreverente” (Cavaco, 2012, 
p. 105). Após o 25 de Abril, o jornal teria também inúmeras fricções com os militares no pe-
ríodo revolucionário. Já no período da democracia constitucional, a perspetiva de entender o 
jornalismo como whatchdog do sistema político manteve-se e foi continuada pelas diferentes 
chefias do semanário. 

Nos anos aqui em estudo, 1983 corresponde a alguma indefinição, em razão da ida de 
Pinto Balsemão para a chefia do VIII Governo. Daqui resultou o desentendimento com Mar-
celo Rebelo de Sousa e a saída deste do jornal. Augusto de Carvalho assumiu o cargo de di-
retor interino e do Expresso e tinha como subdiretor José António Saraiva. No ano seguinte 
este seria já o novo diretor, sendo o redator principal Augusto de Carvalho. A década de 80 
foi uma fase de crescimento e renovação da redação, com a entrada de vários jornalistas de 
referência e com o aumento de número de páginas do jornal e dos cadernos. A Revista ficaria 
a cargo de Vicente Jorge Silva. 

Em termos de formato o Expresso tinha 24 páginas no caderno principal e dois suple-
mentos, de paginação variável, mas em regra, podia ir às 70 páginas. O jornal tinha uma pu-
blicidade abundante em todos os cadernos. A agenda noticiosa era sobretudo constituída pe-
las editorias nobres como política, economia, internacional. As páginas dedicadas à cultura 
cobriam, em regra muitos géneros típicos das elites, como música clássica, literatura, belas 
artes, embora não excluindo outras temáticas. 

O Expresso publicava muitas notícias e géneros jornalísticos variados, as temáticas 
eram muito diversificadas, mas a política era a editoria dominante. Nos primeiros meses de 
1983, o jornal dedica as manchetes e as notícias principais ao governo de aliança e à crise go-
vernativa. O ano seguinte seria também muito marcado pela crise governativa, mas também 
pelo papel desempenhado pelo Presidente da República. Na coluna Política à portuguesa, 

Helena Lima



210

José António Saraiva assinava o texto “CNARP: finalmente o partido”, explicando as movi-
mentações em torno das hostes eanistas (“Eanismo o minuto zero”, In Expresso, 1984). O 
tom dos artigos é crítico e toca os diferentes setores partidários. O jornalismo praticado é em 
termos discursivos, de avaliação da situação política, com críticas ao PSD, PS e a todo o espec-
tro político nacional ou local. Curiosamente, no debate eleitoral de 1983, o tom é de alguma 
amenidade para o CDS e PCP “40 mil palavras e 18 meses de austeridade” (Expresso, 1983).

Neste biénio o Expresso publicou também jornalismo de investigação, como um caso 
relativo a “luvas” na compra de aviões Lockeed, em março de 1983, o resvalar de contas na 
construção de habitação social, em maio do mesmo ano, assinado por Joaquim Vieira. No 
ano seguinte, durante o verão, saem série de notícias em vários números relativas às FP-25, 
sendo a primeira sobre a preparação de novos atentados (Expresso, 1984).

A Revista foi um dos elementos mais claros do tratamento do jornalismo em profun-
didade. O jornal agendava um tema e desenvolvia uma perspetiva informativa exaustiva e 
complementar. A título de exemplo, em maio de 1983 o jornal abordou a correlação entre 
a implantação partidária e o figurino social português, com recursos a diferentes géneros, 
imagem e infografias (“Domínio socio-económico e estrutura partidária”, In Expresso, 1983). 
Os temas da Revista eram muito variados, podendo incluir notícias de sociedade, saúde, as 
rádios, mas a política era também tratada neste caderno, quando se pretendia uma cobertura 
mais aprofundada (“PSD: trajeto de uma década”, In Expresso, 1984).

O Semanário foi lançado em 1983 e contou com jornalistas e por várias figuras marcantes 
da sociedade portuguesa. No pojeto inicial participaram nomes como Marcelo Rebelo de 
Sousa, saído do Expresso, Proença de Carvalho, José Miguel Júdice, João Lencastre, Fernando 
Ulrich, entre outros. Tinha como diretor Victor Cunha Rego e o chefe de redação era José 
Mendonça da Cruz. A linha editorial deste semanário, para o período em análise, tinha pon-
tos coincidentes com o Expresso, uma vez que a agenda noticiosa era sobretudo o noticiário 
político. Tinha também uma abordagem concorrencial e polémica com aquele semanário. As 
edições iniciais tinham menos páginas e de número variável, mas chegaria, em 1984, às 64. 
Acabaria por criar também um caderno, “Dossier”, onde se tratavam temas mais profunda-
mente, mas que ficava aquém do tratamento do Expresso. A publicidade inicial era escassa, 
foi aumentando, mas nunca teve o mesmo volume que o seu rival. 

O número de lançamento faz uma manchete com as chefias militares, assinado por Mi-
guel Júdice, e a capa refere artigos de vários colunistas ilustres. No editorial vinha estipulado 
o propósito do Semanário que seriam as notícias de política, sociedade, economia e interna-
cional, mas também a moralização das instituições (Estatuto editorial, In Semanário, 1983). 
No editorial assinado por Vítor Cunha Rêgo, o diretor prometia não fazer um jornalismo de 
subserviência: “Fora do sistema, fora da gestão do ‘poder’, da prática que se instalou, mas que 
vai chegando ao fim, irá marcar uma vontade.” (“O que nos Interessa”, In Semanário, 1983)

Uma grande parte do jornal era ocupada por colunas de opinião, assinadas por figuras 

Helena Lima



211

políticas ou jornalistas, que tocavam as diferentes notícias da agenda política. As perspetivas 
sobre economia eram também muito frequentes, sobretudo em temas de macroeconomia 
e a relação com a crise. Outros colunistas faziam abordagens mais abrangentes de temas de 
sociedade ou local, como Paulo Valada e Agustina Bessa-Luís. Marcelo assinava a coluna da 
penúltima página. 

Os títulos das notícias, tal como no Expresso, eram muito avaliativos, mas podem ser 
vistos como mais adjectivantes, no sentido negativo: “A carta de Belém: um monstrosi-
nho jurídico” (Semanário, 1983), “RTP o assalto em marcha” (Semanário, 1983) ou “Soares 
quer sair mas o PCP não vai nisso” (Semanário, 1984), são alguns exemplos de processos de 
enquadramento interpretativo. 

Embora a política fosse o principal tema de agenda, o Semanário também incluía soft-
-news. Havia, semanalmente, uma página dedicada a eventos da sociedade lisboeta, como fes-
tas e estilos de moda. Um artigo sobre a boa forma de Jane Fonda é chamado à capa (Semanário, 
1984) e a rúbrica sobre mulheres é normalmente dedicada a temas de beleza e boa forma. 

O semanário Tal & Qual foi fundado em 1980 por Joaquim Letria, e o título resulta de 
um programa com esse nome, que o jornalista tinha na RTP, mas que foi forçado a abando-
nar. A história do lançamento deste semanário foi dada a conhecer recentemente e o projeto 
nasceu de uma iniciativa conjunta de Joaquim Letria, Rocha Vieira, Ernâni Santos e Ramon 
Font (Rosa & Fafe, 2020). O primeiro diretor foi Joaquim Letria, sendo substituído, em 1984, 
por Rocha Vieira. Aquando do lançamento tinha 14 páginas. A publicidade inicial era escas-
sa, mas acabaria por aumentar.

Desde o primeiro número que o jornal procurou ser uma “pedrada no charco” no meio 
jornalístico português e o recurso ao sensacionalismo foi assumido como uma forma diferen-
te de fazer notícias: “o Tal & Qual publicará as histórias que não saem nos outros jornais”, se-
gundo Rocha Vieira (Rosa & Fafe, 2020, p. 20). A visão crítica deste fundador em relação aos 
outros jornais está de acordo com a avaliação feita por Joaquim Letria, no mesmo livro: “’Os 
jornais na altura não davam notícias’. Eram sinfonias de uma só pauta, repetição do mes-
mo eco, diligentemente vigiadas, por jornalistas convertidos em comissários.” (Rosa & Fafe, 
2020, p. 19).

O jornal assumiu-se como tabloide sensacionalista, sendo as capas deste período consti-
tuídas por inúmeras manchetes de escândalo. No plano das editorias o semanário apresenta-
va grande variedade, mas notícias de sociedade tinham a primazia. A política também esteve 
muito presente, mas os títulos propunham interpretações de escândalo ou temas polémicos. 

As peças de jornalismo de investigação não eram normalmente assinadas, o que era co-
mum neste período. Tal como nos outros dois semanários, a notícia de investigação fazia-se 
com fontes omissas ou mencionadas de uma forma vaga. Segundo é também relatado no livro, 
eram usados pseudónimos nas peças mais polémicas ou a assinatura “Repórter Tal & Qual”.

Um dos enquadramentos claros de escândalo foi o recurso a temáticas de cariz sexual e 

Helena Lima



212

nestas, as fotografias eram abundantes e explícitas. O reforço da linha de jornalismo sensa-
cionalista de escândalo é evidente neste período com duas capas relativas a figuras públicas: 
fotos da apresentadora Maria Elisa (Tal & Qual, 1983) tirados de um filme numa praia, que 
teria feito na juventude e um filme de cariz pornográfico protagonizado por Ana Zanatti num 
convento (Tal & Qual, 1983). Mas estas temáticas foram recorrentes na vida do jornal e a ima-
gem de nus ou de cariz sexual abrange tantos nomes conhecidos da sociedade portuguesa, 
como ilustres desconhecidas. 

A escolha do Tal & Qual, neste período específico de tempo, prende-se, particularmente, 
com o “Caso D. Branca”. Este representa um exemplo notável de jornalismo de investigação 
que abalou s alicerces do regime democrático. Em março de 1983 o jornal faz manchete com 
“D. Branca — uma banqueira às suas ordens”. A primeira leitura da notícia deixa algumas dúvi-
das quanto à forma como a informação chega ao jornalista, uma vez que não há fontes citadas. 
Contudo, a boa prática jornalística fica evidenciada porque se entende que o repórter procurou 
cruzar a informação. No livro sobre o jornal, é explicado como a informação chega à redação, 
como o jornalista Hernâni Santos entrevista a senhora e a onda de reações que se sucederam 
(“Só quero ajudar os pobres”, In Tal & Qual, 1984). A primeira grande notícia seria o início de 
muitas manchetes. As implicações do caso e o envolvimento de diversas personalidades acaba-
riam por resultar no processo judicial e condenação da “banqueira do povo”. As consequências 
foram também políticas, obrigando à intervenção do ministro da Finanças, Ernâni Lopes (“Er-
nâni faz xeque a D. Branca”, In Semanário, 1984). Ainda que os outros dois semanários têm feito 
a cobertura deste escândalo financeiro, a verdade é que o Tal & Qual “fez” notícia e a demais 
imprensas foi atrás. É também certo que o tema foi tratado até à exaustão, como também é típi-
co do jornalismo sensacionalista e dos enquadramentos de escândalo. 

Considerações finais

A imprensa diária generalista, saída do período revolucionário iniciado com o 25 de 
Abril de 1974 ficou maioritariamente inserida no setor estado. Nos anos posteriores e na dé-
cada de 80, os jornais foram cauterizados por este modelo de gestão, mas também por um 
quadro generalizado de crise, que se acentuou com a perda do volume de vendas, o decrés-
cimo da publicidade, o preço do papel e o aumento de custos com salários e pessoal. Confi-
gurou-se um cenário de crise do setor, com contornos complexos, alguns deles herdados do 
período da ditadura. 

Dada a situação da estatização das empresas ou pelo facto de terem sido intervenciona-
das, a forma de obviar às dificuldades foi uma política de subsídios, que podia assumir dife-
rentes formas. Contudo, não só as empresas sob a tutela dos governos usufruíram dos apoios, 
que abrangiam também o setor privado. 

Helena Lima



213

No plano noticioso, os jornais fizeram um jornalismo muito dependente das fontes ins-
titucionais e houve um articular de agendas com a hierarquia das fontes. Por outro lado, a 
grande instabilidade governativa era um tema que alimentava continuamente o feed de no-
tícias. Os jornais do Estado tinham direções que rodavam ao sabor dos governos o que levou 
ao surgimento, por oposição, de títulos que procuraram fazer o discurso do contrapoder, mas 
não deixavam de ter um perfil editorial que dava a primazia à política. 

Refletindo um pouco esta tendência, o estudo de caso aborda dois jornais que tinham 
como tema central a agenda política e, por contrate, um jornal que optou por um modelo di-
ferente, centrado em notícias de sociedade. Os três semanários correspondem a modelos de 
jornalismo distintos, dirigidos a públicos diversos. 

Partimos das conceções de jornalismo de referência e sensacionalismo e procuramos 
identificar no Expresso, Semanário e Tal & Qual, para os anos 1983-84, através do estudo de 
conteúdos, de que forma estes jornais se enquadram nestes modelos definidores.

Assim, o Expresso, pela organização editorial, pela preponderância dos temas de polí-
tica, mas também pelo tratamento aprofundado de notícias mais complexas, entre outros 
múltiplos elementos, encaixa no modelo de broadsheet journalism, como era aliás expectável. 

O jornal Semanário tem o mesmo propósito em termos de tratamento temático, mas o 
enquadramento dos títulos é muito mais valorativo. A abordagem crítica é também patente 
pelo grande espaço dado ao comentário e opinião, em detrimento da notícia. Por outro lado, 
este jornal faz um apelo a um tipo de diferente de leitores através de uma inclusão continuada 
de soft-news. É um quality paper no plano das editorias, mas tem um tom mais ligeiro quer na 
forma de escrita, quer na variedade das notícias mais populares. 

O Tal & Qual é um semanário com um propósito declarado de sensacionalismo. Cum-
pre o modelo definido no campo teórico, e tem um enfoque forte em notícias de escândalo e 
de apelo sexual. A imagem é usada abundantemente e com o intuito de chocar. Os títulos são 
provocativos e os temas de sociedade preponderantes. Contudo, faz jornalismo de investi-
gação e traz à luz uma das melhores histórias jornalísticas daquele período, embora sempre 
tratada de forma irreverente.

Helena Lima



214

Referências bibliográficas
Alfaia, J. (1983). Modernizar e garantir a liberdade: a comu-

nicação social de 1981-82. Grafiarte.
Boczkowski PJ & Mitchelstein E. (2010). Is there a gap be-

tween the news choices of journalists and consumers? 
A relational and dynamic approach. The International 
Journal of Press/Politics, n.º 15 (4), pp. 420-440. 

Campbell, W. J. (2001). Yellow journalism: picturing the 
myths, defining the legacies. Praeger Publishers.

Carvalho, A. A. (1986). A liberdade de informação e o Con-
selho de Imprensa: 1975-1985. Direcção Geral da Comu-
nicação Social.

Conboy, M. (2006). Tabloid Britain: constructing a commu-
nity through language. Routledge.

Conselho de Imprensa (1979). A imprensa escrita em Portu-
gal: Abril de 1974 a Julho de 1976. Conselho de Imprensa. 

Teixeira, C. (19 de Março de 2004) Matutino Faz Hoje 25 
Anos. “Correio da Manhã”: o jornal que nasceu para 
responder às preocupações do “homem da rua”. In 
Público. https://www.publico.pt/2004/03/19/portu-
gal/noticia/correio-da-manha-o-jornal-que-nasceu-
-para-responder-as-preocupacoes-do-homem-da-
-rua-1188980

Esser, F. (1999). Tabloidization of news. A comparative 
analysis of Anglo-American and German press jour-
nalism. European Journal of Communication, n.º 14 (3), 
pp. 291-324.

Franklin, B. Hamer, M., Hanna, M., Kinsey M. & Rich-
ardson, J. E. (2005). Key concepts in journalism studies. 
SAGE Publications Ltd.

Castanheira, J. P. (8 de Janeiro de 2013). Expresso 40 
anos — A História de 2080 semanas. In Expresso. 
https://expresso.pt/site_expresso_40_anos/a-histo-
ria-de-2080-semanas=f777795

Gunther, R. & Mughan, A. (2000). Democracy and the me-
dia: a comparative perspective. Cambridge University 
Press.

Hallin, D. C. & Mancini P. (2004). Comparing media sys-
tems: three models of media and politics. Cambridge 
University Press.

Hallin, D. C. & P. Mancini (2012). Conclusion. In D. C. 
Hallin & P Mancini (eds.), Comparing media systems be-
yond the Western World, pp. 278–304. Cambridge Uni-
versity Press.

Kurtz, H. (1993). Media circus: the trouble with America’s 
newspapers. Random House.

Lima, H. (2012). A Imprensa portuense e os desafios da mo-
dernização. Livros Horizonte.

Lima, H. (2014). Portuguese democracy and patterns of 
transformation in national newspapers: a comparative 
model approach. In Media Watch, n.º 5 (3), pp. 345-357.

Mclachlan, S. & Golding, P. (2000). Tabloidization in the 
British Press: a quantitative investigation into changes 
in British newspapers 1952-1997. In C. Sparks & J. Tull-
och (Eds.) Tabloid tales: global debates over media stan-
dards, pp. 75-90. Rowman and Littlefield Publishers.

Mesquita, M. (1994). Os meios de comunicação social. In 
A. Reis (Coord.), Portugal: 20 anos de democracia, pp. 
360-405. Círculo de Leitores, 

Patterson, T. E. (2000). Doing well and doing good: how soft 
news and critical journalism are shrinking the news audi-
ence and weakening democracy — and what news outlets 
Can do about it. Harvard University Press.

Preston, P. (2004). Tabloids: only the beginning. In British 
Journalism Review, 15 (1), pp. 50-55.

Richardson, J. (2006). Analysing newspapers: an approach 
from critical discourse analysis. Macmillan Education. 

Serrano, E. (2006). Jornalismo político em Portugal. A co-
bertura de eleições na imprensa na televisão (1976-2001). 
Edições Colibri.

Sparks, C. & Tulloch, J. (Eds.). Tabloid tales: global debates over 
media standards. Rowman and Littlefield Publishers.

Thompson, J. B. (2000). Political scandal: power and vis-
ability in the media age. Polity Press.

Vieira, Joaquim (1998). A emancipação do jornalismo por-
tuguês (1945-1995). In Portugal nas Artes, nas Letras e 
nas Ideias, pp. 45- 95. Centro Nacional de Cultura.

Programa do I Governo Constitucional, 1976.

Periódicos
Expresso, 23 de abril de 1983
Expresso, 3 de maio de 1983
Expresso, 14 de janeiro de 1984
Expresso, 5 de maio de 1984
Expresso, 12 de maio de 1984
Expresso, 26 de maio de 1984
Expresso, 30 de junho de 1984
Expresso, 5 de janeiro de 2013
Semanário, 26 de novembro de 1983
Semanário, 17 de dezembro de 1983
Semanário, 14 de janeiro de 1984
Semanário, 31 de março de 1984
Semanário, 9 de junho de 1984
Semanário, 30 de novembro de 1984
Tal & Tal & Qual, janeiro de 1983
Tal & Qual, fevereiro de 1984
Tal & Qual, junho de 1983

Helena Lima

https://www.publico.pt/2004/03/19/portugal/noticia/correio-da-manha-o-jornal-que-nasceu-para-responder-as-preocupacoes-do-homem-da-rua-1188980
https://www.publico.pt/2004/03/19/portugal/noticia/correio-da-manha-o-jornal-que-nasceu-para-responder-as-preocupacoes-do-homem-da-rua-1188980
https://www.publico.pt/2004/03/19/portugal/noticia/correio-da-manha-o-jornal-que-nasceu-para-responder-as-preocupacoes-do-homem-da-rua-1188980
https://www.publico.pt/2004/03/19/portugal/noticia/correio-da-manha-o-jornal-que-nasceu-para-responder-as-preocupacoes-do-homem-da-rua-1188980
https://expresso.pt/site_expresso_40_anos/a-historia-de-2080-semanas=f777795
https://expresso.pt/site_expresso_40_anos/a-historia-de-2080-semanas=f777795

