Resumo (PT):
O presente estudo procurou identificar e caracterizar as representações sociais acerca das drogas de uma amostra de 188 crianças que se encontravam a frequentar, no ano lectivo de 1998/99, o 2.º, 3.º e 4.º anos de escolaridade em sete Escolas do Concelho de Matosinhos. O método utilizado consistiu em pedir às crianças que desenhassem e escrevessem as suas respostas a várias questões relacionadas com uma história onde alguém perde e outro alguém acha um saco com drogas. Os consumidores são descritos como indíviduos no limiar da degradação física e psicológica. No entanto, a representação do "mundo das drogas" não é, meramente, a de uma entidade homógenea.
Abstract (EN):
The aim of the present study was to examine the representations about drugs held by 2-4 grade primary school students. Representations were elicited from 188 children aged between 7 and 13 years, drawn from seven schools located in Matosinhos, by asking them to draw and write their responses to questions relating to a story about losing and finding a bag of drugs. Drug users are described as individuals in deep physical and psychological degradation. Anyway, the phenomenon of drug use and abuse is not portrayed as a unitary and homogeneous one.
Language:
Portuguese
Type (Professor's evaluation):
Scientific
No. of pages:
7
License type: