Resumo (PT):
São muitas as situações, ao longo da sua carreira, em que um docente universitário se vê “obrigado” a elaborar documentos com informação curricular, seja em formato de curriculum vitae seja como relatório de actividades. Uma parcela significativa dessa informação faz já parte dos sistemas de informação universitários como é o caso do SIGARRA, desenvolvido pela Universidade do Porto.
O objectivo principal deste trabalho é fornecer aos docentes e investigadores universitários apoio na produção de curricula e relatórios de actividades actualizados, em qualquer momento, tirando partido da informação já registada e facilitando a adição de informação complementar. Os documentos assim produzidos podem ficar armazenados e ser divulgados pelo próprio sistema de informação, com diferentes possibilidades de organização da informação e de formatação da apresentação.
A partir de estudos similares e na análise de exemplares dos dois tipos de documentos, especificou-se uma estrutura padrão para o curriculum vitae e outra para o relatório de actividades. Identificou-se a informação que já existe no SIGARRA (sistema usado como caso de aplicação) e definiu-se um modelo de dados (BD Oracle) que sirva de repositório para a informação complementar necessária. Desenvolveu-se o módulo de manutenção desta informação complementar (em PL/SQL).
Geraram-se dois documentos XML com as estruturas pretendidas sendo estes transformados nos documentos finais considerando os formatos XML, HTML, PDF e RTF.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
Contact:
jasousa@reit.up.pt