Resumo (PT):
Neste artigo apresenta-se uma metodologia para análise dos efeitos da fendilhação, em vigas
submetidas a flexão composta, sob efeito de acções cíclicas. Esta metodologia considera
explicitamente as propriedades de fractura do betão simples e as propriedades da aderência entre as
armaduras traccionadas e o betão envolvente, tanto em fase de carga como em fase de descarga.
Permite assim uma quantificação da rigidez (relação momento-curvatura) e da abertura de fendas
durante a descarga, aspecto que tem merecido significativamente menos atenção por parte dos
investigadores do que o comportamento durante a fase de carga.
Neste artigo, os resultados obtidos numericamente são comparados com os resultados experimentais
obtidos por outros autores, verificando-se um bom ajuste.
Por fim, a metodologia apresentada é aplicada no estudo do comportamento dinâmico de tabuleiros
prefabricados de pontes ferroviárias em linhas de alta velocidade (com ligação entre vigas realizada
sem pré-esforço de continuidade). O exemplo apresentado evidencia a importância da quantificação
rigorosa dos efeitos da fendilhação neste tipo de estruturas, para o cálculo da aceleração no tabuleiro
durante a passagem de comboios de alta velocidade.
A metodologia apresentada neste artigo evidencia potencialidades para ser utilizada também noutras
situações, nomeadamente na quantificação da rigidez de outros tipos de tabuleiros submetidos a acções
cíclicas, onde ocorre fendilhação, ou na quantificação da abertura residual de fendas.
Abstract (EN):
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
No. of pages:
10