Go to:
Logótipo
Comuta visibilidade da coluna esquerda
Você está em: Start > Publications > View > Mecanismos de atenuação e intensificação no ensino-aprendizagem do português como língua estrangeira
Publication

Publications

Mecanismos de atenuação e intensificação no ensino-aprendizagem do português como língua estrangeira

Title
Mecanismos de atenuação e intensificação no ensino-aprendizagem do português como língua estrangeira
Type
Article in International Scientific Journal
Year
2014
Authors
Gomes, Carlos
(Author)
FLUP
View Personal Page You do not have permissions to view the institutional email. Search for Participant Publications Without AUTHENTICUS Without ORCID
Silva, Maria de Fátima Henriques da
(Author)
FLUP
View Personal Page You do not have permissions to view the institutional email. Search for Participant Publications Without AUTHENTICUS View ORCID page
Scientific classification
FOS: Humanities
Other information
Resumo (PT): O trabalho apresentado é o resultado de um projeto de investigação-ação efetuado no âmbito do Mestrado em Português Língua Segunda/Língua Estrangeira na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e consiste na apresentação de resultados decorrentes de um caso em estudo centrado no ensino-aprendizagem de mecanismos de atenuação e intensificação, efetuado numa turma de nível C (QECR). Este projeto de investigação-ação teve como objetivos fazer uma exploração linguístico-pragmática da atenuação e da intensificação, e, de seguida, proceder a uma fundamentação pedagógico-didática dos dois mecanismos no âmbito do ensino do Português Língua Estrangeira, e, por fim, implementar em sala de aula um plano de ação decorrente da investigação efetuada. Os resultados obtidos permitiram verificar uma aplicação correta e eficaz dos mecanismos de atenuação e intensificação por parte dos aprendentes quer na escrita, quer na oralidade, além da utilização de diferentes tipos destes mecanismos que, consequentemente, resultaram em termos globais num desenvolvimento da competência comunicativa.
Abstract (EN): The present work is the result of an action research project made under the Portuguese as a Foreign Language Master’s in FLUP, and consists on the presentation of results arising from a case study centered on the teaching-learning of attenuation and intensification mechanisms, made in a level C class. This action research project aimed at making a pragmatic-linguistic exploration of attenuation and intensification, then, to make a pedagogical-didactic of the two mechanisms under Portuguese as a Foreign Language teaching, and, lastly, to implement on classroom an action plan arising from the research conducted. The results obtained in this work showed a correct and effective application of the attenuation and intensification mechanisms by the learners either in writing or in oral, besides the use of different kinds of these mechanisms that, consequently, resulted in an overall development of communicative competence.
Language: Portuguese
Type (Professor's evaluation): Scientific
License type: Click to view license CC BY-NC
Documents
File name Description Size
REDIS12963 417.14 KB
Related Publications

Of the same journal

Troika, Austeridade, Crise: modalização linguística em artigos de opinião e cartoons na imprensa escrita portuguesa (2013)
Article in International Scientific Journal
Duarte, Isabel Margarida ; Pinto, Alexandra Guedes
O discurso publicitário ao serviço da construção da identidade no Estado Novo: o caso de Mundo Gráfico (2017)
Article in International Scientific Journal
Duarte, Isabel Margarida ; Marques, Aldina; Pinto, Alexandra Guedes
O comentário crítico em relatórios de observação de aulas: contributos para uma reflexão sobre a profissionalidade docente (2016)
Article in International Scientific Journal
Duarte, Isabel Margarida; Rodrigues, Sónia Valente
Nota editorial [REDIS, 6 (2017)] (2017)
Article in International Scientific Journal
Pinto, Alexandra Guedes

See all (25)

Recommend this page Top
Copyright 1996-2025 © Faculdade de Direito da Universidade do Porto  I Terms and Conditions  I Acessibility  I Index A-Z
Page created on: 2025-08-21 at 21:22:48 | Privacy Policy | Personal Data Protection Policy | Whistleblowing