Resumo (PT):
Os tabuleiros de pontes ferroviárias são submetidos a cargas cíclicas
importantes, o que implica que o fenómeno de fadiga seja considerado na sua análise
e dimensionamento. A quantificação da resistência à fadiga das almas dos tabuleiros
em caixão constitui um problema complexo por diversos motivos. Primeiro, a
determinação da resistência à fadiga em elementos sujeitos a esforços transversos é
mais complexa do que o caso dos elementos sujeitos predominantemente a esforços
normais ou de flexão. Depois, as almas dos tabuleiros com secção em caixão
encontram-se submetidas a momentos flectores transversais que podem ter um efeito
relevante, especialmente quando essas almas têm espessura reduzida (por exemplo
no caso dos tabuleiros construídos com vigas pré-fabricadas tipo “U”, que é uma das
soluções construtivas empregues na construção de pontes em linhas ferroviárias de
alta velocidade). Além disso, a actual regulamentação não trata explicitamente este
assunto. Neste trabalho propõe-se uma metodologia para quantificação da resistência
à fadiga destes elementos. O método tem sido validado através da comparação com
resultados experimentais obtidos por outros autores. As implicações práticas da
utilização dessa metodologia são ilustradas nesta apresentação através da sua
aplicação a uma estrutura real.
Abstract (EN):
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
No. of pages:
10