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Análise de fadiga das almas de vigas em caixão em tabuleiros de pontes ferroviárias

Title
Análise de fadiga das almas de vigas em caixão em tabuleiros de pontes ferroviárias
Type
Article in International Conference Proceedings Book
Year
2011
Authors
Carlos Sousa
(Author)
FEUP
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João Rocha
(Author)
FEUP
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Afonso Serra Neves
(Author)
FEUP
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Conference proceedings National
Pages: 369-378
ASCP 2011 - 2º Congresso Nacional sobre Segurança e Conservação de Pontes
Coimbra, 29 de Junho a 1 de Julho de 2011
Scientific classification
FOS: Engineering and technology > Civil engineering
CORDIS: Technological sciences > Engineering > Civil engineering
Other information
Resumo (PT): Os tabuleiros de pontes ferroviárias são submetidos a cargas cíclicas importantes, o que implica que o fenómeno de fadiga seja considerado na sua análise e dimensionamento. A quantificação da resistência à fadiga das almas dos tabuleiros em caixão constitui um problema complexo por diversos motivos. Primeiro, a determinação da resistência à fadiga em elementos sujeitos a esforços transversos é mais complexa do que o caso dos elementos sujeitos predominantemente a esforços normais ou de flexão. Depois, as almas dos tabuleiros com secção em caixão encontram-se submetidas a momentos flectores transversais que podem ter um efeito relevante, especialmente quando essas almas têm espessura reduzida (por exemplo no caso dos tabuleiros construídos com vigas pré-fabricadas tipo “U”, que é uma das soluções construtivas empregues na construção de pontes em linhas ferroviárias de alta velocidade). Além disso, a actual regulamentação não trata explicitamente este assunto. Neste trabalho propõe-se uma metodologia para quantificação da resistência à fadiga destes elementos. O método tem sido validado através da comparação com resultados experimentais obtidos por outros autores. As implicações práticas da utilização dessa metodologia são ilustradas nesta apresentação através da sua aplicação a uma estrutura real.
Abstract (EN):
Language: Portuguese
Type (Professor's evaluation): Scientific
No. of pages: 10
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